Disciplinas

Reformulação curricular do Mestrado em Formação de Professores

Resolução que Aprova a Reformulação Curricular
Nova Estrutura Curricular
Estrutura Curricular (antes da Reformulação Curricular)

Disciplinas Obrigatórias

Créditos: 03

Carga Horária: 45 h/a

Discute a formação docente, inicial e continuada, a prática profissionalização. Teorias sobre o trabalho docente e a relação escolar. Enfatiza as políticas educacionais na história da educação. Contempla estudos acerca das práticas pedagógicas no cotidiano escolar e o debate sobre o currículo na perspectiva multi/intercultural

Créditos: 03

Carga Horária: 45 h/a

Fundamentos para a leitura e compreensão de gêneros textuais no âmbito acadêmico. Caracterização de gêneros acadêmicos: resumo, resenha, artigo científico, relatório de pesquisa, relato de pesquisa entre outros. Atividades de docente e a com o espaço produção de gêneros acadêmicos, com ênfase no trabalho de conclusão de curso.

Créditos: 03

Carga Horária: 45 h/a

Compreensão dos pressupostos teóricos da investigação científica em Educação. Os modos de pesquisar na/para Educação Básica. Formulação, estrutura e execução do projeto de pesquisa. Ética em Pesquisa.

Créditos: 03

Carga Horária: 45 h/a

Orientação de dissertação.

Créditos: 06

Carga Horária: 90 h/a

Capacitação dos pós-graduandos para a docência, por meio de estágio orientado em atividades de ensino de graduação.

Disciplinas Optativas

Créditos: 03

Carga Horária: 45 h/a

Estudo de teorias e práticas da alfabetização científica, com destaque para o conhecimento científico no cotidiano escolar. A ciência como forma de organizar e pensar as condições da vida.

Créditos: 03

Carga Horária: 45 h/a

Estudo da leitura e escrita, situando-as no âmbito das práticas culturais; leitura e escrita pensadas na interrelação, com especificidades próprias. Totalidade da relação locutor/autor – texto – ouvinte/leitor.

Créditos: 03

Carga Horária: 45 h/a

Estudo de usos das mídias e tecnologias no cotidiano escolar brasileiro, com destaque para as práticas no contexto nordestino, incluindo a relação entre os documentos didático-pedagógicos sobre o uso das mídias e tecnologias e a prática real nas escolas.

Créditos: 03

Carga Horária: 45 h/a

Estudos teóricos e investigações sobre as operações e alguns dos processos cognitivos subjacentes ao mecanismo geral de desenvolvimento do conhecimento, mais particularmente, aqueles relacionados à alfabetização.

Créditos: 03

Carga Horária: 45 h/a

Estudos sobre o exercício da leitura oral no cotidiano da escola como forma de instrumentalização do português culto.

Créditos: 03

Carga Horária: 45 h/a

O sistema de comunicação na ciência: aspectos históricos, sistema de recompensas (efeito Matheus) e teoria do publish or perish. A importância da redação científica na divulgação dos resultados da pesquisa. Como preparar um artigo científico para publicação: análise, interpretação e contextualização de dados. Como escolher uma revista científica para submeter um artigo para publicação. Processo de revisão por pares. Ética, direito e permissões.

Créditos: 03

Carga Horária: 45 h/a

A pesquisa etnográfica e os estudos educacionais. Bases teóricas e epistemológicas da pesquisa etnográfica. A etnografia crítica de sala de aula. A colaboração em pesquisa. Procedimentos, instrumentos etnográficos e análise de dados.

Créditos: 03

Carga Horária: 45 h/a

Conceito, tipos e características de Interação. Estudos sobre Interação em diferentes contextos. Discussão dos estudos interacionais sob o enfoque da Pragmática, Sociolinguística Interacional e Análise da Conversação. Pesquisas sobre práticas interacionais em sala de aula e implicações para a Formação do Professor.

Créditos: 03

Carga Horária: 45 h/a

O objetivo deste curso é trabalhar com as diferentes questões que envolvem a pesquisa com livros didáticos. Procurando compreende-los como documentos históricos que apresentam potencialidades de entendimento de práticas editoriais e de práticas escolares. Propomos também, produzir reflexões sobre a importância dos materiais didáticos no processo de ensino-aprendizagem, discutindo as potencialidades dos materiais didáticos e dos equipamentos pedagógicos em uso nas escolas. Oferecer sugestões de como escolher, produzir e usar materiais didáticos para a educação básica e especial, contribuindo assim, para um ensino educacional criativo, inclusivo e de qualidade.

Créditos: 03

Carga Horária: 45 h/a

A pesquisa etnográfica e os estudos educacionais. Bases teóricas e epistemológicas da pesquisa etnográfica. A etnografia crítica de sala de aula. A colaboração em pesquisa. Procedimentos, instrumentos etnográficos e análise de dados.