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Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Educação

Justificativa

Três aspectos têm sido evidenciados em torno do papel da filosofia no âmbito da educação: filosofia como processo de reflexão que pensa a educação e que busca sentidos ou significados para a ação educativa; filosofia como conteúdo necessário na formação dos educadores; filosofia como componente necessário na formação de crianças e jovens. Há, portanto, um aspecto fundamental da formação no trabalho filosófico, daí a necessidade de tornar este aspecto em eixo central da formação em nível de pós-graduação.

A pós-graduação lato sensu em filosofia da educação justifica-se, dentre outros motivos, pelos seguintes fatores: a) a crescente demanda pela formação de professores em filosofia, seja pela necessidade de qualificar os professores aprovados em concurso com a titulação em filosofia, seja para capacitar professores que atuam no ensino fundamental e médio sem a formação filosófica; b) o curso de filosofia da UEPB, após cinco turmas formadas, cria a necessidade de oferecer aos muitos egressos uma especialização que eles não encontrarão na Paraíba ou no entorno; c) o curso apresenta atualmente um corpo docente com formação em nível de doutorado que tem condições de atender à demanda por formação em nível de pósgraduação; d) o eixo temático-teórico em torno da educação está em sintonia com o
aprofundamento da formação filosófica nas licenciaturas.

O debate estabelecendo a relação entre teoria e prática que resultará numa práxis ontologicamente superior as formulações postas no campo da educação e da filosofia tornase o desafio preponderante desta pós-graduação no sentido de superar, por incorporação tanto as discussões anteriores quanto as estabelecidas neste momento.