Focaliza pesquisas e estudos articulados às situações de ensino e aprendizagem de linguagens, literaturas, artes e práticas culturais em interface com os letramentos e suas tecnologias, em contextos escolares. Desenvolve estudos e pesquisas aplicadas às práticas sociais de leitura, escrita, oralidade e análise linguística e literária que visem à formação e à ação docente em múltiplos contextos da Educação Básica.
Linhas de Pesquisa
Linhas de Pesquisa (após a Reformulação Curricular)
Investiga processos educacionais e práticas docentes em espaços educativos, mediante ações e pesquisas que visem discutir sobre práticas curriculares, políticas educacionais, privilegiando temáticas articuladas à formação de professores na interseção com ciências, tecnologias e comunicação no cotidiano escolar da Educação Básica.
Reformulação curricular do Mestrado em Formação de Professores
Linhas de Pesquisa (antes da Reformulação Curricular)
Estudos sobre as abordagens teóricas e as práticas de leitura desenvolvidas na sala de aula, com ênfase na leitura oral e na compreensão do texto.
Estudos sobre as linguagens e suas interfaces com as tecnologias digitais, com foco no desenvolvimento de práticas sociais de leitura e de escrita nos ambientes virtuais de ensino e de aprendizagem.