Ciclo de Palestras debate Governança Arquivística e Inteligência Artificial na Arquivologia

2 de outubro de 2025

O componente curricular Tópicos Especiais em Arquivologia e suas Dimensões Interdisciplinares promove, entre os meses de setembro e outubro, um Ciclo de Palestras que traz à tona temas emergentes da área, com destaque para Governança Arquivística e o uso da Inteligência Artificial. A programação reúne pesquisadores, profissionais e especialistas de renome nacional, cujas participações já estão confirmadas.

Entre os convidados está Diemano Bruno Lima Nóbrega, Técnico Judiciário de TI do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, com ampla experiência em marketing analytics, desenvolvimento web, educação tecnológica e projetos de Big Data. Autor de material didático em Machine Learning, Diemano une a tecnologia à gestão da informação de forma prática e inovadora.

Outro destaque é Carlos Eduardo Carvalho Amand, Diretor de Preservação Digital e Acesso no Arquivo Público do Estado de São Paulo. Formado em Sistemas de Informação, com mestrado em Gestão de Documentos e Arquivos pela UNIRIO, é pesquisador do laboratório PDA e referência em desenvolvimento de SIGADs e preservação digital no país.

Também compõe a programação Márcio Carneiro dos Santos, doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP e professor associado na área de Jornalismo em Redes Digitais. Coordenador do LABCOM e do PPGCOMPRO, Márcio é pesquisador chefe do Núcleo de Inteligência de Dados (NID) e atua no Grupo de Trabalho em IA da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão – SET.

Já em novembro, o ciclo culmina com atividades integradas ao FORPES – Fórum de Pesquisa do PPGDARQ, que trará uma oficina e palestra de encerramento, ampliando ainda mais o debate.

A oficina, com o título “Inteligência Artificial aplicada à gestão de acervos”, acontecerá no dia 3 de novembro, das 9h às 12h, com transmissão pelo canal do YouTube do Projeto SESA. A ação conta com o apoio do Projeto SESA e terá a presença de especialistas como:

  • Rogerio Acquadro, sócio da (PC)², empresa especializada em soluções de preservação digital e responsável por projetos para instituições como Instituto FHC, Bradesco, Unilever Brasil, FAPESP, entre outros;
  • Dmitry Bayakhchev, economista e designer estratégico, sócio-diretor da Sintrópika, com experiência em consultoria estratégica, inovação e impacto social;
  • Raphael de Souza Novaes, mestre em História Social pela USP e gerente de projetos na Grifo Projetos Históricos, atuando desde 2006 em centros de memória e organização de arquivos.

 

O evento se encerra no dia 4 de novembro, às 18h45, no Auditório Pioneiros, com a palestra “O uso da inteligência artificial: os desafios do arquivista frente à Lei Geral de Proteção de Dados”, ministrada por Fernanda Queiroz de Carvalho. Advogada com mais de 10 anos de atuação em direito digital e inovação aberta, Fernanda é consultora do Sebrae em vários estados e mentora no InovAtiva Brasil. Coautora de capítulo sobre LGPD publicado pela FGV e UEPB, ela traz uma abordagem jurídica essencial para os profissionais da informação.

Estas são as palestras já confirmadas, e a coordenação do componente curricular convida toda a comunidade acadêmica, profissionais da área e interessados a participarem desse rico espaço de diálogo interdisciplinar.

O Ciclo de Palestras será acessível ao público por meio de transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Projeto SESA, permitindo que estudantes, profissionais e interessados de diferentes regiões acompanhem as discussões em tempo real. Acesse o canal pelo link: https://www.youtube.com/@projetosesaon-line5052 e ative as notificações para não perder nenhuma das conferências confirmadas.

Palestrantes

Diemano-Bruno

Diemano Bruno Lima Níbrega

Palestrante com sólida atuação como Técnico Judiciário de TI no TRT da 13ª Região e experiência em marketing analytics, desenvolvimento web e coordenação de equipes. É também professor e autor de material didático na área de Big Data e Machine Learning. Atuou como gestor e coordenador de marketing, com foco em aquisição de leads e otimização de funis digitais. Possui ampla vivência em educação, eventos de tecnologia e liderança de projetos internacionais. Formação em Sistemas de Informação, Matemática e pós-graduação em Business Intelligence & Analytics.

Charlley-Luz

Charlly Luz

Publicitário, Arquivista, UX Designer, Especialista em Gestão da Informação e Professor no curso de Design da ESPM

Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pós-Graduado em Gerência de Serviços de Informação.
Técnico em Publicidade, com ampla experiência na interseção entre arquivologia, design da informação e tecnologia.

Professor e pesquisador, tem especialização pela Product School e atua no desenvolvimento de soluções inovadoras que combinam experiência do usuário (UX), automação e inteligência artificial aplicada à curadoria e governança da informação.

Atualmente, é Professor no curso de Design da ESPM e participa ativamente de iniciativas acadêmicas e profissionais voltadas para a transformação digital, além de ser autor de livros.

Carlos-Eduardo

Carlos Eduardo Carvalho Amand

Formado em Sistemas de Informação pela UNICARIOCA, pós-graduado em desenvolvimento fullstack pela Unyleya e mestre em gestão de documentos e arquivos pela UNIRIO, pesquisar no laboratório PDA da UNIRIO, professor e palestrante, atualmente Diretor de Preservação Digital e Acesso no Arquivo Público do Estado de São Paulo. Com larga experiência em desenvolvimento de SIGADs Projetos de preservação digital.

Marcio-Carneiro

Márcio Carneiro dos Santos

Doutor pelo programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital – TIDD da PUC- SP. Professor Associado do Departamento de Comunicação Social na área de Jornalismo em Redes Digitais. É coordenador do LABCOM – Laboratório de Convergência de Mídias e atualmente também coordenador do Programa de Pós-graduação Profissional em Comunicação – PPGCOMPRO.

É pesquisador chefe do NID – Núcleo de Inteligência de Dados e um dos coordenadores do GT de IA da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão – SET