Pós-doutorandos desenvolvem pesquisas no PPGLI

29 de maio de 2025

Como é de amplo conhecimento, o trabalho de pesquisa não termina com a obtenção do título de mestrado ou de doutorado. Ao contrário, a titulação é, por vezes, abertura de novas possibilidades e via de acesso a outras experiências intelectuais, acadêmicas e institucionais. Visando a atender à demanda de continuidade de estudos e pesquisas de seus egressos e, também, de egressos de outras instituições do país, o PPGLI tem acolhido diversos doutores para realização de estágios pró-doutorais no programa. No pós-doutorado, são desenvolvidos projetos que dão continuidade ao trabalho desenvolvido no doutorado ou, frequentemente, se iniciam novos projetos no escopo de interesses do pesquisador.

O programa oferece o suporte infraestrutural e a interlocução crítica ao estagiário, garantindo ao pós-doutorando um supervisor – docente com interesse comum nas questões de pesquisa apresentadas pelos pós-doutorandos e, em geral, com significativa experiência em sua área e subárea de atuação –, de modo a colaborar para a atualização e o aprofundamento da formação do pesquisador.

Atualmente, no PPGLI, há projetos de pós-doutorado em desenvolvimento tanto de recém-doutores quanto de pesquisadores com trajetória consolidada. No primeiro semestre de 2025, 5 novos pós-doutorandos somaram-se ao nosso pessoal. Bruno Santos Melo desenvolve, com apoio da FAPESQ, o projeto “Protagonismo constelar e a potência dos personagens secundários: diálogos intermidiáticos, multiplicidade e indústria cultural”, junto à linha de pesquisa de Literatura Comparada e Intermidialidade, sob a supervisão do professor Wanderlan Alves. Na mesma linha de pesquisa, o projeto “The Tin Flute e ‘Caminho de pedras’: um estudo das personagens femininas nas obras de Gabrielle Roy e Rachel de Queiroz” é desenvolvido por Larissa Bruna Batista de Farias, sob a supervisão da professora Sieli Liebig.

Já na linha de pesquisa de Literatura, Memória e Estudos Culturais, estão em desenvolvimento o projeto “Dialética da contradição, entre a vida e a literatura: autobiografia escrita em Teolinda Gersão”,  de Rodrigo Felipe Veloso, que é professor da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), sob a supervisão da professora Aldinida Medeiros; o projeto “O triângulo da benzenção no Brejo Paraibano: a sabedoria popular das benzedeiras e seus benzimentos”, de Radamés Alves Rocha da Silva, sob a supervisão do professor Marcelo Nóbrega; e o projeto “Lourdes Ramalho: utopismos ibéricos na dramaturgia nordestina”, de Leandro de Sousa Almeida, supervisionado pela professora Valéria Andrade.

Esse tipo de interlocução é importante porque possibilita uma maior circulação das pesquisas e dos debates intelectuais dos pós-doutorandos e colabora para a ampliação e consolidação das redes de colaboração dos pesquisadores envolvidos. Além disso, oferece aos interessados a oportunidade de dar continuidade às suas pesquisas em nosso programa.

Além da oferta de estágio pós-doutoral sem bolsa, existe a possibilidade de abertura de editais para concessão de bolsas de pós-doutorado, em consonância com as políticas de apoio de agências de fomento estaduais e nacionais, como a FAPESQ, a CAPES e o CNPq.

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