1º Encontro da Pós-Graduação em Saúde Pública da UEPB debaterá “Avaliação Quadrienal da Capes”

4 de outubro de 2019

No próximo dia 7 de outubro, será realizado, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o 1º Encontro do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Instituição. O evento tem como tema central “Avaliação Quadrienal da Capes” e suas atividades serão desenvolvidas das 8h30 às 17h, no Auditório 3 da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

O objetivo do Encontro é reunir a comunidade acadêmica, docentes e estudantes da referida pós-graduação, em um esforço de reflexão coletiva no sentido de estabelecer estratégias para melhoria e consolidação da avaliação do Programa da UEPB junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes). Neste primeiro evento, serão debatidos os processos de autoavaliação e planejamento estratégico.

Durante o período da manhã, será apresentada a nova ficha de avaliação dos programas de pós-graduação para que a comunidade conheça os critérios e indicadores utilizados pela Capes para avaliar o Programa. Dentre esses indicadores, um dos mais importantes é a organização curricular do curso e atualização das ementas de disciplinas. Outro indicador importante é a produção intelectual.

Uma inovação em relação aos processos anteriores, conforme os organizadores do Encontro, diz respeito à avaliação qualitativa dos programas, os quais terão de apresentar os “casos de sucesso”, que são projetos de pesquisa cujos resultados tenham impactado a sociedade ou fundamentado mudanças em políticas públicas de saúde. Ainda serão apresentados os resultados parciais desses indicadores em comparação com outros programas, utilizando dados que foram oferecidos pela própria Capes.

No período da tarde, docentes convidados do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Modelos de Decisão em Saúde, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), farão uma apresentação dos projetos de pesquisa em desenvolvimento e das ideias em relação ao planejamento estratégico e autoavaliação atualmente em debate em seus programas. Essa apresentação poderá fomentar futuras parcerias para desenvolvimento de projetos de pesquisa e/ou realização de eventos em colaboração. A partir dessas falas, serão debatidas estratégias que podem ser utilizadas pelo PPGSP/UEPB para melhoria dos seus indicadores.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (83) 3344-5301.

PROGRAMAÇÃO

• 8h30: Nova Fica de Avaliação dos Programas de Pós-graduação da área da Saúde Coletiva (Profa. Dra. Silvana Santos – Coordenação do PPGSP)
  • 9h45: “Coletinha” – Resultados parciais do PPGSP na Quadrienal (Coordenação do PPGSP)
  • 12h: Almoço