Consuni aprova criação de novos cursos de Doutorado, Mestrado e Especialização para a UEPB

20 de outubro de 2014

Em reunião ordinária realizada nesta quinta-feira (31), no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Bodocongó, o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou por unanimidade a criação de mais um Doutorado, um Mestrado e uma Especialização para a Instituição. A reunião foi presidida pelo reitor Rangel Junior.

Inicialmente, foi aprovada a criação do Doutorado em Enfermagem do Programa Associado a Pós-Graduação. A proposta, relatada pela professora Célia Regina, agora será submetida a análise da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes). A PRPGP tem até o dia 5 de agosto para fazer o encaminhamento. O novo Doutorado deve ser implantado a partir de 2015 e atuará em três linhas de pesquisas. No total, serão abertas 15 vagas.

consuniOs conselheiros também aprovaram a criação do Mestrado em Geografia do Centro de Educação do Câmpus I. O mestrado da UEPB será o primeiro na área a ser implantado em uma cidade do interior do Nordeste, visto que dos 51 cursos espalhados pelo Brasil 12 estão na região Nordeste e funcionando nas capitais, segundo dados da Capes. Com duas linhas de atuação, o curso terá 15 vagas e vai funcionar a partir de março de 2015.

Também foi aprovada a implantação da Especialização em Etnobiologia, que funcionará no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) do Câmpus I. O curso será destinado a bacharéis em Ciências Biológicas, Agrária e da Terra, Naturais e Sociais. No total serão ofertadas 20 vagas. As aulas começam em outubro deste ano e se estenderão até outubro de 2015.

Pró-reitora de Pós Graduação e Pesquisa da UEPB, a professora Maria José Lima disse que a aprovação dos novos cursos lato e stricto sensu mostra o avanço e a consolidação da Pós-Graduação na UEPB. “Podemos dizer que estamos buscando o avanço dos programas de pós e a consolidação daqueles que já existem, a exemplo de Enfermagem, que foi muito bem avaliado e agora está caminhado para o Doutorado. Esta é a nossa meta: consolidar realmente a pós, que é nova na UEPB”, destacou.

Na mesma reunião, o Conselho Universitário também aprovou a proposta de criação do Núcleo de Arte e Cultura do Câmpus de Catolé do Rocha. O processo foi relatado pelo professor Joelson Pimentel, que destacou a importância do Núcleo para alavancar a cultura da região.