Histórico

Em 1996, o Departamento de Letras aprovou o projeto do primeiro Curso de Pós-Graduação strictu sensu, montado pela professora Drª Elizabeth Marinheiro. Foi inaugurado, no mesmo ano, o Mestrado em Leitura e Produção de Textos e Literaturas Marginais com duas áreas de concentração para formar mestres em Lingüística e Literatura, seis linhas de pesquisa e um corpo docente composto por doutores da própria IES e colaboradores de outras IES nacionais e estrangeiras. No entanto, o projeto não foi enviado para apreciação da CAPES devido a um erro grave de gestão que extinguiu o referido mestrado para priorizar uma proposta de curso interdisciplinar que, embora tenha sido enviado a CAPES, não foi recomendada. Ressalte-se, neste sentido, que os professores remanescentes MPTLM, juntamente com outros da Instituição, que foram concluindo seu doutoramento, engajaram-se no novo MESTRADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SOCIEDADE, e foram se concentrado em grupos de pesquisa, projetos nas referidas linhas de pesquisa, onde realizaram suas produções, orientações e ensino. Mostra disso é que nos últimos seis anos, 15 dissertações de mestrado foram defendidas na linha de pesquisa Estudos Culturais. O mesmo grupo, em 2003, organizou um Curso de Especialização em Literatura e Estudos Culturais, estando em sua terceira turma, contando já com 25 monografias defendidas. O projeto de Mestrado em Literatura e Interculturalidade retoma, amplia e moderniza as tentativas anteriores.
Partir da Literatura para estudar, comparativamente, as dificuldades de integração dentro daquilo que seria a cultura nacional das sub-culturas: mulheres, homossexuais, ameríndios, negros, não possuidor de bens e outras aglomerações microculturais, anteriormente dispersas e marginalizadas. Esperamos aprofundar, alargar, fazer conhecer, aqui e alhures, as especificidades culturais e formas de vida em evolução na Região Nordeste.

Relevância e impacto regional da formação dos profissionais:

Não existe uma proposta de conjunto na Região Nordeste, e quiçá no País, que, sistematicamente, focalize a atenção de discentes e docentes quanto à necessidade histórica, cívica e ética de uma mobilização intelectual em larga escala, em torno de uma cultura nacional que faça dialogar interculturalmente, via literatura, o popular e o erudito, a produção literária de/sobre Mulheres, Gays, Negros, Índios, Aidéticos, faixas etárias, de representantes das minorias sócio-econômicas, das instituições carcerárias, das pessoas que sofrem, de alguma forma, de deficiência e que, contudo, escrevem ou se expressam com uma finalidade estética sui generis. Pretendemos formar professores e pesquisadores que expandam o conhecimento das identidades e dos encontros interculturais, trazendo assim uma significativa contribuição para o desenvolvimento regional e nacional.

Caracterização da demanda a ser atendida:

Um dos objetivos desse projeto é atender às necessidades de uma grande quantidade de educadores que tem o seu acesso aos Mestrados em literatura na Paraíba e no Nordeste em geral dificultado. Além de atender docentes do Ensino superior, pessoas que cursam especializações, muitas vezes em condições precárias, que não lhes qualificam para ensinar com eficiência língua e literatura no ensino fundamental e médio, por falta de vagas nos poucos mestrados existentes. Além do mais, nos cursos existentes, a formação está voltada, quase totalmente, para a cultura erudita num ambiente indiferente aos problemas interculturais do Nordeste e do País.