Ementas e Bibliografias

DISCIPLINAS ELETIVAS DO MESTRADO

Carga horária: 45 horas

Ementa: Apresentação crítica de representativos escritores e ensaístas do Nordeste, postos em diálogo com seus pares de outras regiões do Brasil.

Bibliografia

BHABHA,Homi K.. O local da cultura. Belo Horizonte:UFNG, 1998,

PELIZZOLI, Marcelo (Org.). Cultura de Paz: a alteridade em jogo. Recife:Editora da UFPE, 2009, p.123-151.

BOURDIN,Alain. A questão local. Trad. Orlando dos Reis. Rio de Janeiro: DP&A, 2001

COUTINHO, Afrânio et al. A Literatura no Brasil: relações e perspectivas.  4. Ed, revista e ampliada. V. VI. Rio de Janeiro: Global Editora, 1997.

COSTA LIMA, Luiz. Mimesis e Modernidade. Rio de Janeiro: Graal, 1980

GULLAR, Ferreira. Cultura posta em questão. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.

LAUERHASS, Ludwig; NAVA Carmen (orgs). Brasil: uma identidade em construção. São Paulo: Ática,2008

ALBUQUERQUE, Durval. A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez, 1999.

RAMALHO de Farias, Sônia LuciaO sertão de José Lins do Rego e Ariano Suassuna. Recife:UFPE, 2006.

WEFFORT, Francisco; SOUZA, Marcio.(Orgs.). Um olhar sobre a cultura Brasileira. Brasília: Ministério da Cultura, 1998.

Carga horária: 45 horas

Ementa: Estudo da produção literária  africana e afro-descendente, à luz de tópicos inerentes à configuração dessas literaturas, emergentes de sociedades pós-coloniais.

Bibliografia

ABDALA Júnior, Benjamin. De vôos e ilhas: literaturas e comunitarismos. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

AUGEL, Moema Parente. O desafio do escombro: nação, identidade e pós-colonialismo na literatura da Guiné-Bissau. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.

CHAVES, Rita; SECCO, Carmem; MACÊDO, Tânia (Orgs.). Brasil/África: como se o mar fosse mentira. São Paulo: Editora UNESP; Luanda, Angola: Chá de Caxinde, 2006.

CHAVES, Rita; MACÊDO, Tânia (Orgs.). Marcas da diferença: as literaturas africanas de língua portuguesa. São Paulo: Alameda, 2006.

FANON, Franz. Os condenados da terra. Tradução Eunice Albergaria Rocha e Lucy Magalhães. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2005.

HENRIQUES, Ana Lúcia de Souza (org.). “Tradução e Cânone: tradução e escritoras de origem Afro-Contemporâneas”. In: Feminismo, identidades, comparativismo: vertentes nas literaturas da língua inglesa. Rio de Janeiro: Ed. Caetés, 2003.  P. 102 – 110

LARANJEIRA, Pires. Literaturas africanas de expressão portuguesa. Lisboa: Universidade Aberta, 2007.

LEÃO, Ângela Vaz (Org.). Literaturas africanas de língua portuguesa. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2003.

TORRES, S. (org.). “Alice Walker e Toni Morrison: Duas Artistas na Vanguarda das Lutas Igualitárias”. In: Raízes e Rumos – Perspectivas Interdisciplinares em Estudos Americanos. Rio de Janeiro: 7Letras, 2001

Carga horária: 45 horas

Ementa: Diálogo entre o cânone artístico-literário e as rupturas introduzidas pela modernidade em suas diversas fases.

Bibliografia

AIJAZ, Ahmad. Linhagens do presente. Trad. Sandra Guardini T. Vasconcelos. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002.

AUERBACH, Erich. Dante, poeta do mundo secular. Trad. de  Raul de Sá Barbosa. Rio de Janeiro: Topbooks, 1997.

BARBOSA, João Alexandre. As ilusões da modernidade. São Paulo:  Ed. Perspectiva,  1998.

BOITANI, Piero.  A sombra de Ulisses. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2005.

COMPAGNON, Antoine. Os cinco paradoxos da modernidade. Trad. de Cleonice P. Mourão, Consuelo F. Santiago e Eunice D. Galléry.  Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1996.

IANNI, Octavio. Enigmas da Modernidade-Mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

MIRANDA, Wander Melo (Org). Narrativas da Modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

PAZ, Octavio. Os filhos do barro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2005.

RANCIERE, Jacques. La palabra muda: ensayo sobre las contradicciones de La literatura. Argentina: Eterna cadência: 2009.

ROUANET, Sérgio Paulo. Mal-estar na modernidade. 2001. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

Carga horária: 45 horas

Ementa Estudo das relações entre literatura, memória e testemunho, abordando obras que se propõem relatos históricos de grupos e escritas autobiográficas.

Bibliografia

ARCURI, J. G. Memória corporal: o simbolismo do corpo na trajetória da vida. São Paulo: Vetor, 2004.

BAUMAN, Z. A arte da vida. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BURKE, P. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru: Edusc, 2004.

FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

GOMES, A. de C. (Org.) Escrita de si, escrita da história. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

HALBAWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

LE GOFF, J. História e memória. 5. ed. Campinas: Ed. Da Unicamp,  2003.

MOTA, A. R, SALGADO, L. (Orgs.) Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008.

SELIGMANN – SILVA, M. (Org.) História, memória e literatura: testemunho na era das catástrofes. Campinas: Ed. Unicamp, 2003.

STUART – HAMILTON, J.  A psicologia do envelhecimento: uma introdução. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Carga horária: 45 horas

Ementa: Estudo de literatura de autoria feminina e gay. A teoria e a crítica literárias feministas. A teoria queer. Literatura, homoeroticidade e representação da subjetividade feminina e gay no texto literário.

Bibliografia:

BARCELLOS, José Carlos. Literatura e homoeroticidade. São Paulo: Dialogarts, 2006.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CASTELLO BRANCO, Lúcia; Brandão, Ruth Silviano. A mulher escrita. Rio de Janeiro: Lamparina, 2004.

LAURETIS, Teresa de. Théorie queer et cultures populaires: de Foucault à Cronenberg. Paris: La Dispute, 2007.

LIPOVETSKY, Gilles. A terceira mulher: permanência e revolução do feminino. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

LOPES, Denílson. Imagem e diversidade sexual: estudos da homocultura. São Paulo: Edições Nojosa, 2004.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

SALDUCCI, Pierre (dir.). Écrire gai. Québec: Éditions Internationales Alain Stanké, 1999.

SILVA, Antonio de Pádua Dias da; CAMARGO, Flávio Pereira (org.s). Configurações homoeróticas na literatura. São Carlos: Claraluz, 2009.

THOMÉ, Ricardo. Eros proibido: as ideologias em torno da questão homoerótica na literatura brasileira. Rio de Janeiro: Nova Razão Cultural, 2009

Carga horária: 45 horas

Ementa: Estudo da inseparabilidade da arte literária e do questionamento ético, tanto nas fases de concepção e execução quanto na de sua recepção.

Bibliografia

BRENNAND, Edna & MEDEIROS, W. (Org.). Diálogos com Jürgen Harbemas. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2006.

DI NAPOLI, Ricardo Bins di. Ética e compreensão do outro: A ética de Willhelm Dilthey sob a perspectiva do encontro interétnico.        Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000 (Coleção Filosofia,115).

HABERMAS, Jürgen. A Ética da discussão e a questão da verdade. São Paulo: Martins Fontes, 2004

HARE, R. M. Ética. Proposta e problemas. Tradução de Mário Mascherpe & Cleide Antônia Rapucci. Revisão técnica de Cezar Mortari. São Paulo: UNESP, 1998.

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento. A gramática moral dos conflitos sociais.  Tradução Luiz Repa.  São Paulo: Editora 34, 2003.

JOUVE,  Vincent. Poétique des valeurs. Paris: PUF, 2001

LÉVINAS, Emmanuel. Entre nós. Ensaios sobre a alteridade. Tradução de Pergentino Stefano Pivatto (Coord.). 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

MILLER, J. Hillis.  A ética da leitura. Ensaios 1979-1989. Tradução Fittipaldi & Kátia Orberg. Seleção de textos e revisão da tradução: Arthur Nestrowski. Rio de Janeiro: Imago, 1995 (Biblioteca Pierre Menard).

SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. Ética. Tradução de João Dell’Ánna. 26 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

SILVA, Franklin Leopoldo e. Ética e literatura em Sartre. Ensaios introdutórios. São Paulo: UNESP, 2003 (Biblioteca de Filosofia. Direção Marilena Chauí, 4).

Carga horária: 45 horas

Ementa: Mostrar que, nas malhas da literatura e da arte, se elabora junto ao ato de (re)criação um processo de simbolização e de mitização que envolve imanência e transcendência.

Bibliografia

BRUNEL, Pierre. Mythocrítique. Paris : PUF, 1992.

CHAUVIN, Danièle, André Siganos et Philippe Walter (Orgs.). Questions de Mythocritique. Paris: Imago, 2005. 372p.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. Lisboa:Editorial Presença,2001.

ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo:Perspectiva, 2007.

FLEURY, Cynthia (Org.). Imagination, Imaginaire, Imaginal. Paris: PUF, 2006.

LEGROS P, MONNEYRON F, RENARD J-B, TACUSSEL, P. Sociologia do imaginário. Porto Alegre, 2007.

RICOEUR, PaulO conflito das interpretaçõesPorto : RES Editora, 2007.

ROCHA PITA, Danièle. Perin. Iniciação à teoria de Gilbert Durand. Rio de Janeiro: Atlantica, 2005.

SABOT, Philippe. Littérature et sacré. In: Pratiques d´écriture, pratiques de pensée. Lille: Septentrion, 2001.

WATT, Ian. Mitos do individualismo moderno. Rio de janeiro :Jorge Zahar, 1997.

Carga horária: 45 horas

Ementa: Estudo das relações entre literatura e filosofia, do literário na obra filosófica ao filosófico no texto literário; de obras literárias com decisiva influência para o pensamento filosófico ao fazer do discurso filosófico forma literária.

Bibliografia

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

CASSIRER, Ernst. Antropologia Filosófica. São Paulo: Ed. Mestre Jou,1979.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche. Lisboa: Edições 70, 2009.

HEIDEGGER, Martin. A origem da Obra de Arte. Lisboa: Edições 70, 1990.

MACHADO, Roberto. O nascimento da tragédia. De Schiller a Nietzsche. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

MORETTI, Franco (org.). A cultura do romance. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

MORSON, Gary Saul/EMERSON, Caryl. Mikhail Bakhtin. Criação de uma Prosaística. São Paulo: Edusp, 2008.

NIETZSCHE, Friedrich. A filosofia na Idade Trágica dos Gregos. Lisboa: Edições 70, 2009.

NUNES, Benedito. Hermenêutica e Poesia. O pensamento poético. Belo Horizonte: UMFG, 2007.

SARTRE, Jean-Paul. A Imaginação. São Paulo: DIFEL, 1967.

Carga horária: 45 horas

Ementa: Estudo das relações entre textos literários e textos sagrados das religiões. Estudo da religião como origem do teatro e da literatura e das relações entre símbolo religioso e metáfora na constituição do texto literário.

Bibliografia

ALTER, Robert. A arte da narrativa bíblica. São Paulo: Companhia das Letras, 2007

AUERBACH, Erich. Mimesis. São Paulo: Perspectiva, 2004.

BLOOM, Harold. Jesus e Javé. Os nomes divinos. São Paulo: Objetiva, 2006.

BRANDÃO, Eli / MAGALHÃES (Org. et. All), Antonio. Deuses em Poética. Estudos de Literatura e Teologia Belém/Campina Grande: Eduep/Uepa, 2009.

CALASSO, Roberto. A literatura e os deuses. São Paulo, 2006.

DEBRAY, Régis. Deus. Um itinerário. São Paulo: Companhia das Letras, 2004

FRYE, Northrop. Código dos Códigos. A Bíblia e a Literatura. São Paulo: Boitempo, 2004

GROSS, Eduardo. Hermenêutica e Religião a partir de Paul Ricoeur. In: NUMEN, 1999, p. 20-39

LANGENHORST, Geog. Theologie & Literatur. Darmstadt: Wissenschaftilche Buchgesellschaft, 2005.

MAGALHÃES, Antonio. Deus no Espelho das Palavras. São Paulo: Paulinas, 2009, 2ª. edição.

MAGALHÃES. Antonio. Expressões do Sagrado. Reflexões sobre o fenômeno religioso. Aparecida: Santuário, 2008

MILES, Jack. Deus. Uma Biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

Carga horária: 45 horas

Ementa: Estudo de conceitos psicanalíticos suscetíveis de serem retomados criticamente na leitura literária, tendo como ponto de partida os processos de criação e motivação inconscientes na poesia e na ficção.

Bibliografia

BAYARD, Pierre. Peut-on appliquer la Littérature à la Psychanalyse? Paris: Minuit,2004.

BELLEMIN-NOËL, Jean. La psychanalyse du texte littéraire: introduction aux lectures critiques inspirées de Freud. Paris: Nathan, 2007.

FREUD, Sigmund. Conferências introdutórias sobre psicanálise. São Paulo: Imago, 2006, v. 1-3.

KAUFMANN, Pierre (Org.). Dicionário enciclopédico da psicanálise: o legado de Freud e Lacan. Rio der Janeiro: Jorge Zahar, 1996

KRISTEVA, Julia. As novas doenças da alma. Rio de Janeiro: Rocco, 2007. MARCHAL, Hervé. L´identité em question. Paris : Elipses, 2006.

LACAN, Jacques. Escritos. São Paulo: Perspectiva, 2003.

LECLAIRE, Serge. Psicanalisar. São Paulo Perspectiva., 1985

MEZAN, Renato. FreudA trama dos conceitos.São Paulo:Perspectiva, 2001

RIMMON-Kenan, Shlomith. Discourse, Psychoanalysis & Literature. London and New York: Methen, 1987.

Carga horária: 45 horas

Ementa: Estudo dos conceitos e formas do drama e das relações entre dramaturgia, teatro e encenação e teatro e tradução intercultural.

Bibliografia

BALME, Christopher B. The Cambridge introduction to theatre studies. New York: Cambridge University Press, 2008.

BENTLEY, Eric (org.). The theory of the modern stage. Londres: Penguin Books, 2008.

FERNANDES, Sílvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2010.

GUINSBURG, J.; FERNANDES, Sílvia (orgs.). O pós-dramático: um conceito operatório. São Paulo: Perspectiva, 2008.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.

NAVES, Maria Del Carmen Bobes (org.) Teoría del teatro. Madrid: Arco/Libros, 1997.

PAVIS, Patrice. O teatro no cruzamento de culturasTrad. Nanci Fernandes. São Paulo: Perspectiva, 2008.

ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral, 1880-1980. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

SARRAZAC, Jean-Pierre. O futuro do drama: escritas dramáticas contemporâneas. Porto: Campo das Letras, 2002.

SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

WILLIAMS, Raymond. Tragédia moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

Carga horária: 45 horas

Ementa: Análise das formas de absorção e problematização que a literatura faz da cultura tecnológica contemporânea, atentando para as especificidades das formas literárias na internet e no que elas implicam de novos processos de subjetivação.

Bibliografia

BEIGUELMAN, Gisele. Link-se: arte, mídia, política, cibercultura. São Paulo: Peirópolis, 2005.

DUBOIS, Philippe. Vídeo e teoria das imagens. In: Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

GREFF, Xavier e SONNAC, Nathalie. Culture web: création, contenus, économie numérique. Paris: Dalloz, 2008.

GUIMARÃES, Denise Azevedo Duarte. Comunicação tecnoestética nas mídias audiovisuais. Porto Alegre, Sulina, 2007.

LEMOS, André et al. Crítica das práticas midiáticas. Porto Alegre: Sulina, 2008.

LIPOVETSKY, Gilles e SERROY, Jean. L’écran global: culture-médias et cinema à l’âge hypermoderne. Paris: Seuil, 2007.

MACHADO, Arlindo. Pós-cinema: ensaios sobre a contemporaneidade. In: Pré-cinema & pós-cinema. Campinas: Papirus, 1997.

PLAZA, Julio & TAVARES, Mônica. Processos criativos com os meios eletrônicos: poéticas digitais. São Paulo: Hucitec, 1998.

SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da linguagem pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo: Iluminuras, 2001.

VILCHES, Lorenzo.. A migração digital. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

Carga horária: 45 horas

Ementa: Estudo das relações interliterárias numa perspectiva sócio-política, analisando obras que atentem diretamente para fatores culturais diversos no espaço e no tempo.

Bibliografia

ANGENOT, Marc et al. A Teoria Literária. Lisboa : Editorial Presença, 1992.

ASCROFT, R (Org.). Key concepts in Póstcolonial studies. London: Routledge, 1998.

BARDOLPH, Jacqueline. Études postcoloniales et littératures. Paris: Champion, 2002.

BHABHA,Homi K.. O local da CulturaBelo Horizonte: UFMG, 1998

BITANCOURT, Gilda Neves da Silva (Org.). Literatura comparada: teoria e práticaPorto Alegre: Sagra Luzzatto, 1996.

BRUNEL, P.; CHEVREL, Yves (Orgs.). Compêndio de literatura comparada. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

CASANOVA, Pascale. A república mundial das letras. São Psulo: Atelier Editorial, 2002.

GANDHI, Leela. Postcolonial studies. London: Methen,1995.

GILROY, Paul. Entre campos: nações, culturas e o fascínio das raças. São Paulo: Annablume, 2007.

PAGEAUX, Daniel Henry; MACHADO, Álvaro-Manuel. Da literatura comparada à teoria literária. Lisboa: Universidade Aberta, 2001.

SAID, Edward.W. Culture et imperialisme. Paris: Fayard, 2000.

SAN JUAN Jr, E. Hegemony and strategies of transgression: essays in cultural studies and comparative literature. Albany: State University of New York, 1995.

Carga horária: 45 horas

Ementa: Abordagem teórico-crítica da expansão da narratividade para as mídias contemporâneas, com especial interesse pela narrativa no cinema, na televisão e na história em quadrinhos.

Bibliografia

ECO, Umberto. Leitura de “Steve Canyon”. In: Apocalípticos e integrados. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.

GUIMARÃES, Denise Azevedo Duarte. Comunicação tecnoestética nas mídias audiovisuais. Porto Alegre, Sulina, 2007.

LEMOS, André et al. Narrativas midiáticas contemporâneas. Porto Alegre: Sulina, 2006.

LIPOVETSKY, Gilles e SERROY, Jean. L’écran global: culture-médias et cinema à l’âge hypermoderne. Paris: Seuil, 2007.

MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: SENAC, 2002.

MARTIN-BARBERO, Jésus; REY, Germán. Experiência audio-visual e des-ordem cultural. In: Os exercícios do ver. São Paulo: Editora SENAC, 2001, p. 21-64.

MOACY, Cirne. Imaginário e especificidade dos quadrinhos. In: Quadrinhos, sedução e paixão. Petrópolis: Vozes, 2000.

OLINTO, H. Krieger & SCHOLLHAMMER, Karl E.. Literatura e mídia. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2002.

PELLEGRINI, Tânia et al. Literatura, cinema, televisão. São Paulo: SENAC, 2003.

QUELLA-GUYOT, Didier. A história em quadrinhos. São Paulo: Edições Loyola, 1994.

VILCHES, Lorenzo. Narração hipertextual em literatura, cinema e televisão. In: A migração digital. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DO MESTRADO (das cinco, o mestrando precisará cursar pelo menos 3)

Carga horária: 60 horas

Ementa: Mostrar que a noção de interculturalidade se encontra concretizada na literatura mediante as formas de diálogo entre culturas e tradições diversas, implicando um pensamento e uma utopia da alteridade como fundamento do mesmo.

Bibliografia

ALBÓ, Xavier. Cultura, Interculturalidade, Inculturação. São Paulo: Loyola, 2005.

AMORIM, Marília. Dialogisme et altérité dans les sciences sociales. Paris: L´Harmattan,1996.

AMOSSY,Ruth (org). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2008.

BAKHTIN, Mikail. O discurso de Outrem. In: Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2002.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Rizoma. In: Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1995, v.1.

DURANTE, Daniel Castillo. Alteridade e reflexão intercultural. Revista Sociopoética. Campina Grande: EDUEP, 2007, v. 1.

GLISSANT, Édouard. Introdução a uma poética da diversidade. Juiz de Fora: Editora da UFJR, 2005, 174 p.

FARACO, Carlos Alberto et al. Diálogos com Bakhtin. Curitiba: UFPE, 2007.

DEMORGON, Jacques. Critique de l´interculturel. Paris: Anthropos, 2005.

JULLIEN,François. O diálogo entre as culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

KLESSING-REMPEL, Ursula (Coord). Lo próprio e lo ajeno: Interculturalidad y sociedad multicultural. México: Plaza  y Valdès, 1996.

Carga horária: 60 horas

Ementa: Estudo da tradução interartística numa perspectiva semiótica, confrontando o texto literário com outros sistemas de signos a partir de um conceito de tradução enquanto diferença e diversidade.

Bibliografia

ALMEIDA, Maria Cândida Ferreira de. Tornar-se outro: o topos canibal na literatura brasileira. São Paulo: Anablume, 2002.

CAMPOS, Haroldo de. A tradução como criação e como crítica. In: Metalinguagem e outras metas. São Paulo: Perspectiva, 2002.

DERRIDA, Jacques. Torre de babel. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

LOTMAN, Youri. La sémiosphère. Limoges: Pulim, 1999.

MACHADO, Irene (Org.). Semiótica da cultura e semiosfera. São Paulo: Annablume, 2007.

MARTINS, Márcia A. P. (Org.). Tradução e multiplicidade. Rio de Janeiro: PUC;Lucerna, 1999.

PELLEGRINI, Tânia et al. Literatura, cinema, televisão. São Paulo: SENAC, 2003.

PLAZA, Julio. Tradução intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2003.

RODRIGUES, Cristina Carneiro. Tradução e diferença. São Paulo: UNESP, 2000.

SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da linguagem pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo: Iluminuras, 2001.

VENUTTI, Lawrence. Os escândalos da tradução. Bauru: EDUSC, 2002.

Carga horária: 45 horas

Ementa: Estudo dos princípios metodológicos e formais do ensaio acadêmico que reflete acerca da obra artística.

Bibliografia

ARENAS CRUZ, M. E. Hacia una teoria general del ensayoconstrucción del texto ensayístico. Cuenca: Ediciones de La Universidad de Castilla La Mancha,1997.

BARTHES, Roland et al. Escrever para que? Para quem? Lisboa: Edições 70, 1982.

CALKINS, Lucy McCormickA arte de ensinar a escrever: o desenvolvimento do discurso escrito. Porto Alegre: Artmed, 2002.

CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras,

CERVERA,   Vicente et al. El ensayo como gênero  literário. Murcia: Universidade de Murcia, 2005.

COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007.

ECO, Umberto.  Interpretação e superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Ed. Loyola, 2005.

PERRONE-MOISES, Leyla. Texto, critica e escritura. São Paulo: Ática, 2001.

PICARD, Georges. Todo mundo devia escrever. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.

Carga horária: 60 horas

Ementa: Estudo da literatura nordestina que fundamenta processos de identidade e de cidadania em níveis regional e nacional.

Bibliografia

ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. A invenção do Nordeste. Recife: Massagana; São Paulo: Cortez, 1999.

ALMEIDA, G. G. de. Do Nordeste para o Brasil. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 1999.

ANDRADE, M. O. de. Cultura e tradição nordestina. João Pessoa: Idéia, 1997.

BAUMAN, Z. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BOSI, A. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BOSI, A. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

CANDIDO, A. Literatura e sociedade. 7. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1985.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1985.

CHARTIER, R. Cultura escrita, literatura e história. Porto Alegre: Artmed, 2001.

GOFFMAN, E. Estigma. 4. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1988.

Carga horária: 30 horas

Ementa: Estudo de temas e debates teórico-metodológicos avançados no cenário da crítica e da teoria literária.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DO DOUTORADO

(Créditos: 06 Carga Horária:  90)

Ementa:  Estudos comparados das literaturas do Brasil e de outros países, a partir das revisões teóricas empreendidas e do aspecto ético-político,  com destaque para as questões de gênero, etnia e as relações entre literatura e religião e literatura e sagrado, bem como questões

(Créditos: 06   Carga Horária:  90)

Ementa:  Estudo da obra artístico-literária como mediação intercultural, contemplando as relações entre mídia e literatura e o papel da literatura na discussão sobre interregionalidade e intercontinentalidade.