Corpo Docente
Professores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Professora da Universidade Estadual da Paraíba, atuando na graduação em Educação Física e na pós-graduação no Mestrado Profissional em Formação de professores. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Corpo, Educação e Linguagens – CEL, com estudos voltados à Educação Física escolar (ensino médio), bem como, estudos sobre Corpo e Dança em diálogos com a Cultura e Linguagens.
Doutor em Educação – Universidade de São Paulo (USP)
O Prof. Fábio Marques de Souza desenvolve e orienta pesquisas dedicadas à compreensão e potencialização do complexo processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais pelo viés da Linguística Aplicada (In)disciplinar.
E-mail: fabiohispanista@gmail.com
Linha de Pesquisa: Linguagens, Culturas e Formação Docente
Doutora em Psicologia Cognitiva – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
A Prof.ª Fabíola Mônica da Silva Gonçalves orienta temas ligados a relação pensamento e linguagem relacionadas às práticas sociais de leitura, de letramento e de processos de compreensão de gêneros textuais. Assume a perspectiva sociointeracionista de linguagem e de língua a partir do dialogismo bakhtiniano e a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) como subsídio teórico-metodológico para estudos voltados ao trabalho do professor. Assume perspectivas de leitura compatíveis com a linguística enunciativa e discursiva com ênfase em metodologias colaborativas de pesquisas que venham a contribuir com a formação inicial e continuada de professores e com processos de desenvolvimento e aprendizagem do leitor integral.
E-mail: francesfabiola@gmail.com
Linha de Pesquisa: Linguagens, Culturas e Formação Docente
Doutor em Educação – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
O Prof. João Batista Gonçalves Bueno Orienta projetos de pesquisa que procurem investigar questões relativas a temas, problemas e interpretações relativos às articulações, interconexões, tensões e sensibilidades engendradas pelas produções de práticas de ensino na escola básica, contextualizando-as à luz das contribuições teóricas que privilegiam em suas reflexões a história dos currículos, das disciplinas escolares e das práticas de leitura textual e iconográfica dos livros didáticos. Além disso, orientará projetos que objetivam desenvolver a Educação patrimonial para a preservação do patrimônio Histórico Cultural da Paraíba as quais sejam articuladas a investigações que propõem o desenvolvimento de materiais didáticos que discutam às temáticas locais e regionais.
E-mail: joaobgbueno@hotmail.com
Linha de Pesquisa: Ciências, Tecnologias e Formação Docente
Possui Graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1995), Mestrado em História (1999) e Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Atualmente é Professora Associada Nível “D” da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural: subjetividades e sensibilidades.
Doutora em Recursos Naturais – Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
A prof.ª Josandra Araújo Barreto de Melo orienta pesquisas que abordem as temáticas socioambientais e o ensino de Geografia, numa perspectiva crítica e participativa, possibilitando a construção de valores cidadãos pelos alunos da educação básica, bem como a articulação entre as diversas escalas geográficas, de forma a dar significado aos conteúdos curriculares. Interessa-se, também, por projetos de pesquisa que utilizem diferentes linguagens disponíveis para o ensino – de diversas disciplinas – com o intuito de dinamizar o processo de aprendizagem do aluno e, assim, fortalecer a formação docente.
E-mail: ajosandra@yahoo.com.br
Linha de Pesquisa: Ciências, Tecnologias e Formação Docente
É Professor do curso de Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa) da Faculdade de Linguística, Letras e Artes (FALLA) e do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP) da Universidade Estadual da Paraíba – Campus I. É editor da revista DISCURSIVIDADES. Desenvolve pesquisa em Estudos do Discurso, com interesse nos seguintes temas: relações de poder e processos de subjetivação; as subjetividades na contemporaneidade; o discurso e os sentidos em narrativas midiáticas e audiovisuais. Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística – PROLING – da Universidade Federal da Paraíba. Tem Mestrado por este mesmo Programa. Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado do Ceará. É pesquisador dos seguintes grupos de pesquisa do CNPq: TEOSSENO (Teorias do sentido: discursos e significações) UEPB; CIDADI (Círculo de Discussões em Análise do Discurso) UFPB.
Doutora em Geografia pelo PPGEO/ UFPE. Mestre em Geografia pelo PPGG/UFPB. Especialista em Análise e Gestão Ambiental pela UEPB. Licenciada em Geografia pela UEPB. Professora Adjunta C da UEPB/ Campina Grande. Professora do Programa de Pós Graduação em Formação de Professores PPGFP/UEPB (Mestrado). É pesquisadora nas áreas de: Ensino de Geografia, Políticas Educacionais, Formação do professor de Geografia, Estágio Supervisionado em Geografia, Políticas Educacionais, Acesso e Permanência no Ensino Superior e Educação do Campo; Geografia da Inclusão.
Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília – UnB
Orienta pesquisas que tratem a respeito do processo ensino-aprendizagem de Libras, formação de professores e intérpretes de Libras, aquisição de linguagem, educação inclusiva, cultura e identidade surdas. Paralelamente, tem interesse em pesquisas etnográficas, oralidade, letramentos, variação linguística e ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica.
E-mail: juscelinosampa@hotmail.com
Linha de Pesquisa: Linguagens, Culturas e Formação Docente
Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual da Paraíba (1997), graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (1991) e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal da Paraíba (2003). É professora associada e Retide da Universidade Estadual da Paraíba. Pesquisa na área de Educação em Solos, com ênfase em Ciência do Solo, Educação Ambiental, assim como Estudos Integrados do Meio Ambiente, enfocando sua sustentabilidade.
Formação Acadêmica: Licenciada em Pedagoga (UEPB); Especialista em Educação(UFPB); Mestra em Educação pela linha de pesquisa Políticas Públicas e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/ UFPB); Doutora em Educação pela linha de pesquisa Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/ UFPB. Experiência Acadêmico Profissional: professora associada – A do departamento de educação -(DE) campus I – da Universidade Estadual da Paraíba – (UEPB) atuando como docente nos componentes curriculares: Didática, Currículo, História da Educação e educação infantil, nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Filosofia do Centro de Educação (CEDUC) e no Curso de Pedagogia à Distância da Pro Reitoria de Ensino Médio e à Distância ( PROEAD).
Doutor em Linguistica – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
O Prof. Linduarte Pereira Rodrigues orienta propostas de pesquisa direcionadas para os estudos da linguagem (verbal ou multimodal) e do discurso na formação do professor; bem como os estudos de identidade, memória e representação nas culturas populares e da antropologia/linguística do imaginário mediante pesquisa ação e etnográfica; com ênfase nas práticas e nos processos de letramento mediados por gêneros textuais (orais ou escritos; ficcionais ou não ficcionais) em prol do desenvolvimento de abordagens de leitura, escrita e fala no trabalho docente do ensino regular ou de jovens e adultos.
E-mail: linduarte.rodrigues@bol.com.br
Linha de Pesquisa: Linguagens, Culturas e Formação Docente
Doutor em Letras – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
O Prof. Marcelo Medeiros da Silva orienta pesquisas sobre o ensino de literatura e a formação de leitores na educação básica. Interessam-nos também trabalhos que, tomando como escopo o ensino e a formação de professores (de literatura, em especial), se voltam para as memórias de leitores e a formação de novos leitores.
E-mail: marcelomedeiros_silva@yahoo.com.br
Linha de Pesquisa: Linguagens, Culturas e Formação Docente
Graduação em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (1994), graduação em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (2004) e graduação em Letras-Libras pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Graduando em Filosofia pela Universidade Estadual da Paraíba. Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa (UFPB – 1996); Especialista em Direito Processual Penal (Universidade Gama Filho – 2010); Mestre em Ciências da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba (2003); Doutor em Linguística (Capes 06) pelo Programa de Pós-graduação em Linguística – PROLING – da Universidade Federal da Paraíba; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP), em nível de Mestrado profissional, ligado à PRPGP/UEPB. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade, ligado à PRPGP/DLA/UEPB.
Doutora em Educação – Universidade Federal da paraíba (UFPB)
A Prof.ª Patrícia Cristina de Aragão orienta proposta cujas temáticas se relacionem a formação e prática docente; pesquisa que contemplem a educação do campo e os estudos do patrimônio e memória. Estudos que versem sobre a temática afro-brasileira e o cotidiano escolar. A questão indígena e o saber histórico na sala de aula. Metodologias e linguagens mediatizadas pelas tecnologias digitais no contexto do ensino de história. Tem interesse por propostas pedagógicas que articulem as linguagens do cordel, literatura infanto-juvenil, cinema, histórias em quadrinhos e música.
E-mail: patriciacaa@yahoo.com
Linha de Pesquisa: Ciências, Tecnologias e Formação Docente
Doutora em Educação – Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
A Prof.ª Paula Almeida de Castro orienta estudos envolvendo a formação de professores para a atuação na Educação básica com ênfase nas políticas públicas e práticas pedagógicas inovadoras. Destacam-se os estudos do cotidiano sobre as interações entre os sujeitos da educação analisados na perspectiva dos estudos etnográficos possibilitando novos olhares para os atuais espaços de produção de conhecimentos e minimização dos efeitos das desigualdades socioeducacionais.
E-mail: castro_paula@terra.com.br
Linha de Pesquisa: Ciências, Tecnologias e Formação Docente
Doutora em Educação – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
A prof.ª Robéria Nadia Araújo Nascimento orienta pesquisas que priorizem a articulação dos eixos temáticos: Educação e Pensamento Contemporâneo; Estudos Culturais e Identidade Docente; Práticas Pedagógicas Transmidiáticas; Educomunicação: teorias e processos; Interfaces Pedagógicas das Redes Sociais em contextos de sala de aula.
E-mail: rnadia@terra.com.br
Linha de Pesquisa: Ciências, Tecnologias e Formação Docente
É Professor do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (PPGFP-UEPB). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Licenciatura em Pedagogia (UNINTER), com especialização em Educação Inclusiva (IFRN), Atendimento Educacional Especializado – AEE (UFERSA), Gestão Escolar (UECE), Docência na Educação Profissional e Tecnológica (IFMG) e Educação a Distância; Mestrado em Educação Inclusiva (PROFEI-UEPB); Mestrado em Logística e Pesquisa Operacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Doutorado em Rede Bionorte, com ênfase em Logística, pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Possui Doutorado e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (FE-USP), Mestrado em Educação e Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Moura Lacerda (CUML). É professora titular e coordenadora adjunta do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Campus III e professora do Programa de Pós-Graduação Profissional de Formação de Professores – PPGFP/UEPB – Campus I. É coordenadora adjunta de pesquisa e presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do PPGFP/UEPB. É coordenadora do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Avaliação Educacional (Neave), da UEPB e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (GEPAVE/FEUSP). Desenvolve pesquisas na área de Educação sobre os temas Avaliação Educacional, Formação Docente e Currículo.