Estrutura Curricular

Obrigatórias

  • Fundamentos e Práticas de Educação Inclusiva
  • Inovação e TDIC na educação
  • Metodologia da Pesquisa Cientifica

Eletivas

  • Avaliação de pessoa com deficiência intelectual
  • Braille: código tátil de leitura e escrita
  • Contextualização e conceito da deficiência auditiva/surdez
  • Contextualização e conceito da deficiência física
  • Contextualização e conceito das altas habilidades/superdotação
  • Contextualização e conceito de Transtornos Globais do Desenvolvimento
  • Contextualização e conceito da deficiência intelectual
  • Deficiência e acesso ao ensino universitário
  • Deficiência visual: conhecimento necessário para a prática pedagógica
  • Desenvolvimento e aprendizagem da Libras (língua brasileira de sinais)
  • Desenvolvimento humano, sexualidade e família
  • Diversidade e cultura inclusiva
  • Educação,  Trabalho e Envelhecimento da Pessoa com Deficiência
  • Escolarização do estudante com altas habilidades/superdotação
  • Gestão democrática e projeto pedagógico
  • Ingresso e a permanência dos EPAEE no ensino superior
  • Legislação, ética e trabalho docente
  • Linguística aplicada: formação de professores e educação inclusiva
  • Plano de ensino individualizado e ensino colaborativo nas diferentes áreas da Educação Especial
  • Políticas públicas: Educação Especial e Inclusiva
  • Sorobã
  • Tecnologia Assistiva: estratégias e recursos
  • Tópicos especiais: comunicação alternativa nos TGD
  • Tópicos específicos: acessibilidade e desenho universal