PPGSP

PPGSP

Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública

Seleção e Bolsas

A seleção para ingresso no Curso de Mestrado do PPGSP é feita anualmente por meio de lançamento de edital do processo seletivo geralmente no mês de agosto ou início de setembro. Para obter informações, o candidato deve ler atentamente o edital porque nele são descritas todas as etapas e procedimentos para realizar a inscrição, provas e divulgação de resultados.

As provas são feitas geralmente em outubro e novembro, e o resultado é publicado em dezembro. O ingresso no curso ocorre em março do ano seguinte ao processo seletivo. A área da Saúde Pública é multidisciplinar, por isto, participam do processo seletivo profissionais formados em Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Odontologia, Ciências Biológicas, Biomedicina, Biotecnologia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Fonoaudiologia, Sociologia, dentre outras formações que tenham interesse ou experiência com a grande área da Saúde.

Na primeira fase do processo seletivo, a avaliação é feita por meio de uma prova de múltipla escolha e outra dissertativa, organizada pela Comissão Permanente de Concursos da UEPB. A segunda fase inclui análise de projeto de pesquisa, currículo e a trajetória acadêmica do candidato.

Atualmente, o PPGSP dispõe de apenas 14 bolsas de estudos de demanda social oferecidas pela Capes. Alguns docentes têm buscado outras fontes de fomento, obtendo três bolsas de estudo em chamadas da Capes de projetos multicêntricos, como os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT). A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ) criou seu programa de bolsas de estudos apenas em 2017, sendo o MSP contemplado com duas bolsas no edital.

Os estudantes interessados no processo seletivo devem ficar atentos às informações disponibilizadas no site especialmente nos mês de agosto, quando são publicadas informações sobre a seleção.