2º Fórum de Pesquisa do PPGDARQ

banner-2-FORPES

2º FÓRUM DE PESQUISA DO PPGDARQ – UEPB/UFPB
João Pessoa, 5 de setembro de 2025.

O Fórum de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Governança Arquivística (PPGDARQ), oferecido pela  Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é um evento acadêmico-científico anual, de caráter obrigatório, destinado à avaliação da consistência teórico-metodológica das pesquisas em andamento dos(as) discentes do curso de Mestrado.

As avaliações serão realizadas a partir de apresentações orais e de resumos expandidos, que servirão de referência para a análise das bancas examinadoras.

O evento está vinculado à conclusão do segundo período letivo, compondo a atividade obrigatória Seminário de Pesquisa I. A participação dos(as) mestrandos(as) é requisito para a integralização e pré-condição para a realização do exame de qualificação do curso de Mestrado.

As normas que regulamentam o Fórum estão estabelecidas na Resolução no 02, de 25 de setembro de 2024, disponível no site do PPGDARQ – UEPB/UFPB.

O 2o Fórum de Pesquisa do PPGDARQ será realizado nos dias 03 e 04 de novembro de 2025, das 08h às 20h30min, na UEPB, Campus V, localizado no município de João Pessoa, com possibilidade de participação na modalidade presencial e/ou híbrida (via Google Meet). As sessões de defesa dos projetos de pesquisa ocorrerão nos turnos da manhã e da tarde.

A inscrição dos(as) mestrandos(as) será obrigatória e deverá ser realizada por meio de formulário eletrônico, através deste link estará disponível no site do Programa. A indicação da banca avaliadora será de responsabilidade do(a) orientador(a), em conformidade com a Resolução acima mencionada.

As apresentações serão abertas à participação do público, na condição de ouvinte, mediante inscrição prévia em formulário específico, presente neste link. O Caderno de Resumos do 2o Fórum de Pesquisa do PPGDARQ será publicado com as versões revisadas dos trabalhos, incorporando as sugestões apresentadas pelas bancas avaliadoras.

Dúvidas e comunicações com a Comissão Organizadora devem ser enviadas para e-mail: forumdepesquisa.ppgdarq@setor.uepb.edu.br

Confira aqui a programação completa das apresentações dos projetos.

Cronograma de Trabalho e de Atividades

Atividades Responsável Datas Observação
Preenchimento do formulário com as informações da banca, data e horários da apresentação. Orientadores (as) 03/10/2025 Formulário disponibilizado neste link.
Envio dos convites e dos resumos expandidos para a banca avaliadora (com cópia para a Comissão Organizadora). Orientadores (as) 20/10/2025 A Comissão Organizadora deverá ser copiada em todos os envios (e-mail do FORPES).
Publicação dos horários das apresentações Comissão Organizadora 23/10/2025 Divulgação no site do PPGDARQ.
Período de inscrição para ouvintes Interessados 26/10/2025 Inscrições via formulário eletrônico neste link.
Realização do 2o Fórum de Pesquisa do PPGDARQ PPGDARQ 03 e 04/11/2025 Modalidade presencial e/ou híbrida.
Envio da versão final corrigida dos resumos expandidos pós-banca. Discentes 02/12/2025 Ajustes conforme
recomendações da banca, envio para o e-mail do FORPES..
Publicação do Caderno de Resumos EDUEPB Conforme cronograma da EDUEPB Depende do fluxo editorial da Editora.

Comissão Organizadora do 2º Fórum de Pesquisa do PPGDARQ

NORMAS DO II FÓRUM DE PESQUISA DO PPGDARQ

O II Fórum de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Governança Arquivística (PPGDARQ – UEPB/UFPB) ocorrerá nos dias 3 e 4 de novembro de 2025, das 8h às 20h30min, no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). É uma atividade orientada, obrigatória e vinculada ao Seminário de Pesquisa.

O seu objetivo ancora-se em avaliar a consistência teórico-metodológica dos Projetos de Pesquisa dos(as) alunos(as) do Programa de Pós-Graduação.

Cada estudante apresentará a sua pesquisa de mestrado em andamento, situando a vinculação quanto à Linha 1 (Arquivologia e suas dimensões interdisciplinares) ou Linha 2 (Saberes e Fazeres Arquivísticos para a Governança). Deverá sinalizar a banca, formada pelo(a) orientador(a) e dois(duas) membros(as), professor(a) interno(a) e outro(a) externo(a). O(A) orientador(a) precisará preencher até o dia 03 de outubro o formulário com as informações da banca, bem como escolher as datas e os horários para a referida apresentação. A atividade poderá ser sessões presenciais (ou híbridas)    em função das agendas dos(as) membros(as), conforme Resolução PPGDARQ n. 002/2024.

Cada mestrando(a) terá até 10 minutos para apresentação de sua pesquisa, conforme slides pré-estabelecidos pela comissão do Fórum, seguido da 10 minutos para arguição dos(as) membros(as) convidados(as). O(A) mestrando(a) terá 10 minutos finais para responder às arguições realizadas a partir da exposição dos(as) membros(as). Assim, a atividade perfará o total de 40 minutos.

No intuito de valorizar a produção dos saberes desenvolvidos pelos(as) mestrandos(as) e seus orientadores(as), será organizado um e-book, constando os resumos expandidos, que deverão seguir o Template. Nessa direção, será obrigatório o seu envio até os dias 21 e 22 de novembro do corrente para o seguinte e-mail forumdepesquisa.ppgdarq@setor.uepb.edu.br.

Oficina de abertura do FORPES

Título: Inteligência Artificial aplicada à gestão de acervos
Dia 3 de novembro, Das 9h às 12h
Canal do Youtube do Projeto SESA | Apoio SESA

APOIO

WhatsApp Image 2025-09-30 at 23.07.09

Rogerio Acquadro é sócio da (PC)² desde sua origem em 2006, empresa focada no desenvolvimento de soluções de preservação digital de acervos históricos. Atuou na implantação de TI e digitalização do acervo do então Instituto Fernando Henrique Cardoso além de ter participado de outros projetos de preservação de memória digital como Unilever Brasil, Bradesco, Memória Votorantim, Centro de Memória Fapesp, Centro de Memória RaiaDrogasil, entre outros.

Dmitry Bayakhchev é economista e designer estratégico, sócio-diretor da Sintrópika, agência de design e desenvolvimento digital voltada a projetos de sustentabilidade e impacto social. Formado em Economia pela Universidade Federal de Moscou e com MBA pela INSEAD (França), atuou como Gerente de Projetos na consultoria estratégica BCG e liderou programas de inovação e desenvolvimento na Natura Cosméticos e na Ashoka. Atualmente, vive em São Paulo e dedica-se à consultoria estratégica e ao design de soluções digitais.

Raphael de Souza Novaes – Mestre em História Social pela USP, atua desde 2006 na organização de arquivos, implantação de centros de memória e consultorias em diferentes organizações públicas e privadas, como FAPESP, Votorantim, Bunge, Sabesp, Biblioteca Mário de Andrade e outras. Atualmente é gerente de projetos na Grifo Projetos Históricos e Editoriais.

Palestra de Encerramento

O uso da inteligência artificial: os desafios do arquivista frente à Lei Geral de Proteção de Dados

  • Dia 4 de novembro
  • 18h45min
  • Local: Auditório Pioneiros

Fernanda Queiroz de Carvalho – Advogada com mais de 10 anos de atuação na área cível e digital. Consultora de Negócios Digitais, Novos Negócios e Inovação Aberta no Sebrae (PB, PE, CE, SP e Nacional). Atualmente, encontra-se na 02ª Etapa de Consultora Sebrae chamada de “CatalisaGov”, estratégia do Sebrae para impulsionar a inovação aberta no setor público brasileiro. Mentora de startups pelo InovAtiva Brasil, iniciativa do MDIC e Sebrae Nacional. Já palestrou Jurídico para Startups para a Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Ciclo de Capacitação do Programa Centelha II que é realizado pelo Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior do Estado da Paraiba e Fundação de Apoio à Pesquisa  do Estado da Paraíba – FAPESQ/PB, dentre outras Instituições. Coautora em capítulo de livro sobre Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, publicado pela Fundação Getúlio Varga – FGV e Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.