PPGPS

PPGPS

Programa de Pós Graduação em Psicologia da Saúde

Grupos de Pesquisa

Laboratório I


Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde e Subjetividade

Objetivo: Este grupo de pesquisas vem desenvolvendo pesquisas, assessorias e serviços. As pesquisas abarcam um leque teórico-metodológico pluridisciplinar buscando dar conta da complexidade das situações de trabalho envolvidas. Atualmente estão em desenvolvimento pesquisas com as seguintes temáticas: Sofrimento e Prazer no Trabalho; Análise da Atividade; Trabalho Precoce: Políticas Públicas de Saúde; Gestão e Competências Humanas; Mudanças nos Mundos do Trabalho do Trabalho e a Produção de Subjetividade.

Laboratório II


Grupo de Estudos e Pesquisa em Envelhecimento e Saúde (GEPES)

Objetivo: O Grupo existe desde 2005 e vem se consolidando através das pesquisas de Iniciação Científica, e aprovação em Editais de Órgãos de fomento. O grupo apresenta características multi e interdisciplinar aglutinando diferentes abordagens, mas ao mesmo tempo convergindo às produções de conhecimento. As linhas de pesquisa do grupo concentram-se em: Aspectos bio-psicossociais do envelhecimento; Representações sociais, envelhecimento e Saúde; e Saúde Mental. O grupo é composto por três pesquisadores e atualmente com dez alunos da graduação em psicologia e mais cinco ex-pibic que estão cursando cursos de mestrados em diversos programas de pós-graduação em Psicologia na capital do estado e em estados vizinhos. Atualmente o GEPES desenvolve pesquisas relacionadas ao estado de saúde mental de idosos em Campina Grande, PB.

  • Aspectos Bio-Psicossociais do Envelhecimento
  • Representações Sociais, Envelhecimento e Saúde
  • Saúde Mental

Laboratório III


Psicologia da Saúde

O trabalho do grupo de pesquisa em Psicologia da Saúde tem trazido várias contribuições ao campo do conhecimento científico, à medida que tem produzido pesquisas, em interface com a Psicologia Social e a Saúde Coletiva, que buscam compreender fenômenos relacionados aos processos de saúde e doença. As pesquisas desenvolvidas pretendem fomentar a área da Psicologia da Saúde e subsidiar práticas psicológicas, principalmente no campo das políticas públicas de saúde.

Laboratório IV


Vulnerabilidades e Promoção da Saúde

A partir dos pressupostos da Psicologia da Saúde e Social em interface com a Saúde Coletiva, analisa conteúdos e estratégias para a formação profissional em saúde e a realização de estudos que busquem subsidiar na formulação, implementação de estratégias ou planejamento de ações em promoção de saúde, utilizando diferentes perspectivas metodológicas. Este grupo existe desde 2009, desenvolvendo pesquisas e estudos em parcerias com diversas instituições e pesquisadores. Antes lotado na UFPB, o grupo passou a ser sediado na UEPB a partir de 2017.