PPGLI

PPGLI

Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade

Projetos de Pesquisa

Projetos de Pesquisa desenvolvidos pelos docentes permanentes e colaboradores do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade

Poéticas da Existência: Interdiscursividades entre Literatura, Religião e Filosofia 

Descrição: Neste projeto estudaremos obras selecionadas em prosa e poesia, buscando identificar nestas percursos temáticos e/ou figurativos que remetam a conceituações e metaforizações de expressões da existência humana, como a angústia, desespero, solidão, saudade, morte, liberdade, esperança, felicidade, amor, ódio, alegria e análogos, como expressões de poéticas da existência, tecidas desde as cavernas, passando pelos desertos, cidades grandes ou pequenas, latentes e patentes, onde quer que haja humano, desde sempre, esses sentimentos foram, são e serão vividos, pois cada existente é como se fosse o seu próprio Adão, ao tempo em que também fosse seu próprio libertador. Em seguida, analisaremos interdiscursivamente relações entre Literatura, Filosofia e Religião, com destaque para a filosofia existencial, ressaltando o diálogo entre discursos de textos literários, discursos de textos filosóficos e religiosos. E, finalmente, interpretar sentidos plausíveis inscritos na pluridiscursividade metafórica das obras, refletindo sobre a literatura como repositório e como refração de saberes filosóficos formalmente reconhecidos no meio acadêmico e de saberes bricolarmente engendrados no seio da cultura, em suas diferentes expressões, por um lado, perspectivando a literatura como intérprete e reescritora destes e, por outro, como criadora de novos sentidos filosóficos, como inovação semântica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Antonio Carlos de Melo Magalhães – Coordenador

 

Formação do leitor de textos literários contemporâneos

Descrição: O projeto se desenvolve a partir da necessidade de ancorar leituras críticas dos textos literários a partir de diversas teorias ou modos de abordagem nem sempre dominados por quem trabalha com o ensino de língua portuguesa. A ideia é desenvolver e apresentar aos professores de língua portuguesa em formação (licenciaturas em letras) modos de abordagens dos textos literários a partir de várias discussões críticas: ler o romance, o conto, o poema, por exemplo, na perspectiva dos estudos de gênero, lgbtqia+, dos feminismos, das visões sobre periferia, negritude, sem deixar de lado o modo como essas leituras podem vir à tona: a linguagem.


Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissionalizante: (3) / Doutorado: (2).

Integrantes: Antônio de Pádua Dias da Silva – Integrante / Antonio de Pádua Dias da Silva – Coordenador / Pedro Caio Sousa Almeida – Integrante / Hélder Araújo Holanda – Integrante / Ana Giovanna Leite – Integrante / Francisco de Assis Rodrigues Soares – Integrante / Pablo Emannuel Araújo Dias – Integrante / Jaílton Galdino – Integrante / Itamar Mateus Melo – Integrante.

 

Do moderno regional na dramaturgia campinense: texto dramatúrgico, história do espetáculo e cultura teatral no contexto pós-1964

Descrição: Trata-se de uma pesquisa voltada à discussão sobre as fontes documentais e arquivísticas que podem ajudar a deslindar aspectos, ainda não muito bem discutidos, da historiografia do teatro paraibano, notadamente na cidade de Campina Grande-PB. Objetiva-se trabalhar com três datiloscritos de dramaturgia, a saber Acalanto de Joana, a louca, de Fernando Silveira; Um pouco de nós mesmos, de Adhemar Dantas e Ingrato é o céu, de Lourdes Ramalho, de modo que se possa contextualizar o modelo genérico e a estrutura de sentimentos em atuação nestes textos, considerando-se seu impacto sobre a cultura teatral local, no contexto pós-1964. Com este estudo, não só se poderá avançar sobre o entendimento do estatuto do texto teatral enquanto fonte documental para a tessitura da história do espetáculo moderno, como também se poderá problematizar as questões que dizem respeito à expressão da regionalidade, enquanto face importante para a compreensão da hegemonia de uma certa tendência do repertório teatral voltado à representação de aspectos dos elementos sociológicos na forma estética. Pretende-se, ao final do projeto, apresentar uma versão, a ser editada dos textos, com base nos datiloscritos, resultando em um testemunho anotado e crítico, o que pode ser sobremaneira importante para a memória do teatro local.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Diógenes André Vieira Maciel – Coordenador / Mateus Rodrigues de Melo – Integrante / Matheus Kennedy Henriques de Macedo – Integrante / Monalisa Barboza dos Santos Colaço – Integrante.
Número de orientações: 2

 

Memória da cena paraibana: historiografia, dramaturgia e encenação

Descrição: Propõe-se a continuidade das discussões voltadas à historiografia do teatro paraibano moderno, mediante necessidade de um levantamento de questões para o estabelecimento de um paradigma crítico, com vistas ao exercício de interpretação de uma atividade estética que se desenvolveu neste espaço, desde a década de 1970. Assume-se, aqui, um ponto de vista que toma partido tanto pelo texto escrito quanto pela atividade cênica empreendida sobre ele, ressaltando-se a necessidade de se debater as condições que viram emergir as montagens teatrais dos textos em análise, tendo como meta uma história do/sobre o espetáculo de teatro na Paraíba a partir de autores paraibanos. Nesta fase, adensamos a ênfase sobre a cidade de Campina Grande, notadamente no que se refere à sistematização do espólio da dramaturga Lourdes Ramalho, além de outros dramaturgos coetâneos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .

O exílio nas literaturas contemporânea de língua portuguesa

Descrição: O estudo do exílio e dos processos migratórios e diaspóricos e sua representação nas literaturas de língua portuguesa considerando a inscrição de novas identidades móveis em constante movimento de territorialização/ desterritorialização/ reterritorialização.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3).

Integrantes: Francisca Zuleide Duarte de Souza – Coordenador / Kleyton Ricardo Wanderley Pereira – Integrante / Jhonatan Leal – Integrante / Izabel Cristina Araújo – Integrante / Elaine Cristina Guedes – Integrante / Robson Roldão Araújo – Integrante / Jakeline Assis Prazeres – Integrante / Gilda Neves Carneiro – Integrante / Rodrigo Fischer – Integrante / Rinaldo José de Andrade Brandão – Integrante / Wanilda Vidal de Lima Lacerda – Integrante / Tânia Maria Lima – Integrante / João Edson Rufino – Integrante / Raphaela Alves Teotônio – Integrante / José Haroldo Nazaré Queiroga – Integrante.

 

Literatura de multidão: a produção do comum na literatura brasileira contemporânea

Descrição: Na literatura brasileira contemporânea, os jovens protagonizam um número significativo de narrativas. Desde o início dos anos 90 do século passado elas proliferaram. Não deixa de ser uma ironia que exatamente quando o discurso do pós-modernismo decretou ou fim delas ou a sua obsolência, elas continuam em toda parte, inclusive na literatura, seu gênero discursivo de maior legitimidade e, sob muitos aspectos, seu maior opositor. É que na produvidade da cultura e de suas relações, as coisas não se resolvem nem por decreto nem pela pura e simples consciência de seu viés ideológico e de sua limitação semiótica. Embora elas estejam em toda parte, quero evitar uma dispersão improdutiva tomando como objetos de interesse um tipo específico de narrativas. Interesso-me por aquelas cujo enredo trata de jovens empobrecidos e de seus modos de vida e são ambientadas em lugares sociais densamente povoados, em especial as periferias urbanas, que atravessam os centros e os alimenta, de tensão, de violência e ódio, de partilha e solidariedade, de criatividade e esperança. Tais narrativas e sua juventude em ação semiotizam um certo Brasil, sua diversidade, suas desigualdades. Chamo-as de literatura de multidão. São narrativas de muitos, em estado de co-pertencimento. Os muitos são tanto do lugar, partilham uma vizinhança próxima e os problemas comuns de toda proximidade, quanto operam no cotidiano com diversos alhures, econômicos, culturais, lingüísticos, tecnológicos. Memórias de um sobrevivente, de Luiz Alberto Mendes; Cabeça de porco, de Luiz Eduardo Soares, Mv Bill e Celso Athayde; O invasor de Marçal Aquino; Manual prático do ódio, Capão pecado e Ninguém é inocente em São Paulo, de Ferréz; Falcão: meninos do tráfico e Falcão: mulheres e o tráfico, de Celso Athayde e Mv Bill; Cidade de Deus, de Paulo Lins; Letras da liberdade, de autores diversos e editado por Wagner Veneziani Costa; Inferno e O matador, de Patrícia Melo; Contos negreiros de Marcelino Freire etc.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2)
Integrantes: Luciano Barbosa Justino – Coordenador

  

Redescobrindo Carolina Maria de Jesus, cidadã do mundo

Descrição: O trabalho de Carolina Maria de Jesus, autora negra que morreu indigente em Parelheiros SP, embora pouco prestigiado no Brasil, é muito reconhecido no exterior. Quarto de Despejo (1960) figura até hoje entre as obras mais expressivas da literatura documental, tendo se tornado um best seller mundial com mais de um milhão de cópias. Este estudo pretende investigar a fortuna crítica da sua obra e contribuir para o resgate da sua memória, revisando antigos conceitos, hoje tidos como obsoletos, uma vez que a crítica literária atual aponta para novos tipos de identidades, hoje muito mais fluidas que ontem, e que contam com uma rubrica que as autorizam a fazer valer a voz do oprimido. Palavras-chave: Carolina Maria de Jesus; literatura documental; fortuna crítica.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Sueli Meira Liebig – Coordenador / Suênio Stevenson Tomaz da Silva – Integrante / Monaliza Rios Silva – Integrante / Raffaella Andréa Fernandez – Integrante.