Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores

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Apresentação

Desde 1974, quando da sua criação, a UEPB destina esforços na formação de professores. A Pós-Graduação stricto sensu possui, atualmente, quatro cursos voltados especificamente para a formação de professores, sendo eles o Profmat, o Profletras, o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e o Mestrado em Formação de Professores. A UEPB integra programas da CAPES, voltados para a Educação Básica, como o PIBID, o qual passou a incluir, a partir de 2012, todas as licenciaturas e englobar os vários campi da UEPB. No total, são 20 subprojetos que envolvem as áreas de Ciências da Natureza, além da parte de Linguagem e Ciências Humanas. Nos campi de João Pessoa, Lagoa Seca e Catolé do Rocha, a instituição é responsável por escolas em nível médio para formação em nível técnico.

A parceria estabelecida entre a UEPB e a escola básica aproxima professores, alguns deles há alguns anos afastados da universidade, para retomar sua formação e fomentar a vertente da não-dissociabilidade entre a teoria e a prática docente. As ações propostas neste subprojeto representam, no cenário educacional brasileiro, o estabelecimento de uma política fortemente enraizada no propósito de diminuir a lacuna nos processos de formação docente.

O Mestrado Profissional foi criado em 2012, a partir de uma demanda induzida pelo sistema nacional de pós-graduação que, cada vez mais, tem se preocupado com a melhoria da qualidade da formação dos profissionais da educação básica. O curso foi homologado pelo CNE através da Portaria MEC 1364, de 29/09/11, DOU de 30/09/11, seç.1, p.40.

Marca isso a implantação, em janeiro de 2009, da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, que atribuiu à Capes maior atuação sobre o fomento e avaliação dos cursos de formação docente. A Capes, através da Diretoria de Educação Básica, é responsável por um conjunto de projetos que promove a integração da educação superior com a educação básica, transformada em área estratégica do Plano Nacional de Pós-Graduação para o decênio 2011-2020.

O Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores funciona no Centro de Integração Acadêmica, um moderno complexo que integra o Centro de Educação e Centro de Ciências Sociais Aplicadas, localizado no campus I da Universidade Estadual da Paraíba. Podemos destacar como pontos fortes do Curso a experiência da UEPB em atividades de formação de professores, em cursos lato sensu, há mais de dez anos. Em sua primeira seleção, o Edital para 20 vagas obteve 310 inscritos, identificando uma ampla demanda por formação dos professores que atuam em diferentes segmentos da Educação Básica. Pautados no compromisso da formação docente, os dirigentes da UEPB e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa foram atendidos na solicitação para o aumento da oferta de vagas para o total de 30. Estas ações reforçam o compromisso da UEPB com a melhoria da qualidade na educação.

O fato de o PPGFP ter articulado e impactado, em 2012, os sistemas de ensino locais, a partir da inserção de três dezenas de professores no programa, representando diversas demandas da região, demonstra uma tendência forte no sentido de cumprir seus objetivos e avançar na consolidação das metas da proposta inicial. O que implica tornar o PPGFP referência fundamental, sobretudo, às políticas de educação continuada de professores das redes estaduais e municipais em âmbito regional.

Atualmente, o PPGFP possui 22 trabalhos defendidos e 09 com previsão de defesa para setembro de 2014. Os egressos, professores da Educação básica – do estado da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte – permanecem em contato com os grupos de pesquisa, atualizando suas produções acadêmicas e com possibilidades de ingressarem em programas de doutorado.

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