Mestrado em Formação de Professores promove debate sobre educação, trabalho e humanização

24 de setembro de 2014

O Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove nos dias 29 e 30 de setembro, o evento “Colóquios Temáticos PPGFP: Educação, Trabalho e Humanização”. O encontro será realizado no Auditório II do Centro de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

Durante os dois dias de evento serão promovidos debates acerca do papel fundamental da educação superior face às complexidades e desafios da humanização do trabalho na sociedade contemporânea. A solenidade de abertura será às 9h, seguida de aula magna ministrada pelo professor Pedro Bergamo e de lançamento de e-book de sua autoria, intitulado “Educação universitária: práxis coletiva em busca de veraz qualidade e de precisa cientificidade”, publicado pela Editoria da UEPB.

Também será realizada uma mesa redonda sobre o tema “Avaliação também por produção: por que, para que e para quem educar – Em que educar e como educar?”. A mesa dará início a uma série de discussões com a finalidade de compartilhar experiências e aprimorar os fundamentos, métodos e instrumentos quantitativos e qualitativos dos modelos de avaliação do ensino e da aprendizagem.

Na terça-feira (30), a partir das 9h, será promovida uma conferência acerca da educação pública à distância e a formação de professores, ministrada pelo pesquisador Wagner Braga Batista. Às 11h30, ocorre o lançamento do livro eletrônico “O discurso da industrialização do ensino na política de EAD”, publicado também pela EDUEPB e de autoria do professor do Departamento de Comunicação Social da UEPB, Roberto Faustino.

O evento será encerrado com a apresentação das principais conclusões e encaminhamentos resultantes dos dois dias de debates. Na ocasião será anunciado o período de realização da edição 2015 Colóquios PPGFP, que vai discorrer sobre o tema “Mestrado profissional e formação de professores da Educação Básica – Área de concentração do programa da UEPB”. A proposta será promover um evento com o objetivo de divulgar o mestrado e auxiliar os docentes que atuam no ensino fundamental e médio na Paraíba e no Nordeste a se prepararem para o processo de seleção do PPGFP, cujo edital para a turma ingressante em 2015 está em vias de ser publicado.

Confira a programação completa clicando AQUI.