Histórico
O PPGLI surge como tal em 2006, com a criação do Mestrado em Literatura e Interculturalidade, embora as ideias embrionárias do projeto reportem a 1996, quando se cogitou a criação de um curso de pós-graduação stricto sensu que, então, pudesse atender à demanda, no interior da PB, pela formação de mestres nas duas subáreas fundamentais da formação em Letras, isto é, Linguística e Literatura. Tal processo de criação, que tem como base a participação inicial de docentes que atuavam no Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade, deixa suas marcas na história do PPGLI, especialmente na configuração da linha de pesquisa de Literatura, Memória e Estudos Culturais, que ainda hoje é uma das que congrega o maior número de docentes e de trabalhos de conclusão defendidos no programa. Com a aprovação do curso de Doutorado, em 2011, o PPGLI assume, pois, sua configuração atual, constituindo-se, de fato, num programa de pós-graduação, não mais apenas num curso de Mestrado.
Hoje o programa conta com três linhas de pesquisa – Literatura, Memória e Estudos Culturais; Literatura e Hermenêutica; e Literatura Comparada e Intermidialidade – cuja abrangência acolhe trabalhos voltados para os estudos literários e suas interfaces com outras artes e áreas do conhecimento. Desse modo, a configuração do programa tem ampla aderência aos estudos literários, ao mesmo tempo em que se mostra atenta às dinâmicas contemporâneas da área, de modo a contemplar estudos em teoria e crítica literária, literaturas vernáculas e estrangeiras, estudos comparatistas e abordagens interdisciplinares e transdisciplinares capazes de dialogar com as diversas problemáticas do âmbito dos estudos literários e interculturais, contemporaneamente, em meio às reconfigurações da própria literatura e das Humanidades.
Considerando-se o ano de 2011 como baliza, o PPGLI conta atualmente com cerca de 250 dissertações e teses defendidas, o que mostra seu trajeto de crescimento e consolidação. Há que ressaltar, nesse sentido, que o programa é o único voltado centralmente aos estudos literários situado no interior do Estado da Paraíba, já que outros existentes são voltados para os estudos da linguagem, do ensino e da literatura, sem que a tomem como objeto de sua especificidade. O programa responde, também, a uma demanda de interiorização da pós-graduação nos estudos literários na Paraíba, atendendo não só um público-alvo oriundo do próprio estado, mas também de estados circunvizinhos e, mesmo, de outras regiões do país.
Do ponto de vista de seu funcionamento, o programa conta hoje com 19 docentes permanentes. Do total, 17 são docentes efetivos da própria UEPB, provenientes de diferentes campi e departamentos da instituição. Atualmente, o PPGLI conta com 1 bolsista de Produtividade do CNPq e 1 bolsista de produtividade institucional UEPB.