Objetivos

As experiências inovadoras de formação deste mestrado profissional são destacadas pelas possibilidades de se integrarem à prática dos docentes que atuam em sala de aula. Ressaltam-se as produções de e-books, sequências didáticas, módulos de unidade temática, planos de ação docente, blogs, vídeo-aulas, minicursos, tutoriais, jogos educativos, softwares etc. – os produtos finais – utilizando recursos tecnológicos tais como laptops, tablets, smartphones, lousa interativa dentre outros.

Desde a primeira turma, no PPGFP, desenvolvem-se experiências que podem ser utilizadas por outros profissionais no cotidiano de sala de aula, gerando boas práticas em educação. Estes materiais encontram-se disponíveis no laboratório do curso e disponível para acesso. Todos estes produtos foram apresentados juntamente com o trabalho das dissertações, no qual os mestrandos devem demonstrar a aplicabilidade das aprendizagens decorrentes da formação no mestrado profissional. As possibilidades de integrar as experiências do mestrado com a educação básica em muito possibilitaram condições de melhoria da qualidade dos processos educacionais.

O Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores  assenta-se em dois objetivos gerais:

  • Formar educadores capazes de contribuir para as mudanças no processo de letramento e utilização de tecnologias digitais numa perspectiva crítica, bem como contribuir para a qualidade da Educação Básica na região.
  • Formar o profissional capaz de articular a universidade e o sistema de ensino, com vistas à deflagração de ações voltadas ao aperfeiçoamento da leitura, produção de texto e atuação no processo de ensino-aprendizagem.