EGRESSO DO PPGEC E DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS GANHA PRÊMIO EDUCADOR NOTA 10 EM 2022

17 de junho de 2022

O egresso do PPGEC, Linaldo Luiz de Oliveira, foi o ganhador do prêmio Educador Nota 10 do ano de 2022 (https://premioeducadornota10.org/), considerado o maior prêmio da Educação básica brasileira. Esse prêmio foi criado pela Fundação Victor Civita em 1998, e hoje conta com a parceria de mídia da Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho, além do patrocínio da SOMOS Educação e BDO, e o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, realizado pela Varkey Foundation, prêmio global de Educação.

Inicialmente foram selecionados 50 finalistas dentre os 2.500 inscritos nesta 24ª edição do prêmio, e seguidamente dentre os finalistas foram selecionados 10 vencedores do prêmio. Após uma nova defesa a banca de jurados, dentre os 10 é selecionado o educador do ano considerado o maior educador do país.

O grande vencedor de 2022 desenvolveu o projeto intitulado Um Ensaio Biocultural, e com contou com a participação dos alunos do 9º ano da EMEF Iraci Rodrigues de Farias Melo, localizada no município de Mogeiro/PB, com o objetivo de investigar as raízes culturais sobre a caça de animais realizada localmente. Os discentes utilizaram questionários construídos em sala e entrevistaram membros da própria família e comunidade. Seguidamente, trabalhando a interdisciplinaridade os alunos analisaram as respostas em conjunto com as aulas de matemática. Após a análise dos resultados, os discentes puderam discutir suas conclusões com o professor da UNIRIO, Dr. Elidomar Ribeiro, referência nacional na área de zoologia cultural.

Pra estimular os protagonismos dos alunos com a lista das espécies citadas pelas entrevistas, foram desenvolvidos pelos estudantes “Fakemons” animais fictícios autorais baseados nas franquias Pokémon, considerada uma das marcas mais lucrativas do mundo. Cada Fakemon criados pelos alunos recebeu uma ficha técnica com informações ecológicas baseadas nas espécies inspiração, bem como seus respectivos usos etnoecológicos. Todo esse material será utilizado para a criação de um ebook.