PROFLETRAS

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Mestrado Profissional em Letras

Projetos de Pesquisa

Projetos de Pesquisa desenvolvidos pelos docentes do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)


Aspectos sociolinguísticos e cognitivos da leitura e da escrita no ensino fundamental: marcas de oralidade, fluência e compreensão leitora.


Nome do docente: Maria de Fátima de Souza Aquino (fatimaaquinouepb@yahoo.com.br)

Disciplina(s) que atua no Profletras

  • alfabetização e letramento
  • Aspectos sociocognitivos e metacognitivos da leitura e da escrita

Linha de pesquisa vinculada ao PROFLETRAS

  • Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes

Linha de pesquisa vinculada ao grupo do CNPQ

  • Estudos de linguagens e implicações para o ensino

Resumo: Este projeto se insere na linha de Pesquisa do PROFLETRAS “Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes” e, buscando refletir sobre a articulação entre as abordagens sociolinguísticas e cognitivas da leitura e da escrita e o processo de letramento, tem por objetivo: a) investigar o desenvolvimento das habilidades metafonológicas de alunos do ensino fundamental; b) investigar a interação entre o desenvolvimento dessas habilidades e o processo de leitura e escrita, especialmente no que concerne à utilização das rotas de leitura; c) analisar o processo de decodificação de palavras na leitura e sua compreensão; d) avaliar o grau de fluência em leitura e suas consequências para a compreensão leitora; e) investigar a influência da oralidade na leitura e escrita, e em que medida as marcas dialetais interferem no desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos, f) analisar “erros” de leitura e escrita decorrentes da influência da fala do aluno e “erros” decorrentes do caráter arbitrário das convenções de escrita; g) analisar a interferência das variantes dialetais no processo de letramento dos alunos. O quadro teórico se constitui de pressupostos da Sociolinguística Variacionista, da Sociolinguística Interacional, da Sociolinguística Educacional e de uma abordagem cognitiva da leitura e da escrita.

Palavras-chave: Leitura. Escrita. Oralidade. Letramento. Ensino

Estudo da língua em uso: aspectos discursivos, cognitivos e pragmáticos


Nome do docente: Iara Ferreira de Melo Martins (iaramartins@yahoo.com)

Disciplina(s) que atua no PROFLETRAS:

  • Fonologia, variação e ensino

Linha de pesquisa vinculada ao PROFLETRAS:

  • Teorias da linguagem e ensino

Linha de pesquisa vinculada ao grupo do CNPQ:

  • Estudos de linguagens e implicações para o ensino

Resumo: Estudos voltados para os aspectos sociolinguísticos da língua, do ponto de vista qualitativo e quantitativo e suas implicações para o ensino. Busca verificar como a escola, no processo de ensino/aprendizagem, considera a diversidade linguística, cultural e social existente nesse espaço social. Envolve, ainda, análise e descrição funcionalista de fenômenos linguísticos no discurso oral e escrito, observando, nessas modalidades, as diversas ocorrências de construções formais com as respectivas funções discursivas.

Palavras-chave: Diversidade Linguística. Ensino-aprendizagem. Discurso oral e escrito. Fenômenos linguísticos.

Práticas de leitura e escrita na escola: gênero e interdisciplinaridade


Nome do docente: Edilma de Lucena Catanduba (edilmacatanduba@superig.com.br )

Disciplina(s) que atua no PROFLETRAS

  • Texto e ensino

Linha de pesquisa vinculada ao PROFLETRAS

  • Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes

Linha de pesquisa vinculada ao grupo do CNPQ:

  • Estudos de linguagens e implicações para o ensino

Resumo: Este projeto de pesquisa intitulado “Práticas de leitura e escrita na escola: gênero e interdisciplinaridade” objetiva refletir sobre o ensino de leitura e escrita na perspectiva sociointeracionista. Partimos do pressuposto da língua como atividade social, cognitiva e situada historicamente. Como tal, ela é perpassada pela heterogeneidade de estilos, de registros, de sistema, posto que os sujeitos inseridos nas interações verbais são linguística e socioculturalmente heterogêneos. Assim compreendida a língua, pensamos o texto como (re)construção do mundo. Este “artefato sociohistórico”, longe de ser um amontoado de frases, articula-se ao discurso como realidade singular de interação-enunciação e realiza-se por gêneros textuais, os quais emergem nos contextos mais diversos das intenções comunicativas. Nestes, os conhecimentos oriundos de diferentes áreas do conhecimento mesclam-se e são veiculados por suportes específicos. Considerando que a escola é um espaço social, cujas ações não se restringem aos limites de seus muros, mas se ampliam para muito além deles, para as relações sociais, o projeto reúne pesquisas que se dedicam ao estudo da construção de sentido para os textos/discursos que circulam na escola e também fora dela.

Palavras-chave: leitura, escrita, gênero.

As concepções de linguagem e a constituição de estratégias metodológicas para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: “entre práticas possíveis e práticas efetivas”


Nome do docente: Juarez Nogueira Lins (junolins@yahoo.com.br)

Disciplina(s) que atua no PROFLETRAS:

  • Gramática, variação e ensino

Linha de pesquisa vinculada ao PROFLETRAS:

  • Teorias da linguagem e ensino

Linha de pesquisa vinculada ao grupo do CNPQ:

  • Língua portuguesa, ensino e interdisciplinaridade

Resumo: O ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa1, no país, tornou-se uma questão bastante discutida nas últimas décadas. Os estudos realizados evidenciam uma “crise”: dificuldades advindas de políticas públicas deficientes, da formação profissional precária e das dificuldades de convivência entre escola e avanços tecnológicos – diversificadas formas de informação/comunicação que hoje, extrapolam o espaço da sala de aula, dos livros, dos conteúdos e das estratégias didáticas centradas nestes “espaços de saberes”. Para atender essa “nova expectativa” a prática do (a) profissional de LP deveria ancorar-se em uma concepção de linguagem coerente com essa concepção de mundo pós-moderno, em constante mutação, mobilidade e integração (HALL, 2006). Entre esse cenário “ideal” e o “real” das escolas, levantamos os seguintes questionamentos: quais as “realidades efetivas” das práticas de linguagem2 desenvolvidas no ensino fundamental, nas escolas básicas? De que modo o sucesso ou insucesso dessas práticas estão articuladas às concepções de linguagem? De que modo esse projeto poderá contribuir para ampliar as possibilidades de práticas de linguagem já existentes nas escolas ou, contribuir para a construção de outras práticas? Acreditamos que ainda é possível encontrar muitos profissionais constituindo o ensino de LP na escola a partir de duas concepções de linguagem: expressão do pensamento e instrumento de comunicação, principalmente a partir da primeira. E, que mais raramente, o ensino de LP encontra-se pautado na perspectiva da linguagem-interação. Ao atrelar, atualmente, o ensino de LP aquelas duas concepções, o profissional de LP se afastaria das recomendações dos PCN: afastaria os alunos do convívio efetivo com práticas sociais de compreensão e produção de textos e de análise linguística, produtivamente e articulada às mudanças sociais. Aprofundar as discussões sobre as concepções de linguagem, articulá-las as teorias linguísticas e pesquisar as práticas de linguagem na aula de LP, nas escolas públicas, essas, seriam as contribuições desse Projeto de Pesquisa. Diante da necessidade de adequar o ensino de LP às novas demandas da pós-modernidade – a linguagem vista como um lugar de interação humana, objetivamos oportunizar aos (as) pós-graduandos (as): (i) a articulação entre as concepções de linguagem e as correntes da linguística3 (ii) uma discussão sobre as concepções da linguagem e a relevância destas na constituição de estratégias didáticas para o ensino de LP, no ensino fundamental II; (iii)a relação entre as concepções de linguagem e as práticas de ensino de LP vivenciadas por eles (as); (iv) construção de estratégias didáticas para trabalhar práticas de linguagem nas escolas envolvidas. Esta pesquisa/intervenção/interpretativa, qualitativa traz como referencial teórico as contribuições de Pêcheux (2000), Bakhtin (1997), Orlandi (1999), Labov (2008), Koch (2002), Hall (2006) entre outros.

Palavras-chave: Concepções de Linguagem. LP. Ensino Fundamental

Leitura e escrita: os objetos de aprendizagem nos contextos de apropriação tecnológica


Nome do docente: Rosângela neres Araújo da Silva (rneres@terra.com.br)

Disciplina(s) que atua no PROFLETRAS

  • Elaboração de projetos e tecnologia educacional
  • Ensino da escrita, didatização e avaliação
  • Estratégias do trabalho pedagógico com a leitura e a escrita

Linha de pesquisa vinculada ao PROFLETRAS:

  • Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes

Linha de pesquisa vinculada ao grupo do CNPQ:

  • Estudos comparados

Resumo: Os diversos contextos de ensino proporcionados pelas novas tecnologias representam um desafio para o docente, permitindo múltiplos olhares no desenvolvimento de estratégias com a leitura e a escrita. Antes da implementação dos objetos de aprendizagem, no ensino da Língua Portuguesa, o fenômeno da apropriação tecnológica se observava atípico e conflituoso, dificultando a inclusão de métodos de ensino inovadores na escola, métodos esses capazes de dinamizar competências específicas. Os novos letramentos mostram-se também relevantes ao conjunto de práticas sociais de linguagem das quais o aprendiz participa ativamente, através de atividades interativas e interpretativas. Neste sentido, os objetos de aprendizagem, definidos como recursos digitais que subsidiam o ensino da Língua Portuguesa, contribuem amplamente para essas atividades, pois asseguram a manutenção dos contextos linguísticos, ressignificando-os e tornando-os operacionais pela ampliação das competências. Assim, o objetivo principal deste projeto é compor objetos de aprendizagem capazes de oferecer suporte aos exercícios de leitura e de escrita, no ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, viabilizando o letramento digital, como forma de inclusão nas práticas educacionais e socioculturais, e desenvolvendo os procedimentos de intertextualidade baseados nos instrumentos multimodais que acompanham as inovações tecnológicas passíveis de serem implementadas nas escolas. Sua justificativa reside na observação e reflexão dos problemas levantados a partir do processo de apropriação tecnológica (ou de sua ausência), nas escolas públicas e, sobretudo, no ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Observa-se certa resistência ao contexto de apropriação simplesmente por desconhecê-lo ou por desconhecer as estratégias de leitura e de escrita que podem ser realizadas a partir dessa apropriação. Em outras palavras, muitos docentes ainda não passaram pelo processo de letramento digital necessário à compreensão da importância desse método de ensino e de sua implementação na escola. O suporte teórico engloba referências e metodologias acerca dos objetos de aprendizagem, multiletramentos, multimodalidade, novas tecnologias na escola e suas práticas textuais, que desenvolvam foco de análise voltado exclusivamente para a interação entre as práticas linguísticas e socioculturais.

Palavras-chave: Leitura e escrita. Apropriação tecnológica. Objetos de aprendizagem.

Leituras do texto literário no contexto escolar: estratégias e aplicabilidade da lei 10.639/03 na educação básica


Nome do docente: Rosilda Alves Bezerra (rosildaalvesuepb@yahoo.com.br)

Disciplina(s) que atua no PROFLETRAS

  • Leituras do texto literário
  • Literatura e ensino
  • Literatura infanto-juvenil

Linha de pesquisa vinculada ao PROFLETRAS:

  • Teorias da linguagem e ensino

Linha de pesquisa vinculada ao grupo do CNPQ:

  • Linguagem literária e ensino

Resumo: O projeto de pesquisa LEITURAS DO TEXTO LITERÁRIO NO CONTEXTO ESCOLAR: ESTRATÉGIAS E APLICABILIDADE DA LEI 10.639/03 NA EDUCAÇÃO BÁSICA investiga a aplicação e o cumprimento da lei 10.639/03 em relação à obrigatoriedade da inclusão do eixo temático relativo à literatura afro-brasileira nas salas de aula, conforme defendem os documentos oficiais da educação básica, cujos conteúdos são referentes à Cultura Afro-Brasileira ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística, Literatura e História do Brasil, desde as séries iniciais. A implantação da lei na educação nacional criou a relevante necessidade de produção de material didático específico, adaptado aos vários graus e às diversas faixas etárias da população escolar brasileira. Criar condições para o desenvolvimento de atitudes de respeito à diversidade é uma das responsabilidades das escolas durante toda a Educação Básica. Dessa forma, para o aluno aprender a valorizar o diferente, é necessário trabalhar a questão cotidianamente e não apenas em datas comemorativas. Nesse contexto, a proposta da pesquisa é estudar o texto literário, seja a partir da literatura infanto-juvenil, africana ou afro-brasileira, conhecendo as diferentes manifestações das relações entre religião, filosofia e vivência cultural, que estão inseridas nos diversos textos poéticos ou narrativos. Considerando esse tema e a perspectiva da lei federal busca-se analisar na literatura afro-brasileira, especificamente os textos literários de escritores/as da literatura infanto-juvenil, afro-brasileira e africana, especificamente publicações a partir do ano de 2003, com a publicação da lei, as narrativas possuem uma qualidade literária e trazem ilustrações que servem como espelhos para a construção da identidade afirmativa das crianças. Objetiva-se com esse projeto poder ampliar o acesso e contribuir para o aprimoramento de práticas e valores, que respeitem, reconheçam adequadamente e privilegiem a diversidade de experiências étnico-raciais nos sistemas de ensino. Para efetivação do projeto de pesquisa o campo de estudo incluem as análises de textos literários, no que diz respeito à representação da cultura negra no cumprimento da lei 10.639/03, e da implementação das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais. As análises literárias, observações e intervenções e, consequentemente, a exposição de conhecimentos referentes às narrativas literárias afro-brasileiras e infanto-juvenil constituem em elementos imprescindíveis para tratar a diversidade étnico-racial como um valor que deve estar presente no processo de ensino aprendizagem. Diante desse tema, busca-se destacar determinadas teorias e discursos relacionados à História, Cultura e Literatura africana e afro-brasileira, investigando sobre as questões étnico-raciais, literárias e culturais, a forma mais eficaz de aplicabilidade da Lei 10.639/03 nos currículos escolares da Educação Básica.

Palavras-chave: Literatura Afro-brasileira. Literatura Infanto-Juvenil. Lei 10.639/03. Literatura e ensino. Texto literário.

Literatura e História: interfaces e estudos de narrativas 

Nome do docente: Aldinida de Medeiros Souza

Disciplina(s) que atua no PROFLETRAS

  • Leituras do texto Literário, Literatura e Ensino

Linha de pesquisa vinculada ao PROFLETRAS:

  • Teorias Da Linguagem e Ensino

Grupo de pesquisa vinculado ao CNPQ:

  • GIELLus (UEPB)
  • GIEM (UFPB

Resumo: Os estudos de narrativas como novelas, contos e crônicas, mas, sobremaneira, a narrativa romanesca, interessam-nos por nos possibilitar as mais diversas reflexões que perpassam os Estudos Socioculturais pela Literatura, bem como as diversas temáticas dos Estudos de Gênero. Considerando, principalmente as relações entre Literatura e História, compreendemos que os estudos sobre as narrativas de ficção concorrem para uma revisão da História considerada oficial. Isto porque, nem sempre a ficção histórica foi assim compreendida, pois estas duas grandes áreas eram vistas como bastante distintas, encarando-se a historiografia como o domínio da factualidade e o romance histórico como o da ficcionalidade. Situação esta que ao longo do tempo foi-se modificando e hoje já apresenta um avanço a partir do qual a História passa a ser também tomada como uma narrativa e não mais uma verdade absoluta.

Leitura e ensino de literatura na perspectiva dos gêneros literários


Nome do docente: Maria Suely Da Costa (mscosta3@hotmail.com)

Disciplina(s) que atua no PROFLETRAS Leituras do texto literário

  • Literatura e ensino – literatura infanto-juvenil

Linha de pesquisa vinculada ao PROFLETRAS:

  • Teorias da linguagem e ensino

Linha de pesquisa vinculada ao grupo do CNPQ:

  • Linguagem literária e ensino

Resumo: O projeto se direciona pela investigação acerca do ensino de Literatura relacionando teoria e prática, tendo como foco a observância em relação ao que está sendo praticado em sala de aula ou a relatos de experiências que corresponderam, em alguma instância, às expectativas o professor, dedicado e envolvido com seu papel de multiplicador de conhecimentos no campo da literatura. Tem por foco a possibilidade de ensino pautado no estudo dos gêneros literários em apontar caminhos para uma mudança significativa no ensino de literatura na educação básica, podendo inclusive promover o gosto pela leitura literária entre jovens alunos, leitores em formação. Neste caso, o estudo do texto literário em suas diversas formas (prosa, poesia, drama, etc.) e temas (questões do cotidiano, religião, filosofia, vivência cultural, valores, identidades, experiências sociais, diversidades, dentre outros) devem ser tomados como objeto de referência no sentido de compreender as manifestações literárias como instrumento que tende a proporcionar o prazer da leitura lúdica e o entendimento da forma estética da linguagem, despertando o interesse e o gosto pela leitura literária em alunos, a partir de obras literárias de diversos gêneros da produção cultural local, nacional ou internacional (presentes ou não no cânone), em suas manifestações temáticas e formais, relacionadas às expressões culturais e indenitárias a partir de suas representações.

Palavras-chave: Ensino de literatura. Gêneros literários. Leitura.

 REGISTRO DE INTERLÍNGUAS & VARIAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA FONÉTICA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE LÍNGUAS 


Nome do docente: Leônidas José da Silva Junior (leonidas.silvajr@gmail.com)

Disciplina(s) que atua no PROFLETRAS Leituras do texto literário

  • FONOLOGIA, VARIAÇÃO E ENSINO

Linha de pesquisa vinculada ao PROFLETRAS:

  • TEORIAS DA LINGUAGEM E ENSINO

Linha de pesquisa vinculada ao grupo do CNPQ:

  • ESTUDOS DE LINGUAGENS E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO

Resumo: Revisão de conceitos fundamentais dos aspectos fonético-fonológicos. Estudo do sistema fonológico do Português Brasileiro em interface com a Sociolinguística; levando em conta a variação dialetal, a aquisição da linguagem oral e processo de letramento de alunos da educação básica. Verificar qual o posicionamento da escola, no processo de ensino/aprendizagem em relação à diversidade linguística, cultural e social bem como, contribuir com propostas teóricas que possam explicar os processos fonológicos que ocorrem nestas variações.

PALAVRAS-CHAVE: Aspectos fonético-fonológicos, Diversidade linguística. Ensino-aprendizagem, Aquisição oral, Letramento.