Apresentação

Desde 1974, quando da sua criação, a UEPB destina esforços na formação de professores. A Pós-Graduação stricto sensu possui, atualmente, quatro cursos voltados especificamente para a formação de professores, sendo eles o Profmat, o Profletras, o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e o Mestrado em Formação de Professores. A UEPB integra programas da CAPES, voltados para a Educação Básica, como o PIBID, o qual passou a incluir, a partir de 2012, todas as licenciaturas e englobar os vários campi da UEPB. No total, são 20 subprojetos que envolvem as áreas de Ciências da Natureza, além da parte de Linguagem e Ciências Humanas. Nos campi de João Pessoa, Lagoa Seca e Catolé do Rocha, a instituição é responsável por escolas em nível médio para formação em nível técnico.

A parceria estabelecida entre a UEPB e a escola básica aproxima professores, alguns deles há alguns anos afastados da universidade, para retomar sua formação e fomentar a vertente da não-dissociabilidade entre a teoria e a prática docente. As ações propostas neste subprojeto representam, no cenário educacional brasileiro, o estabelecimento de uma política fortemente enraizada no propósito de diminuir a lacuna nos processos de formação docente.

O Mestrado Profissional foi criado em 2012, a partir de uma demanda induzida pelo sistema nacional de pós-graduação que, cada vez mais, tem se preocupado com a melhoria da qualidade da formação dos profissionais da educação básica. O curso foi homologado pelo CNE através da Portaria MEC 1364, de 29/09/11, DOU de 30/09/11, seç.1, p.40.