PPGCF

PPGCF

Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas

Corpo Docente

Docentes permanentes

Ana Cláudia Dantas de Medeiros


Possui graduação em Farmácia pela Universidade Estadual da Paraíba (1994) e graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Bolsista de iniciação científica (1994-1996), no Núcleo de Estudos e Pesquisas Homeopatia e Fitoterapia da UFPB. Possui mestrado e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2006). E Pós-doutorado em Fármacos e Medicamentos pela USP/SP (2014). Foi coordenadora do curso de graduação em Farmácia, chefe adjunta do departamento de farmácia e coordenadora adjunta do Programa de Pós-graduação em ciências farmacêuticas da UEPB. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual da Paraíba e coordenadora do Programa de Pós-graduação em ciências farmacêuticas da Universidade Estadual da Paraíba. É coordenadora na UEPB do Instituto Nacional de Ciência Tecnologia “Rede Norte Nordeste de Fitoprodutos” (INCT – RENNOFITO), que tem como coordenador geral o Prof. Dr. Marcelo Sobral (UFPB). Orienta alunos de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica, Mestrado e Doutorado. É Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Basis) do Instituto Nacional de Estudos (SINAES/INEP/MEC), estando credenciado como Avaliadora de Cursos de graduação em Farmácia do SINAES/MEC. Membro da Associação Brasileira de Análise Térmica. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em desenvolvimento de medicamentos sintéticos e fitoterápicos, controle da qualidade de medicamentos, análise térmica e plantas medicinais. Tem trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais nas áreas de Ciências Farmacêuticas, desenvolvimento de medicamentos, análise térmica, plantas medicinais, microbiologia e farmacologia.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0640671064146120

Bolívar Ponciano Goulart de Lima Damasceno


Possui graduação em Farmácia (2001), mestrado em Ciências Farmacêuticas (2004) e doutorado em Ciências da Saúde (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professor doutor nível D RETIDE da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e coordenador do Laboratório de Desenvolvimento e Caracterização de Produtos Farmacêuticos (LDCPF). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacotécnica, Tecnologia e Nanotecnologia Farmacêuticas, atuando principalmente nos seguintes temas: microemulsão, micro/nanopartículas e filmes poliméricos como sistemas transportadores de fármacos. Atualmente é coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da UEPB.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6407334157973308

Elquio Eleamen Oliveira


Professor doutor C da Universidade Estadual da Paraíba ? Campus V- João Pessoa/PB e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UEPB. Possui graduação com habilitação em Indústria Farmacêutica e mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010).Foi diretor do Centro de Ciëncias Biológicas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual da Paraíba de 2010 a 2012. Entre 2013 e 2014 realizou estágio pós-doutoral na Université Paris Sud XI (França). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase no estudo de novos sistemas de liberação de fármacos e suas interações com o sistema imunológico, atuando principalmente no estudo de nanosistemas/microsistemas para liberação controlada de fármacos e uso de novos polímeros para a obtenção de novos sistemas farmacêuticos e suas interações com o sistema complemento e captura pelo sistema retículo endotelial.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9506411475317395

Flávia Carolina Alonso Buriti


Possui graduação em Nutrição pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica, área de concentração de Tecnologia de Alimentos, pela Universidade de São Paulo. Concluiu estágio de Pós-Doutorado como bolsista de Desenvolvimento Científico Regional C na Embrapa Caprinos e Ovinos (2012). Atualmente é professora do Departamento de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Alimentos da mesma instituição. Tem experiência na área de Nutrição Humana, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: probióticos, prebióticos, fibras alimentares, ingredientes alternativos, aproveitamento de resíduos e subprodutos da indústria de alimentos, agregação de valor aos recursos da biodiversidade da Região Nordeste do Brasil, em especial do Semiárido, desenvolvimento de produtos lácteos funcionais e análise de alimentos.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8720274041995523

Francinalva Dantas de Medeiros


Farmacêutica (2004) e Mestre em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (2006), ambos pela UFPB. No mestrado trabalhou com o desenvolvimento de metodologias analíticas para a determinação de marcadores químicos de plantas medicinais, como parte do Programa de Fitoterapia desenvolvido no município de João Pessoa ? PB. Doutora em Ciências Farmacêuticas pelo programa Fármaco e Medicamentos, na área de concentração Produção e Controle Farmacêuticos (2013), na Faculdade de Ciências Farmacêuticas ? USP, atuando na área de biofarmácia, ensaios de biodisponibilidade e desenvolvimento de métodos bioanalíticos. Atualmente atua como Docente no Centro de Educação e Saúde, UFCG, campus de Cuité, nas áreas de Fitoterapia, Farmacognosia e Homeopatia, atuando na área de estudos fitoquímicos com plantas do semiárido nordestino. Trabalhando com projetos de extensão na área de Fitoterapia e Práticas Integrativas e Complementares. (Texto informado pelo autor)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7175431312779124

Harley da Silva Alves

Possui graduação em Ciências Farmacêuticas e Análises Clínicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2001), mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2004) e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Atualmente é professor doutor, nível D, na Universidade Estadual da Paraíba e leciona as disciplinas de Fitoquímica e Controle de Qualidade Físico-Químico no Estágio Supervisionado em Medicamentos. É membro efetivo do mestrado em Ciências Farmacêuticas, na mesma instituição, lecionando disciplinas correlacionas a identificação de compostos orgânicos (RMN, IV, UV e EM). Tem experiência na área de Fitoquímica atuando, principalmente, na extração, isolamento e identificação de metabólitos secundários.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2877008206355861

José Germano Veras Neto

Possui graduação em Licenciatura em Química (1997), mestrado (1999) e doutorado (2008) em Química Analítica pela Universidade Federal da Paraíba. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal da Paraíba e na Universidad Nacional del Litoral (Santa Fé – Argentina), em 2014/2015. Atualmente é professor Associado – nível A da Universidade Estadual da Paraíba. Atuou como Coordenador Geral de Pós-Graduação, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB (2015-2018), chefe de Departamento de Química (2009-2011), presidente de Núcleo Docente Estruturante do curso de Química Industrial (2014-2016) e representante docente junto ao Conselho Superior Universitário (2011-2013 como titular e 2013-2015 como suplente). Participa como docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Química e em Ciências Farmacêuticas. Coordena o Laboratório de Química Analítica e Quimiometria (LQAQ). Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Quimiometria, atuando no seguintes temas: controle de qualidade, análise de biocombustíveis, alimentos e fármacos. 

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2790322814354811

Lúcio Roberto Cançado Castellano

Graduado em Biomedicina (2003) com Mestrado (2005) e Doutorado (2011) em Medicina Tropical e Infectologia, todos pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG. Possui treinamento científico e aperfeiçoamento em Medicina Tropical pela Universidad Central de Venezuela, Caracas (2004) e em Imunologia Avançada pelo Institut Pasteur, Paris (2007). Atua como membro do Corpo Editorial das revistas Frontiers in Immunology, Annals of Clinical Case Reports e Oriental Journal of Microbiological Research and Advances in Biotechnology. É Professor Efetivo da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em João Pessoa-PB, onde coordena o Laboratório de Cultivo e Análise Celular-LACEC e lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Imunologia Humana-GEPIH. Coordenador local para UFPB do INCT TeraNano. Atuou como Coordenador do Curso Técnico em Análises Clínicas da ETS/UFPB (2016-2017). Tem experiência nas áreas de Imunologia, Microbiologia, Parasitologia e Biotecnologia, com ênfase em Imunologia e Nanobiotecnologia aplicadas às Doenças Infecciosas.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0270338774988819

Ricardo Olímpio de Moura


Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), mestrado em Biotecnologia de Produtos Bioativos pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco / Université Louis Pasteur – Université de Strasbourg (2009). Atualmente é professor adjunto C do Departamento de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Coordenador da Farmácia Escola, responsável pelo setor de criação e desenvolvimento. Docente permanente do programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas e do programa de pós-graduação em Química da UEPB. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Química Medicinal, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenho de fármacos, síntese orgânica, antitumorais, antiparasitários, antiinflamatórios, N-acilidrazônicos, acridina e citotoxicidade. 

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3707776918049437

Vanda Lúcia dos Santos


Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Atualmente é professor adjunto de Farmacodinâmica da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia, atuando principalmente nos seguintes temas:Plantas medicinais, atividade antiulcerogênica, anti-inflamatória e analgésica. 

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3360729786561207

Docentes colaboradores

Eliane Rolim Florentino

Possui graduação em Engenharia Química – Campina Grande PB pela Universidade Federal da Paraíba (1980), graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade Estadual da Paraíba (1986), mestrado em Engenharia Civil [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Atualmente é professor/doutor da Universidade Federal de Campina Grande e professor titular da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Bioquímicos, atuando principalmente nos seguintes temas: soro de queijo, produção de etanol, fermentação alcoolica, sorgo sacarino e qualidade microbiologica.

 

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7204618689024854

 

Mônica Oliveira da Silva Simões

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual da Paraíba (1986), graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (1990), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (1996), doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo, USP (2014), nas grande área: ciências da saúde, grande área: ciências biológicas / área: farmacologia, grande área:ciências biológicas / área: bioquímica. Atualmente é professor Doutor Associado nível A da Universidade Estadual da Paraíba, nas disciplina de bioquímica básica e bioquímica metabólica na graduação e políticas públicas no mestrado de Saúde Pública e farmacologia e toxicologia pré-clínica no mestrado de Ciências Farmacêutica. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia, atuando principalmente nos seguintes temas: reações adversas,bioensaios farmacológicos, controle de qualidade, uso racional de medicamentos, desenvolvimento de medicamentos e plantas medicinais, farmacovigilância , interações medicamentosas, assistência farmacêutica, medicamentos essenciais na atenção básica.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0666730090358193

Pós-doutorando

Felipe Hugo Alencar Fernandes

Graduação em Farmácia pela Universidade Estadual da Paraíba (2011) com Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual da Paraíba (2014). Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017). Realizou estágio no exterior (PDSE-Capes) no Trinity Biomedical Science Institute – Trinity College Dublin (Irlanda). Pós-doutorando em Ciências Farmacêuticas, com enfase em Oftalmologia e Ciências Visuais pelo PPGCF-UEPB (2018). Possui colaboração com instituições nacionais, internacionais (Irlanda, Argentina, Portugal, Bélgica, Cazaquistão) e com a industria farmacêutica. Atualmente é professor associado III da Unifacisa e docente colaborador do PPGCF-UEPB. Desenvolve pesquisas nas área de Novos produtos de interesse farmacêutico para uso oftálmico e de medicamento veterinários. Tem experiência na área de produção e controle de medicamentos, fitoterápicos e cosméticos.

 

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4457286315796223

 

João Augusto Oshiro Júnior

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Paulista (2008), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017). Atualmente é Professor Colaborador e Pós-Doutorando junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual da Paraíba. Revisor de periódicos na área de Ciências Farmacêuticas. Possui projetos em colaboração com duas instituições internacionais (Universidad de Castilla-La Mancha – Almadén, Espanha e University of Ulster – Coleraine, Irlanda do Norte – UK). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em desenvolvimento de sistemas nanoestruturados para liberação de substâncias ativas.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7718234509377672

 

Lista de Links