Reformulação curricular do Mestrado em Formação de Professores
Estrutura Curricular (antes da Reformulação Curricular)
Disciplinas Obrigatórias
Alfabetização e Práticas Pedagógicas
Créditos: 03
Carga Horária: 45 h/a
Análise das propostas pedagógicas atuais e das pesquisas que as embasam, bem como a sua aplicação em contraste com o ensino tradicional. Pesquisas sobre a alfabetização, realizadas pelos professores considerando-se a relação entre teorias e práticas didáticas (nas várias etapas do desenvolvimento da experiência docente), e a identificação dos fatores de evolução dos saberes pedagógicos.
Fundamentos do Ensino de Língua Portuguesa
Créditos: 03
Carga Horária: 45 h/a
Estudos da interação entre o cotidiano escolar em seus processos de ensino-aprendizagem de português e alfabetização científica e os instrumentais midiáticos e tecnológicos à disposição na sociedade e na escola.
Metodologia Científica
Créditos: 03
Carga Horária: 45 h/a
Compreensão dos pressupostos teóricos da investigação científica em educação: relação entre o objeto de investigação científica, os referenciais teóricos e os métodos de investigação; distinção dos tipos de pesquisa científica; planejamento e desenvolvimento da pesquisa em educação; compreensão da atitude e do fazer científicos como inerentes ao ato de educar.
Princípios e Métodos de Alfabetização
Créditos: 03
Carga Horária: 45 h/a
Estudo da alfabetização, letramento e cultura escrita. O processo de construção/aquisição da leitura e da escrita. Estudo e análise dos métodos de alfabetização. Análise e produção de materiais didáticos para a Alfabetização.
Trabalho de Conclusão do Curso
Créditos: 06
Carga Horária: 90 h/a
Disciplinas Optativas
Alfabetização Científica nas Séries Iniciais
Créditos: 03
Carga Horária: 45 h/a
Estudo de teorias e práticas da alfabetização científica, com destaque para o conhecimento científico no cotidiano escolar. A ciência como forma de organizar e pensar as condições da vida.
Leitura, Escrita e Práticas Culturais
Créditos: 03
Carga Horária: 45 h/a
Estudo da leitura e escrita, situando-as no âmbito das práticas culturais; leitura e escrita pensadas na interrelação, com especificidades próprias. Totalidade da relação locutor/autor – texto – ouvinte/leitor.
Mídias e Tecnologias nas Políticas Educacionais no Brasil
Créditos: 03
Carga Horária: 45 h/a
Estudo de usos das mídias e tecnologias no cotidiano escolar brasileiro, com destaque para as práticas no contexto nordestino, incluindo a relação entre os documentos didático-pedagógicos sobre o uso das mídias e tecnologias e a prática real nas escolas.
Operações e Processos Cognitivos Implícitos na Alfabetização
Créditos: 03
Carga Horária: 45 h/a
Estudos teóricos e investigações sobre as operações e alguns dos processos cognitivos subjacentes ao mecanismo geral de desenvolvimento do conhecimento, mais particularmente, aqueles relacionados à alfabetização.
Práticas de Leitura Oral na Escola
Créditos: 03
Carga Horária: 45 h/a
Estudos sobre o exercício da leitura oral no cotidiano da escola como forma de instrumentalização do português culto.
Redação Científica
Créditos: 03
Carga Horária: 45 h/a
O sistema de comunicação na ciência: aspectos históricos, sistema de recompensas (efeito Matheus) e teoria do publish or perish. A importância da redação científica na divulgação dos resultados da pesquisa. Como preparar um artigo científico para publicação: análise, interpretação e contextualização de dados. Como escolher uma revista científica para submeter um artigo para publicação. Processo de revisão por pares. Ética, direito e permissões.
Tópicos especiais: Etnografia e educação na prática docente
Créditos: 03
Carga Horária: 45 h/a
A pesquisa etnográfica e os estudos educacionais. Bases teóricas e epistemológicas da pesquisa etnográfica. A etnografia crítica de sala de aula. A colaboração em pesquisa. Procedimentos, instrumentos etnográficos e análise de dados.
Tópicos Especiais: Práticas interativas em sala de aula
Créditos: 03
Carga Horária: 45 h/a
Conceito, tipos e características de Interação. Estudos sobre Interação em diferentes contextos. Discussão dos estudos interacionais sob o enfoque da Pragmática, Sociolinguística Interacional e Análise da Conversação. Pesquisas sobre práticas interacionais em sala de aula e implicações para a Formação do Professor.
Tópicos Especiais: Pesquisa sobre livros didáticos: Produção editorial e práticas de leitura
Créditos: 03
Carga Horária: 45 h/a
O objetivo deste curso é trabalhar com as diferentes questões que envolvem a pesquisa com livros didáticos. Procurando compreende-los como documentos históricos que apresentam potencialidades de entendimento de práticas editoriais e de práticas escolares. Propomos também, produzir reflexões sobre a importância dos materiais didáticos no processo de ensino-aprendizagem, discutindo as potencialidades dos materiais didáticos e dos equipamentos pedagógicos em uso nas escolas. Oferecer sugestões de como escolher, produzir e usar materiais didáticos para a educação básica e especial, contribuindo assim, para um ensino educacional criativo, inclusivo e de qualidade.
Tópicos Especiais: A pesquisa e a prática docente
Créditos: 03
Carga Horária: 45 h/a
A pesquisa etnográfica e os estudos educacionais. Bases teóricas e epistemológicas da pesquisa etnográfica. A etnografia crítica de sala de aula. A colaboração em pesquisa. Procedimentos, instrumentos etnográficos e análise de dados.