PROFLETRAS

Mestrado Profissional em Letras

Trabalho desenvolvido no Câmpus III vence concurso promovido pela Universidade de Cambridge

17 de maio de 2019

Um trabalho desenvolvido por uma graduada e pós-graduada da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) venceu o concurso cultural “Move ELT Forward Beyond the Classroom”, promovido pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido. A professora Joana Paula Costa Cardoso e Andrade participou do concurso com o projeto “Produção de HQ nas aulas de Língua Inglesa”, desenvolvido quando atuou como docente supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no Câmpus III da Instituição, em Guarabira.

O projeto conquistou o primeiro lugar no concurso e, graças ao resultado, a professora ganhou uma viagem com passagem aérea e estadia de cinco dias para a cidade de Cambridge, na Inglaterra, a fim de participar do Better Learning Conference, um dos maiores eventos de ensino de Língua Inglesa do mundo. O concurso teve por objetivo mapear os projetos pedagógicos que expandem o ensino do idioma inglês, o que, segundo professora Joana, mostra que os professores estão a todo momento construindo e reinventando a educação no Brasil. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (15) e a viagem da vencedora acontecerá entre 30 de junho e 5 de julho.

Joana revelou que o projeto surgiu a partir da tentativa de tornar a aula de Língua Inglesa mais interessante, para que os alunos se sentissem mais motivados para estudar e aprender a produzir textos em Língua Inglesa. Com este objetivo e com a intenção de elevar a autoestima dos educandos, no sentido de revelar a capacidade que cada um possui de aprender uma nova língua, a docente fez a proposta de trabalhar com a leitura da obra Cinderella, com a posterior atividade de produção de um novo texto em Língua Inglesa a partir do uso de estratégias de tradução.

O passo seguinte foi a escolha dos personagens e cada aluno deveria representar um dos personagens da obra, com figurino específico, para a composição do livro a partir de material fotográfico. A atividade contou ainda com uma sessão fotográfica produzida na escola. No tocante aos resultados obtidos, Joana disse que o livro de Cinderella tornou-se um material interessante que não somente os seus alunos, como também alunos de outras turmas, podem ter acesso, assim como outros professores podem desenvolver atividades com ele.

“Dessa forma pude contribuir com o enriquecimento do acervo bibliográfico de minha escola. Com relação a construção de uma autoimagem positiva, consegui, realmente, desenvolver atividades que elevaram a autoestima dos meus alunos, que se perceberam capazes de ler em inglês, de escrever em inglês, de se perceberem na condição de alguém que escreve um livro”, comentou Joana Andrade.

A professora Joana Paula Costa Cardoso fez Graduação em Letras/Inglês no Centro de Humanidades, Câmpus III da UEPB, em Guarabira, cursou o Mestrado em Literatura e Interculturalidade no Câmpus I, em Campina Grande, e Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, como bolsista Capes, no Câmpus III, em Guarabira. Atualmente, ela é professora da rede estadual, na Educação Básica, e ensina na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benjamin Maranhão, no programa Escola Cidadã Integral (ECI).

Texto: Severino Lopes
Foto: Arquivo pessoal