O Mestrado em Literatura e Interculturalidade tem sua estrutura organizada em dois anos. O primeiro ano é dividido em dois semestres, dedicado ao cumprimento dos créditos em disciplinas. O segundo ano é dedicado à elaboração da dissertação. As atividades são desenvolvidas durante a semana, nos turnos manhã e tarde. O número de créditos é de 30, sendo 24 em disciplinas e 6 na dissertação. Cada crédito corresponde a quinze (15) horas de aula teórica ou atividades equivalentes.
Estrutura dos Cursos
MESTRADO
DOUTORADO
O Doutorado em Literatura e Interculturalidade tem sua estrutura organizada em quatro anos, sendo modular semestral, totalizando um mínimo de 06 (seis) semestres correspondentes a 12 (doze) créditos de disciplinas, 12 (doze) créditos de seminários e 24 créditos de Tese. Cada crédito corresponde a quinze (15) horas de aula teórica ou atividades equivalentes. As atividades são desenvolvidas durante a semana, nos turnos manhã e tarde.
ESTRUTURA DO PROGRAMA
Área de concentração: Literatura e Estudos Interculturais
Linhas de Pesquisa
- Literatura, Memória e Estudos Culturais: Estudo do texto literário observando como este veicula formações identitárias, sobretudo de gênero, etnia e classe social, bem como experiências de vida e memória, individual e coletiva, refletindo sobre as relações de poder implicadas em tais formações, com especial interesse pelas formas de diálogo entre as literaturas erudita e popular.
- Literatura e Hermenêutica: Estudo do texto literário em suas complexas relações com outros saberes, tais como o mito, a religiosidade, a psicanálise e a filosofia, visando compreender como os diversos gêneros da poesia, da narrativa e do drama representam estas relações e a busca pela compreensão da condição humana nestes saberes.
- Literatura Comparada e Intermidialidade: Estudo das relações entre diferentes literaturas, das formas de diálogo numa mesma tradição literária nacional e das interações entre literatura e outras artes e literatura e outras mídias, bem como entre as culturas erudita, de massa e popular.