PPGLI

Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade

Eventos

• Coloquio Internacional “Cidadania Cultural” é fruto do trabalho do Grupo de Pesquisa “Interações narrativas e Socialização” que objetiva fomentar pesquisas que tenham como foco as interfaces entre a literatura e as construções narrativas dos modos de socialização moderna e contemporânea. Para tanto, compreende a literatura numa grande extensão semântica e metodológica. Por um lado, aborda-a a partir da diversidade sociocultural que lhe é própria e que abarca suas vertentes erudita, de massa e popular, bem como relações de etnia, classe, gênero, nacionalidade e afins. Por outro, observa-a à luz de seus diálogos interartísticos e interculturais com o cinema, a fotografia, a pintura, a HQ, o vídeo analógico e digital, a música, enfim suas migrações para além do livro. A cada dois anos, em outubro, o grupo promove o referido na Universidade Estadual da Paraíba, no qual pesquisadores do grupo e convidados se reúnem para apresentar o resultado e/ou o andamento de suas pesquisas. Em 2011, o V Cidadania Cultural tem como tema: “O jovem nos espaços institucionais da modernidade: literatura e cultura erudita, popular e de massa”. (ver publicações anteriores)
  • Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades tem como objetivo central propiciar a troca de conhecimentos em áreas multidisciplinares em especial Literatura, Teoria da Literatura, Crítica Literária, Linguística, Cinema, História, Sociologia, Comunicação, Educação com a finalidade de levar não só aos professores universitários como também aos mestrandos, doutorandos e alunos dos cursos de graduação propostas teóricas vigentes e atualizadas no cruzamento de saberes nas áreas em questão. São também objetivos do evento: divulgar pesquisas realizadas no País nas referidas áreas do conhecimento; estimular e desenvolver a troca de conhecimentos entre professores e alunos a partir das conferências oferecidas; refletir sobre os lugares dos estudos de gênero e de sexualidades nas agendas contemporâneas. Mais informações no site: VII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidade