PPGO

Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Instituições e Centros de pesquisas conveniadas

O Mestrado em Odontologia da UEPB apresenta atividades conjuntas com outras instituições de ensino superior.

O convênio com o Laboratório de Micologia da Universidade Federal da Paraíba permite o desenvolvimento de projetos de pesquisa, envolvendo atividades micológicas, avaliação antimicrobiana de fitoterápicos e desenvolvimento e validação de fitomedicamentos. Este laboratório é responsável pelas análises micológicas do Hospital Universitário, dos Cursos de Farmácia e Bioquímica, Medicina e Odontologia da UFPB.

Adicionalmente, pesquisas e análises de dados são realizadas com o Programa de Pós-Graduação em Patologia Oral do Departamento de Odontologia da UFRN, um dos grandes parceiros da nossa Pós-graduação.

Além dos convênios locais, a UEPB tem convênio firmado com a UFAL, UFPE, UFF, UERJ, UPE, UFBA, UFRN, UNESP e UEP. Estas instituições já pactuaram com a UEPB no sentido de fazer intercâmbio entre docentes e discentes, além de projetos de desenvolvimento de pesquisa.

Ademais, foi aprovado no fim do ano de 2009 no Edital do PROCAD NF 2009 o projeto intitulado “Rede de Cooperação entre Programas de Pós-graduação – UEPB/UFMG/UFVJM”, o qual, desde o início de sua vigência em 2010, tem proporcionado excelente intercâmbio da Pós-graduação em Odontologia na UEPB com as instituições anteriormente citadas, destacando-se a possibilidade de troca de conhecimentos com um Programa de Pós-Graduação solidificado e reconhecido nacionalmente, que é o caso do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMG. Através da implantação do referido projeto, docentes e discentes das 3 instituições estão desenvolvendo pesquisas conjuntas, proporcionando aprendizado mútuo entre os grupos e produção científica de maior impacto.

Destaca-se ainda que o Mestrado em Odontologia da UEPB sempre busca a troca de experiência com docentes de outras IES. Dessa forma, a maioria dos componentes curriculares do curso conta com a visita de algum professor de Programas de Pós-Graduação de outras IES para ministrar aulas e participar de reuniões, proporcionando o conhecimento das práticas desses docentes em suas respectivas universidades de origem. Em 2010 contamos, em momenos distintos, com a presença dos Professores Doutores Arnaldo França Caldas Júnior (UPE), Lelia Maria Guedes Queiroz (UFRN), Ericka Janine Dantas da Silveira (UFRN), Antonio Luis Barbosa Pinheiro (UFBA), Lelia Batista de Souza (UFRN), Roseana de Almeida Freitas (UFRN), Fabricio Bitu Sousa (UFC) e Mario Rogério Lima Mota (UFC). Adicionalmente, destaca-se a vinda dos professores oriundos do Projeto PROCAD/ Novas Fronteiras, sendo eles os professores Saul Martins Paiva (UFMG), Maria Cassia Ferreira Aguiar (UFMG), Ana Cristina Borges Oliveira (UFMG) e Maria Leticia Ramos Jorge (UFVJM).

A UEPB tem convênios formalizados também com IES do exterior, sempre pactuando a possibilidade de livre acesso para capacitação discente e docente. Tais convênios são de grande importância para o Mestrado em Odontologia, que apresenta uma perspectiva de instituir o mestrado-sanduíche com algumas dessas IES, bem como possibilitar aos docentes a realização Pós-doutoramento. Destaca-se dentre essas IES a Universidade de Granada (Espanha), Universitè Paris Quest (França), Universidade de Lisboa (Portugal), Universidade da Geórgia (Estados Unidos) e a IESE (Alemanha). Uma das grandes metas da UEPB será fortalecer as relações internacionais com outras IES, destacando-se que a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa dispõe de um plano estratégico de fortalecimento da Pós-graduação, onde versa, dentre outras finalidades, o intuito de facilitar o Pós-doutoramento dos docentes envolvidos em Pós-graduação na IES. Tal fato estimulará capacitação e permitirá a publicação científica de impacto para os envolvidos entre as IES.