Professor do PPGEC se destaca em ranking internacional de cientistas

9 de abril de 2015

Prof. RômuloO professor Rômulo Alves, do Departamento de Biologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que faz parte do quadro permanente do PPGEC,  teve seu trabalho reconhecido em ranking internacional de produção científica – o Cybermetrics Lab, da Espanha – no qual em um universo de cerca de 3 mil pesquisadores brasileiros ele obteve um fator H-Index que o colocou na 362ª posição nacional, com número significativo de publicações de alto impacto.

Este ranking é preparado com base em informações do Google Scholar e reúne milhares de pesquisadores do Brasil que se destacaram por sua produção científica. O ranking é organizado pela métrica “H-Index”, que avalia a produção científica do pesquisador e mede seu grau de impacto, através da citação dos artigos. Um bom fator H-Index indica que o pesquisador tem muitos trabalhos publicados e que vários desses trabalhos são de alto impacto.

Em nível regional, o professor Rômulo é o 13º pesquisador do Nordeste com maior produção científica de alto impacto e o segundo da Paraíba, tendo seus artigos citados em 3.596 publicações. Até o momento, o docente da UEPB publicou, em parceria com outros pesquisadores, um total de 156 artigos em revistas científicas nacionais e internacionais, além de ter editado e publicado vários livros e capítulos de livros.

Rômulo Alves é um dos editores-chefe da revista Ethnobiology and Conservation e faz parte do Corpo Editorial do Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine e da revista Amphibian & Reptile Conservation. Sua linha de pesquisa principal é a Etnozoologia e seus artigos abordam temas como uso e conservação de espécies animais, comércio de animais silvestres, etnoecologia, atividades cinegéticas e zooterapia.

O ranking

O webometrics é o maior ranking acadêmico de instituições de ensino superior do mundo. Desde 2004, a cada seis meses um levantamento independente sobre o exercício científico é realizado pelo Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol) para a informação multidimensional atualizada e confiável, fornecendo dados sobre o desempenho das universidades de todo o mundo, baseados em sua presença na web e impacto.

O objetivo original do ranking é promover a presença na web acadêmica, apoiando as iniciativas de acesso livre para aumentar significativamente a transferência de conhecimento científico e cultural gerado pelas universidades para toda a sociedade. Para atingir este objetivo, a publicação de rankings é uma das ferramentas mais poderosas e bem sucedidas para iniciar e consolidar os processos de mudança na academia, aumentando o comprometimento dos acadêmicos e da criação de estratégias de longo prazo extremamente necessárias.

Mais informações sobre o ranking podem ser acessadas no endereço eletrônico http://www.webometrics.info/en/node/102.

Secretaria do PPGEC | ASCOM-UEPB