PROFLETRAS

Mestrado Profissional em Letras

Mestrado Profissional em Letras da UEPB realiza 5º Seminário Discente

14 de dezembro de 2018

Com o objetivo de promover um encontro para discutir o estágio das pesquisas e a estrutura do processo de qualificação dos mestrandos, foi realizado, de 6 a 7 de dezembro, no Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, o 5º Seminário Discente do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).

A abertura do evento foi marcada pela palestra “PROFLETRAS: da teoria à prática de sala de aula”, cujo debate ficou a cargo de egressos do referido Programa de Pós-graduação, que discorreram sobre suas experiências enquanto pesquisadores, bem como sobre a contribuição do mestrado para o aperfeiçoamento de suas práticas docentes. Durante os dois de atividades, foram apresentados os dados iniciais das pesquisas em desenvolvimento aos professores e estudantes do curso, como também aos participantes do seminário interessados na temática em foco.

O Seminário Discente do PROFLETRAS reuniu 19 projetos de pesquisa dos mestrandos da quinta turma do programa, vinculados à área de concentração “Linguagens e Letramentos” e subdivididos pelas linhas de pesquisa “Teorias da linguagem e ensino” e “Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes”. As apresentações se deram por meio de mesas redondas, compostas pelos orientadores e seus orientandos.

“A quinta edição do Seminário Discente consolida-se como um instrumento imprescindível para apresentar à comunidade acadêmica da UEPB, à comunidade escolar do ensino básico, às outras Unidades do PROFLETRAS e à sociedade, a pluralidade das pesquisas desenvolvidas no PROFLETRAS/UEPB – Campus III. Os frutos desses estudos trarão contribuições significativas para a educação básica, especialmente para o Ensino Fundamental”, relatou a coordenadora do PROFLETRAS/UEPB, professora Maria de Fátima de Sousa Aquino.

Simone Bezerrill/Ascom-CH