PROFLETRAS

Mestrado Profissional em Letras

PROFLETRAS recepciona 5ª turma do programa com palestra sobre “feminismo das palavras”

16 de março de 2018

“No feminismo das palavras: linguagem é ensino”. Esse foi o título da palestra que marcou, nessa quinta-feira (15), no Centro de Humanidades (CH), a aula inaugural da quinta turma do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado pelo Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira.

A palestra contou com a experiência da professora Tânia Lima, do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A docente, que atua na área de literaturas africanas em língua portuguesa, abordou, dentre outros tópicos, questões relacionadas à concepção de “hipercapitalismo” e ao modo com tal fenômeno interfere no contexto sociopolítico contemporâneo.

Os estudantes foram acolhidos pela coordenadora do programa, professora Fátima Aquino, que manifestou a alegria de recepcioná-los e destacou que a contínua formação de novas turmas revela o crescimento e o fortalecimento do Polo Guarabira. O evento também foi prestigiado pelo diretor do Centro de Humanidades, professor Waldeci Ferreira Chagas. Na ocasião, ele parabenizou o protagonismo do Departamento de Letras na implantação do mestrado profissional, além de enaltecer o papel desempenhando pelos docentes da referida pós-graduação em prol da qualificação da educação pública.

O PROFLETRAS é um curso semipresencial, com disponibilidade simultânea em nível nacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A UEPB, através do CH, é um dos três polos do estado e um dos 87 institutos de ensino superior do país que estabeleceram parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, instituição coordenadora do programa.

Texto: Simone Bezerrill

Fotos: Jarbelle Bezerra