PROFMAT

PROFMAT

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Mais de seis mil professores são mestres pelo ProfMat

17 de maio de 2022

Criado em 2011, o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat) já titulou 6.474 professores atuantes em salas de aula na educação básica. A CAPES ressalta a iniciativa neste Dia Nacional da Matemática, 6 de maio. O curso é ofertado em todo o País por uma rede de 106 instituições associadas e tem, hoje, 2.670 alunos matriculados.

Um desses milhares de mestres é Gleison Silva, ex-aluno do ProfMat pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor em Fortaleza (CE), ele desenvolveu um projeto em que usava tirinhas de quadrinhos para ajudar no ensino da disciplina em sala de aula. O tema virou trabalho de conclusão do curso e o educador venceu, em 2021, o 33º Troféu HQMIX, o “Oscar dos quadrinhos” no Brasil, na categoria Dissertação de Mestrado.

“O ser humano é, essencialmente, um ser matemático, mas muitas vezes o pessoal se distancia da matemática, diz que ‘não é para mim’”, lamenta Gleison. “E o quadrinho tem esse aspecto lúdico, de usar a imagem, usar as cores, de transportar as crianças, os adolescentes, os jovens para um mundo fictício, imaginário, por vezes de fuga da realidade”, explica o autor da dissertação Matemática básica em quadrinhos: algumas aplicações das HQs em sala de aula.

Viviane Oliveira, coordenadora nacional do ProfMat e pesquisadora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), observa que o Programa é desenvolvido de forma pensada por educadores. “O ProfMat vem de uma demanda dos próprios professores. É uma longa experiência, desde 2011, de entender o que eles precisam. Quando se vê os depoimentos dos professores e das direções escolares, é de se admirar a diferença que o mestrado faz”, afirma.

Para ler a matéria completa acesse: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/mais-de-seis-mil-professores-sao-mestres-pelo-profmat#:~:text=Criado%20em%202011%2C%20o%20Programa,da%20Matem%C3%A1tica%2C%206%20de%20maio