Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional divulga edital de seleção (ENA 2021) com oferta de 20 vagas

19 de novembro de 2020

Estão abertas, de 19 de novembro até as 17h de 18 de dezembro, as inscrições para o Mestrado Profissional em Matemática da Rede Nacional (PROFMAT), com 20 vagas ofertadas para a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A inscrição é para a realização do Exame Nacional de Acesso, para ingresso no PROFMAT em 2021, e será realizada via internet, na página https://www.profmat-sbm.org.br/.

No ato do preenchimento do formulário eletrônico de inscrição, o candidato deverá informar os dados pessoais de identificação e de contato, dados da sua formação acadêmica de graduação, da sua atuação profissional e selecionar a Instituição Associada e o câmpus da Instituição onde pretende realizar o Exame Nacional de Acesso. O Exame constará de provas on-line e presencial e cada instituição se compromete a tomar todos os devidos cuidados sanitários e ações para evitar aglomeração. A prova remota acontece no dia 9 de janeiro, enquanto a presencial, está marcada para o dia 30 do mesmo mês.

Devido à excepcionalidade da atual pandemia, não havendo possibilidade de prova presencial, ela será substituída por prova discursiva on-line. Porém, os candidatos devem estar atentos a estas e outras informações contidas no edital e seu cronograma, que serão divulgadas pela instituição associada e pelo PROFMAT. Poderão se inscrever no exame, professores em exercício da docência de Matemática no ensino básico das redes pública e privada, portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área, respeitando-se as normas de cada Instituição Associada.

Sobre

O PROFMAT é um Programa de Mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O programa tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada relevante para o exercício da docência na Educação Básica, especialmente a professores de escolas públicas, que busquem aprimoramento da formação profissional. Este mestrado foi recomendado pela CAPES, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e validado pelo Ministério da Educação com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado). Informações completas sobre este mestrado podem ser encontradas na página do PROFMAT.

Para demais informações, confira o edital https://www.profmat-sbm.org.br/2020/11/16/edital-do-exame-nacional-de-acesso-ao-profmat-2021/.