PPGCTA

PPGCTA

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental

Corpo Docente

Docentes Permanentes


Graduada em Física (Universidade Estadual da Paraíba-2007), Mestra em  Geofísica Espacial (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE-2010) ) e Doutora em Geofísica Espacial (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE-3013). Atualmente é professora do departamento de Física da Universidade Estadual da Paraíba. Atua na área de Geociências, com ênfase em Aeronomia, atuando principalmente no estudo da dinâmica da Mesosfera-Termosfera-Ionosfera utilizando medidas de instrumento e solo e a bordo de satélite. 

Graduado em Engenharia Química (Universidade Federal da Paraíba-1988), Mestre em Engenharia Química (Universidade Federal da Paraíba-1993) e Doutor em Engenharia Mecânica (Universidade Federal da Paraíba-2002). Atualmente é professor Doutor Associado-B da Universidade Estadual da Paraíba. Atua na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Transferência de Calor e Massa, Fontes Alternativas de Energia e Fotocatálise Heterogênea.

Graduado em Engenharia Química (Universidade Federal da Paraíba-1986), Mestre em Engenharia Química (Universidade Federal de Campina Grande-1989) e Doutor em Engenharia Mecânica (Universidade Federal da Paraíba-2002). Atualmente é professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba. Atua na área de Descontaminação Ambiental usando Processos Oxidativos Avançados, Processos de Adsorção e Modelagem Matemática e Simulação Computacional de Sistemas Ambientais.

Graduada em Engenharia Química ( Universidade Federal da Paraíba-1988), Mestre em Engenharia Química (Universidade Federal da Paraíba-1993) e Doutora em Engenharia Mecânica (Universidade Federal da Paraíba-2002). Atualmente é professora do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba. Atua na área de Saneamento Ambiental, Tratamento de efluentes, Controle Ambiental, com ênfase nos seguintes temas: Descontaminação Ambiental, Processos Oxidativos Avançados e Transformada Integral Generalizada(GITT).

Graduada em Ciências Biológicas (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Erechim-2003), Especialista em Ciências Ambientais-Interpretação Ambiental (2004), Mestra em Engenharia Ambiental (Fundação Universidade Regional de Blumenau-2006) e Doutora em Ecologia-Conservação e Manejo de Vida Silvestre (Universidade Federal de Minas Gerais-2012), Pós-Doutorado Bolsista CAPES-UFMG. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba. Atua na área de Ecologia, com ênfase, em Ecologia de Reservatórios e de Estuários, atuando principalmente nos seguintes temas: biomonitoramento, macroinvertebrados bentônicos, modelos preditivos e desenvolvimento de índices bióticos. 

Graduada em Engenharia de Materiais (Universidade Federal de Campina Grande-2008), Química Industrial (Universidade Estadual da Paraiba-2007), Licenciatura Plena em Química (Universidade Estadual da Paraiba-2011) e Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (Sociedade de Ensino Superior e Assessoria Técnica-2014), Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais (Universidade Federal de Campina Grande-2010) e Doutora em  Ciência e Engenharia de Materiais (Universidade Federal de Campina Grande-2014). Pós-Doutorado PNPD/CAPES (Universidade Federal de Campina Grande-2016). Atualmente é professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. Atua em diversas áreas da Engenharia (de Materiais, de Petróleo, Química, Ambiental, Sanitária e de Segurança do Trabalho). Com ênfase na área de processos avançados de separação por membranas (poliméricas, cerâmicas e híbridas), aplicadas no tratamento de águas e de sistemas microemulsionados, na dessalinização de águas salobras e salinas.

Graduado em Engenharia Civil (Universidade Federal de Campina Grande-2004), Mestre em Engenharia Civil e Ambiental na área de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Universidade Federal de Campina Grande-2008), Doutor em Engenharia Civil na área de Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos (Universidade Federal de Pernambuco- 2012). Professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidráulica, Hidrologia e Águas Subterrâneas, atuando principalmente nos seguintes temas: erosão, escoamento superficial, modelos, modelagem, hidraulica de poços, tratamento de água e bacias-hidrograficas.

Graduado em Licenciatura em Física (Universidade Estadual da Paraíba-1985), Mestre em Meteorologia (Universidade Federal da Paraíba-1995) e Doutor em Geofísica Espacial (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-2004). Pós-doutorado (Fakultät für Physik und Geowissenschaften/Institut für Meteorologie/Universität Leipzig-Alemanha-2016).  Atua na área de Geociências, com ênfase em Aeronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica da alta atmosfera, ondas atmosféricas, radar meteórico e luminescência atmosférica.

Graduada em Engenharia de Alimentos e Química Industrial pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre e Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba e MBA em Gestão Empreendedora e Inovação pela Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente é professora efetiva do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba. Atua na área de engenharia sanitária e ambiental, com ênfase em estudos experimentais e/ou modelagem computacional dos processos de secagem, adsorção e biodigestão, bem como no desenvolvimento de produtos com foco no meio ambiente.

Graduado em Engenharia Civil (Universidade Estadual do Maranhão-1974), Mestre em Engenharia Civil (Universidade Federal da Paraíba-1983) e PhD em Engenharia Civil (Leeds University-1990). Atualmente é Professor Associado B do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual da Paraíba. Atua na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Técnicas Convencionais de Tratamento de Águas, particularmente lagoas de estabilização e Gestão da Qualidade da Água.

Graduado em Engenharia Química (Universidade Federal da Paraiba-1980). Mestre em Engenharia Civil (Universidade Federal da Paraiba-1986), Doutor em Hidráulica e Saneamento pela EESC/USP-1997) e Pós-Doutoramento (PROCAD/CAPES/2007 entre as instituições parceiras MCTA/UEPB e DHS/EESC/USP -2012). Atualmente é Professor Associado B do DESA/CCT/ UEPB. Atua na área de  Processo de tratamento anaeróbio de resíduos sólidos orgânicos e de Tratamento físico, Químico e Biológico de lixiviado de aterro sanitário.

Graduada em Engenharia Química (Universidade Federal da Paraíba-1995), Mestre em Engenharia Química (Universidade Federal de Campina Grande-2008) e Doutora em Engenharia Química (Universidade Federal de Campina Grande-2012). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual da Paraíba do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. Atuando nas seguintes áreas de conhecimento: qualidade de águas naturais, tratamento de águas para consumo humano e industrial, dessalinização de águas, tratamento de efluentes, Biorremediação, saneamento ambiental e Biotecnologia das microalgas especialmente na geração de biocombustíveis. 

Técnico em Eletrônica (Escola Técnica Redentorista-1987), Graduado em Licenciatura Plena em Matemática (Universidade Estadual da Paraíba-1993), Graduado em Engenharia Civil (Universidade Federal da Paraíba-1996), Mestre em Engenharia Civil (Universidade Federal da Paraíba-2000), Doutor em Geotecnia (Universidade Federal de Pernambuco-2009) e  Especialista em Projetos, Execução e Controle de Estruturas e Fundações (Instituto de Pós Graduação e Graduação-2016), Atualmente é professor da Universidade Estadual da Paraíba. Atua na área de Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: fundações, solos expansivos, instrumentação de campo, geoestatística e estatística aplicada a Engenharia Civil, Resíduos Sólidos Urbanos(RSU) e Resíduos da Construção Civil (RCC).

Graduado em Química Industrial (Universidade Estadual da Paraíba-1998), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Universidade Federal da Paraíba-2000) e Doutor em Química (Universidade Federal da Paraíba-2005). Pós-Doutorado na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2009) e na Delft University of Technology (2015). Atualmente é Professor Associado B (Dedicação Exclusiva) do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba. Atua na área Tratamento químico de efluentes, Tratamento biológico de resíduos e identificação de micro poluentes orgânicos presentes no ambiente e em efluentes de sistemas de tratamento.

Docentes Colaboradores


Graduado em Engenharia Química (Eindhoven University of Technology-1968), Mestre em Engenharia Química (Eindhoven University of Technology-1971), Doutor em Engenharia Civil (University Of Cape Town-Africa do Sul-1981) e Pós doutorado em Engenharia Ambiental (Universidade de Wageningen-Holanda-1991). Atualmente é professor da Universidade Federal de Campina Grande. Atua na área de Engenharia Ambiental e Sanitária, com ênfase em Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas Residuárias, atuando principalmente no tratamento de esgoto pela via anaeróbio (UASB) e pela via aeróbia (lodo ativado).

Graduada em Bioquímica (Universidade Nacional de Tucumán-1974), Mestra em Microbiologia e Imunologia (Universidade Federal de São Paulo-1984) e Doutora em Ciências Biológicas -Microbiologia Ambiental (Universidade de São Paulo-1995). Professora Titular da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB, Departamento de Ciências Biológicas, CCBS. Atua na área de Microbiologia Ambiental e Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Qualidade Microbiológica do Ar, das Águas (superficiais, subterrâneas e de chuva) e do Solo.

Graduado em Ciências Biológicas (Universidade Estadual da Paraíba-1989), Mestre em Botânica Cryptogâmica (Universidade Federal de Pernambuco-1996) e Doutor em Ecologia e Recursos Naturais (Universidade Federal de São Carlos-2002). Professor Associado da Universidade Estadual da Paraíba. Atua  na área Ambiental com ênfase em  elucidar aspectos limnológicos, mecanismos de funcionamento e gestão da bacia hidrográfica do Rio Paraíba e da biodiversidade aquática com ênfase em Cianobactérias e processos de eutrofização em açudes do Semiárido.

Graduado em Meteorologia (Universidade Federal da Paraíba-1981), Mestre em Meteorologia (Universidade Federal da Paraíba-1988) e Doutor em Recursos Naturais (Universidade Federal da Paraíba-1997). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual da Paraíba e Pesquisador da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba. Atua na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Temperatura do dossel, Reflectância, Índice de vegetação, Índice de área foliar.

Graduada em Ciências Biológicas (Universidade Estadual da Paraíba-1990), Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Universidade Federal da Paraíba-2000) e Doutora em Recursos Naturais (Universidade Federal de Campina Grande-2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual da Paraíba. Atua na área de Biologia Geral, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, resíduos sólidos, educação ambiental, catadores de materiais recicláveis e gestão integrada de resíduos sólidos.

Docentes Visitantes