PPGSP

PPGSP

Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública

Bolsas

Em conformidade com normas das agências de fomento e legislações específicas da UEPB, a distribuição de bolsa e o acompanhamento dos bolsistas estarão a cargo da Comissão de Bolsa, indicada pelo Colegiado, constituída por no mínimo, três membros, tendo como presidente o Coordenador e deverá ser assegurada a representação discente, competindo-lhes:

  1. Selecionar os candidatos às bolsas, mediante critérios que priorizem o mérito acadêmico, comunicando à Coordenação Geral de Pós-Graduação da PRPGP os critérios adotados.
  2. Manter um sistema de acompanhamento do desempenho acadêmico individual dos bolsistas e do cumprimento das fases previstas nos respectivos planos de trabalho, em condições de fornecer, a qualquer momento, um diagnóstico da situação do trabalho dos bolsistas, em relação à duração das bolsas, para verificação pela PRPGP ou pela agência fornecedora da bolsa.

Para concessão de bolsa, exigir-se-ão do pós-graduando:

  1. Ser classificado no processo seletivo do PPGSP.
  2. Dedicação integral às atividades do curso.
  3. Quando possuir vínculo empregatício, estar liberado das atividades profissionais e sem percepção de vencimentos, salvo exceções estabelecidas pela agência de fomento.
  4. Realizar Estágio Docência de acordo com o estabelecido em legislação específica da UEPB.
  5. Não acumular a bolsa com qualquer modalidade de auxílio ou bolsa de outros programas de agências públicas de fomento, nacional ou internacional, ou empresa pública ou privada, excetuando-se as condições previstas pela respectiva agência;
  6. O aluno bolsista fica sujeito, também, às normas da instituição financeira que lhe outorga a bolsa.

A bolsa será concedida pelo prazo máximo de doze meses, podendo ser renovada, anualmente, até atingir o limite de 24 (vinte e quatro) meses para o curso de mestrado. Entre os critérios para renovação da bolsa, definidos pelo Colegiado, devem estar: a) Aprovação em todas as disciplinas e demais atividades acadêmicas, desenvolvidas no(s) período(s) anterior(es); b) Comprovação de desempenho acadêmico satisfatório e produção científica; c) Apenas discentes com tempo suficiente para a realização do Estágio Docente deverão ser apoiados com bolsas.

A bolsa será cancelada no caso de apresentação de documentação falsa ou desrespeito às normas estipuladas pelas agências de fomento. Por isto, é importante que o estudante tome ciência dessas regulamentações.