Mestrado em Psicologia da Saúde da UEPB é aprovado pelo Conselho Técnico Científico da Capes

29/07/2014

A área de pós-graduação e pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) conquistou mais uma aprovação de mestrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes). O Conselho Técnico Científico do órgão aprovou o projeto de criação do Mestrado em Psicologia da Saúde, que passa a ser o 18º mestrado da Instituição com recomendação da Capes.

O mestrado é o primeiro da região Nordeste em Psicologia da Saúde. De acordo com o professor Edil Ferreira, um dos docentes que atuou na elaboração da proposta encaminhada à Capes,  a referida pós-graduação vai potencializar o desenvolvimento da formação acadêmica dos profissionais da Psicologia, inclusive atendendo a uma demanda reprimida existente, uma vez que no Nordeste não era ofertado, até agora, um mestrado em Psicologia da Saúde.

Segundo a professora Maria José Lima, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, esta conquista reflete o grande potencial do corpo docente da Universidade que, mesmo em meio a dificuldades atuais enfrentadas, consegue executar ações que contribuem para o desenvolvimento do Estado e do povo paraibano, fortalecendo o conhecimento e fomentando a Educação.

Com duas linhas de pesquisa – “Processos psicossociais e Saúde” e “Trabalho, subjetividade e saúde” – inicialmente o mestrado vai ofertar 18 vagas para formação de sua primeira turma. O edital do processo seletivo deve ser lançado até o mês de junho e as aulas terão início em agosto.