PPGLI

Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade

Chamada para publicação – Revista Sociopoética

16 de junho de 2023
Chamada para publicação (n. 24, v. 1, 2023) – Dossiê: “Inês de Castro nas dramaturgias portuguesa e brasileira na perspectiva de mulheres: diálogos interculturais e tendências utópicas”

A presença perene de Inês de Castro nos estudos literários contemporâneos tem contribuído para a formalização de um campo investigativo de temática inesiana na área de Linguística, Letras e Artes que perpassa as dimensões históricas, lendárias e míticas sobre a rainha póstuma de Portugal do século XIV. No entanto, é preciso lembrar que uma significativa parcela desses estudos tem evidenciado os gêneros lírico e épico como suportes, bem como o protagonismo de D. Pedro I de Portugal como narrador e/ou voz condutora do enredo. Diante deste duplo cenário em que se nota a ausência do gênero dramático e uma representativa sujeição de Inês ao heroísmo de Pedro, a proposta deste dossiê é promover a produção de artigos e/ou resenhas em língua portuguesa com o olhar para produções dramatúrgicas de temática inesiana nas quais a voz de Inês de Castro é ouvida, reverbera e/ou conduz a ação dramática.

Este dossiê temático busca congregar:

(1) Estudos voltados para as dramaturgias portuguesa e/ou brasileira que tematizam Inês de Castro na perspectiva dos estudos interculturais e de gênero, com especial ênfase em autoria de mulheres.

(2) Estudos que abordem a fortuna literária dramatúrgica da tradição histórica, face aos mais de seis séculos de reverberação do episódio inesiano, às suas reinvenções na contemporaneidade, particularmente com base em levantamento bibliográfico.

(3) Estudos acerca de processos de criação e adaptação dramatúrgicas da figura inesiana como estratégia de perpetuação do espectro histórico-mítico de Inês em novas histórias utópicas que evidenciam o protagonismo feminino como estratagema para o enfrentamento da desigualdade de gênero, do preconceito contra as mulheres e do feminicídio – mazelas representativas de um cenário social, político e cultural distópico.

(4) Estudos luso-brasileiros e/ou comparados resultantes de pesquisas de iniciação científica, mestrado, doutorado e/ou pós-doutorado baseadas em dramaturgia inesiana a partir de diferentes aportes teóricos e abordagens interpretativas da jornada heroica de Inês por vias do fato histórico e/ou mítico representados no(s) texto(s) dramatúrgico(s).

(5) Estudos na forma de relato de experiências de fruição, interpretação e/ou autoria de obras de temática inesiana em nossa atualidade, com destaque para o registro de desafios e estratégias de criação, difusão e militância dramatúrgica nas escolas, universidades, bibliotecas, mercado editorial e/ou comunidade em geral.

Organizadores:

Valéria Andrade

(Docente: PPGLI/UEPB e CDSA/UFCG)

Leandro Almeida

(Doutorando do PPGLI/UEPB)

Edson Silva

(Docente Convidado: UNICENTRO/Irati e PPGL-UNICENTRO/Guarapuava)

Prazo para submissão: 30 de julho de 2023.

As submissões deverão ser feitas pela plataforma da revista.

Traduza esta página