Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional divulga edital de seleção (ENA 2022) com oferta de 20 vagas

26 de agosto de 2021

Estão abertas, de 08 de setembro de 2021 até às 17h, horário oficial de Brasília, do dia 25 de outubro de 2021, as inscrições para o Mestrado Profissional em Matemática da Rede Nacional (PROFMAT), com 20 vagas ofertadas para a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A inscrição é para a realização do Exame Nacional de Acesso, para ingresso no PROFMAT em 2022, e será realizada via internet, na página https://www.profmat-sbm.org.br/.

No ato do preenchimento do formulário eletrônico de inscrição, o candidato deverá informar os dados pessoais de identificação e de contato, os dados da sua formação acadêmica de graduação, da sua atuação profissional e selecionar a Instituição Associada e o campus da Instituição onde pretende realizar o Exame Nacional de Acesso.

O Exame consistirá numa prova presencial que será realizada no dia 04 de dezembro de 2021, com duração máxima de 3 (três) horas, iniciando-se às 14h e com término às 17h (horário oficial de Brasília). Em razão da pandemia da Covid-19, caso as autoridades sanitárias locais ou regionais ou órgãos superiores da Instituição Associada verificarem a impossibilidade de realização da prova presencial no dia 04 de dezembro de 2021, a prova será adiada para o dia 08 de janeiro de 2022, das 14h às 17h. No caso da impossibilidade da aplicação da prova na Instituição Associada nos dias 04 de dezembro de 2021 e 08 de janeiro de 2022, será efetuado o cancelamento da inscrição do candidato com a devolução do valor da taxa de inscrição.

Poderão inscrever-se no exame, professores em exercício da docência de Matemática no ensino básico das redes pública e privada, portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área, respeitando-se as normas de cada Instituição Associada.

O PROFMAT é um Programa de Mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O programa tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada relevante para o exercício da docência na Educação Básica, especialmente a professores de escolas públicas que buscam aprimoramento da formação profissional. Este Mestrado foi recomendado pela CAPES, é reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e validado pelo Ministério da Educação com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado). Informações completas sobre este mestrado podem ser encontradas na página do PROFMAT.

Para demais informações, confira o edital clicando aqui.