Orientação e Coorientação

Os discentes do PPGSP deverão estar vinculados a um orientador durante todo o período do curso. Os orientadores serão definidos dentre os membros do corpo docente, estando devidamente credenciados e sendo aprovados pelo Colegiado. O número de orientandos de cada docente deverá respeitar as portarias e regulamentações estabelecidas pela Capes.

Aos docentes, cabe a responsabilidade de orientar o estudante na organização do respectivo plano de estudos; na definição e desenvolvimento de seu projeto de pesquisa e realização do Estágio Docência. Ele também é responsável por acompanhar e supervisionar todas as atividades do mestrando enquanto estiver no curso, avaliando, inclusive, seu desempenho.

Os estudantes do curso também podem ter coorientadores, desde que sejam aprovados pelo Colegiado do Curso após apresentação de justificativa. Caso haja necessidade de mudança de orientador, devem ser consultadas as normas no Regimento do PPGSP.

Ao docente ou estudante é facultada a solicitação de transferência de orientação, desde que haja anuência das partes e interesse de outro docente do PPGSP em assumir a responsabilidade pelo aluno. As solicitações, com a devida justificativa, devem ser encaminhadas ao Colegiado para deliberação. Ao longo do processo de transferência, o orientador continuará responsável pelo aluno até que outro docente assuma formalmente a orientação, o que ocorrerá logo após a deliberação do Colegiado.