Workshop – Dia Nacional da Caatinga – 28 de Abril
Dia Nacional da Caatinga – 28 de Abril
No dia 28 de abril de 2023 o Programa de Pós Graduação em Ecologia e Conservação PPGEC e o Departamento de Biologia através do Laboratório de Ecofisiologia de Plantas da Caatinga, no âmbito do Projeto Restauração Ecológica e Ecodesenvolvimento do Bioma Caatinga (Emenda Impositiva ALPB 484/2022) apoiados em vários parceiros* estarão promovendo um Workshop onde serão apresentados palestras, discussões e discutidas pesquisas realizadas na Caatinga. O objetivo deste workshop é, segundo a coordenadora do evento, a professora pesquisadora da temática Dilma Trovão é “entre outros, reverenciar essa formação natural tão rica em biodiversidade e cultura quando comparada a outras áreas similares ao redor do planeta, além do que ex/estender (comunicar) ao público alvo constituído de graduandos de diversos cursos, pós-graduandos, pesquisadores, cientistas, admiradores, conservacionistas, leigos, gestores e órgãos de apoio, o que o Departamento de Biologia e o Programa de Pós Graduação em Ecologia e Conservação da UEPB estão construindo em conhecimento, cultura e educação a respeito deste ‘universo’ singular”.
Em conversa com a Professora Dilma Trovão do Departamento de Biologia e do PPGEC, estudiosa da Caatinga relatou que o evento trata a Caatinga numa perspectiva sistêmica e que na palestra de abertura o Professor Dr. Sérgio Lopes, que é Ecólogo e Filósofo, trará também uma abordagem filosófica sobre a importância da conservação dessa Formação Natural característica do semiárido brasileiro.
O evento ocorrerá em 28 de Abril no Auditório de Psicologia da UEPB, a partir das 8:00h. As Inscrições iniciam dia 05 de abril e será feita através do link:
Na programação do evento está prevista, além das palestras dos pesquisadores que trabalham com a Caatinga, a apresentação de trabalhos na forma de painéis e também oral. Os trabalhos na forma oral serão escolhidos pela comissão científica dentre os trabalhos inscritos. Os modelos para elaboração dos resumos e painéis estarão disponíveis no link: https://drive.google.com/drive/folders/176YIaiPrWdRrxZeqYM8NG6JkqFAiT6av
A professora Dilma Trovão nos disse que, além de acadêmicos, espera também a participação da comunidade em geral e que o evento, embora curto, apenas de um dia, terá outros grandes nomes da pesquisa na UEPB, além do Dr. Sérgio, como os professores Drs. Etham e Iranildo, reconhecidos nacional e internacionalmente nas suas áreas de atuação. A Dra Dilma ainda falou sobre a presença de Dani Trovão e Cícero do Acordeon na abertura do evento, referências culturais que farão uma apresentação temática, e aproveitou para pontuar sobre a qualidade da arte do evento criada por nosso colega do setor de mídia o Erivaldo Laurindo. “Ele soube captar a ideia do evento e o tema: Tema: A Caatinga somos nós: Dialogando saberes para conservar a existência dos seres do semiárido caatingueiro”.
Programação do Workshop- Dia Nacional da Caatinga
Tema: A Caatinga somos nós: Dialogando saberes para conservar a existência dos seres do semiárido caatingueiro
Apresentação (durante todo o dia) de painéis com trabalhos inscritos e aceitos pela Comissão Científica no hall do auditório de Psicologia
8:00 – 8:30 Apresentação musical (Dani Trovão & Cícero do Acordeon)
8:30 – 9:00 Abertura oficial-Autoridades
9:00 – 9:55 Palestra: Por quê conservar a Caatinga?Professor Dr. Sérgio de Faria Lopes
10:00- Parada para o cafezinho e apreciação dos trabalhos em painéis
10:30- 11:30 Palestra A Caatinga no PELD RIPA: integrando a conservação entre ecossistemas aquáticos e terrestres. Professor Dr. José Etham Lucena de Barbosa
11:30 – 12:00 Visualização dos Trabalhos em painéis
Intervalo para o Almoço
14:00-15:30 – Apresentação oral dos 03 (três) trabalhos premiados pela comissão científica do evento-divulgação dia 24 de abril.
15:30- Parada para o cafezinho e apreciação dos trabalhos em painéis
16:00: 17:00 Palestra de encerramento. Professor Dr. José Iranildo de Melo: Para não dizer que não falei das Flores: Panorama do Conhecimento sobre as Angiospermas da Caatinga.