PROFLETRAS

PROFLETRAS

Mestrado Profissional em Letras

PROFLETRAS REALIZA VII FÓRUM NACIONAL DE COORDENADORES DE UNIDADES

19 de dezembro de 2022

Coordenadores das unidades do PROFLETRAS das cinco regiões do Brasil estiveram reunidos na Universidade de São Paulo (USP) em São Paulo nos dias 14 e 15 de dezembro de 2022 para analisar o parecer de avaliação da quadrienal (2017/2020) emitido pela comissão de avaliação da CAPES bem como para realizar uma primeira autoavaliação do programa após o parecer da avaliação quadrienal e esboçar o planejamento estratégico com metas para os próximos dois anos.

A mesa de abertura foi com o Prof. Dr. Manoel Mourivaldo Santiago Almeida, Chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas – USP; Prof.ª Dr.ª Mara da Penha Casado Alves – Coordenadora Nacional do PROFLETRAS; Prof.ª Dr.ª Mariângela de Araújo – Coordenadora da unidade PROFLETRAS – USP; Prof.ª Dr.ª Ana Crélia Penha Dias – Representante da Região Sudeste no Conselho Gestor do PROFLETRAS e o Prof. Dr. Acir Mário Karwoski, coordenador nacional adjunto.

Na programação previamente agendada aconteceram três mesas de debates. A mesa 1, relacionada aos itens de avaliação da quadrienal 1.1 a 1.4 possibilitou uma síntese do parecer da comissão de área para o indicador PROGRAMA. Os mediadores dessa mesa foram os Professores Dr.ª Ana Crélia Penha Dias (CG / UFRJ) e Prof. Dr. Genivaldo Rodrigues Sobrinho (CG / UNEMAT). A mesa 2 tratou dos itens 2.1 a 2.5 relacionados à FORMAÇÃO e os mediadores foram as professoras Dra. Gianka Salustiano Bezerril de Bastos Gomes (CG / UFRN) e Profa. Dra. Rosane Garcia Silva (CG / UFAC). A mesa 3 tratou do IMPACTO NA SOCIEDADE (itens de avaliação da quadrienal 3.1 a 3.3). Os Mediadores foram os Professores Dr. Gilmei Francisco Fleck (CG / UNIOESTE) e Dr. Acir Mario Karwoski (CG / UFTM).

Em todas as mesas, a partir dos apontamentos pelos mediadores, houve debates entre os coordenadores com proposições de rumos a partir do relatório da avaliação quadrienal. Assim, partindo da avaliação do parecer, houve encaminhamentos para a constituição de comissão nacional de autoavaliação do PROFLETRAS; constituição da comissão para acompanhamento do preenchimento dos dados na plataforma SUCUPIRA; constituição da Comissão de avaliação do (des)credenciamento e/ou renovação de credenciamento de unidades e de docentes. Também foi formada uma comissão para organizar o III Congresso Nacional – 10 anos do PROFLETRAS em 2023, provavelmente na sede da Capes, em Brasilia, na segunda quinzena de agosto de 2023.

Além dos assuntos relacionados à gestão do programa e formação de comissões, foram tratados assuntos administrativos gerais da Secretaria Nacional, a realização do exame nacional de acesso em 2023, edital em andamento, bem como tratadas algumas demandas especificas dos coordenadores das unidades, especialmente sobre planos de trabalho e assuntos relacionados ao custeio das unidades.

Quem quiser conhecer mais sobre o PROFLETRAS pode acessar www.profletras.ufrn.br