PPGCTA

PPGCTA

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental

Grupos de Pesquisa

– FÍSICA DA ATMOSFERA

Lideres do grupo:
1º Líder: Lourivaldo Mota Lima
As pesquisas desenvolvidas pelo grupo de Física da Atmosfera da Universidade Estadual da Paraíba, visam contribuir para o melhor entendimento da dinâmica, energética e acoplamento latitudinal, bem como entre as camadas da atmosfera terrestre. Com base em observações obtidas por instrumentos instalados em solo e a bordo de satélites, o grupo tem realizado estudos envolvendo o sistema Atmosfera-Terra-Sol, com ênfase nas variações dos parâmetros da estratosfera, mesosfera e ionosfera devidas à propagação de ondas atmosféricas (marés e ondas planetárias), o que tem possibilitado a publicação de artigos em periódicos internacionais e nacionais, orientações de doutorado, mestrado e de iniciação científica.

– GRUPO DE PESQUISA EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS – GPTecA

Lideres do grupo:
1º Líder: William de Paiva
2º Líder: Laércio Leal dos Santos
O presente grupo de pesquisa tem como objetivo estudar de forma eficiente, ou seja, de forma racional e econômica, o uso adequado do ambiente, seja ele rural ou urbano, além dos resíduos (líquidos e sólidos / urbanos ou industriais) produzidos pelo homem. Esse grupo pretende usar tecnologias eficientes já descritas em normas técnicas e em bibliografias nacionais e internacionais para caracterização, tratamento e destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e líquidos, bem como, implementar novas tecnologias ao estudo do escoamento superficial em áreas rurais e urbanas, aplicação de modelagem matemática e física de processos que governam o escoamento e a erosão do solo, dos fenômenos físicos que norteiam a infiltração de água e gases nos solos, como também o uso do solo como meio filtrante. Da mesma forma, a utilização de novas tecnologias, efetivamente implementados, propiciará o desenvolvimento da pesquisa na UEPB e a pos-graduação.

– GRUPO DE PESQUISA EM TRATAMENTOS AVANÇADOS DE ÁGUAS – GRUTAA

Lideres do grupo:
1º Líder: Carlos Antônio Pereira de Lima
2º Líder: Keila Machado de Medeiros
Visando contribuir com a produção de conhecimento na área de tratamento de água e efluentes, este grupo de pesquisa propõe a avaliação da aplicação de técnicas avançadas nos seus tratamentos. Com o avanço da tecnologia, diariamente surgem novas técnicas para o tratamento de água e efluentes. Essas novidades aumentam a eficiência dos processos e tentam, cada vez mais, reduzir os custos e o tempo das operações. No setor de tratamento de águas, a utilização da energia solar não só é possível, como apresenta melhores desempenhos, especialmente no que se refere a resultados, custos e sustentabilidade ambiental. Outra técnica é o uso das membranas nos processos de tratamento, entre as quais se pode destacar as de microfiltração, nanofiltração e osmose reversa. É também demostrado que a utilização de energia solar para o tratamento de efluentes, especialmente os Processos Oxidativos Avançados, utilizados na degradação de poluentes persistentes, proporciona melhores resultados.

– PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS

Lideres do grupo:
1º Líder: Fernando Fernandes Vieira
2º Líder: Geralda Gilvania Cavalcante de Lima
Visando contribuir com a produção de conhecimento nesta área, este grupo de pesquisa propõe a avaliação da aplicação dos Processos Oxidativos Avançados (POA`s) no tratamento de efluentes domésticos e industriais. Os POA`s despontam como nova tendência para o tratamento de resíduos contendo compostos refratários. Os POA`s se baseiam na geração e consumo de radicais hidroxilas (.OH) os quais são altamente oxidantes e podem conduzir a total mineralizacao os compostos orgânicos presentes nos resíduos líquidos e gasosos. O sucesso destes processos está baseado no fato de que as constantes de taxa de reação entre os radicais hidroxila e a maioria dos poluentes orgânicos serem extremamente elevadas. Dentre os POA`s destacam-se a fotocatálise heterogênea, que se fundamenta na exposição à radiação ultravioleta de um semicondutor que é promovido a um estado eletronicamente excitado gerando pares elétrons – lacunas (e -, h+) e o processos Fenton e foto-Fenton que se caracterizam essencialmente na geração de radical hidroxila pela reação entre o Ferro (+2) e o peróxido de hidrogênio, com ou sem o uso de radiação. Outro Processo Oxidativo Avançado que tem merecido especial atenção é o processo Fenton que caracteriza-se essencialmente na geração de radical hidroxila pela reação entre o ferro (+2) e o peróxido de hidrogênio. O processo Fenton também pode ser associado a radiação UV-B (280 a 320 nm), UV-A (320 a 400 nm) e VIS (400 a 800 nm), sendo denominado sistema Foto-Fenton. Neste processo, há regeneração das espécies de Fe+2, fechando-se o ciclo catalítico com produção de dois radicais hidroxila para cada mol de H2O2.

– QUÍMICA SANITÁRIA E AMBIENTAL

Lideres do grupo:
1º Líder: Wilton Silva Lopes
O objetivo principal do grupo de pesquisa é o desenvolvimento e aplicação de processos físico-químicos voltados para degradação de poluentes orgânicos persistentes. Também são estudados processos químicos conjugados a processos biológicos para tratamento de resíduos sólidos e líquidos, principalmente, processos voltados a remoção de nutrientes de águas residuárias.

– SANEAMENTO AMBIENTAL
Lideres do grupo:
1º Líder: José Tavares de Sousa
2º Líder: Valderi Duarte Leite
O Grupo de Saneamento Ambiental, constituído por professores lotados quase na sua totalidade no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental pertencente ao Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa desde o ano de 1995, prioritariamente na área de Saneamento Básico e Ambiental. Atua preferencialmente, no Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental-UEPB em nível de Mestrado e Engenharia Ambiental em nível de doutorado. O grupo tem produzido até o momento, cerca de 150 dissertações de Mestrado e Teses, em torno de trezentos trabalhos científicos completos em congressos nacionais e internacionais, trinta capítulos de livros, cento e oitenta trabalhos em revistas de divulgação científica em nível nacional e internacional, além de participação em bancas examinadoras de concurso público e cerca de 20 parcerias com universidades nacionais e internacionais.