Palestras

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba convida a comunidade acadêmica para as palestras do Prof. Dr. Jorge Eduardo Douglas Price:

Pensamento latino americano e Introdução à Ciência Política:  El origem del termino republicano em Argentina”, dia 25/03, às 10h30,

“Vigilar y castigar en el siglo XXI: la criminalización de la migración, como parte de la guerra civil mundial”, dia 26/03, às 10h30.

Resumo

Vigiar e punir no século 21: a criminalização da migração, como parte da guerra civil global.
Abstract
Na apresentação se propõe analisar, a partir da concepção da teoria da sociedade de Niklas Luhmann e Raffaele De Giorgi, o fenômeno do tratamento das migrações em nível global, como parte do que Hanna Arendt e Carl Schmitt, sob diferentes perspectivas, denominaram de “guerra civil mundial”. Como propõe a autora supracitada, nota-se que essa guerra evidenciou a relação entre direitos e cidadania, e, acrescentamos, que nas fronteiras, especialmente dos países desenvolvidos, são implantadas uma série de ações de agentes estatais, paraestatais e privados, que chamamos de “parapenal”, porque eles importam um aumento da punitividade penal contra a migração, uma tanato política, em el dizer de Roberto Esposito, o que deu origem na literatura norte-americana (Stumpf; De Gênova) ao neologismo crimmigration ou crimmigration, destacando a progressiva fusão do direito penal com o direito migratório.

Republicanismo na Argentina: origem de um conceito
Abstract
A apresentação é baseada nas ideias de Koselleck sobre as variações históricas dos conceitos, e na teoria da sociedade de Niklas Luhmann e Raffaele De Giorgi; a partir daí, procura reconhecer as ideias centrais em torno das quais gira o termo republicanismo e a evolução que elas podem ter tido durante o que o autor chama de “construção” da Argentina como Nação. A análise vai de 1810, ano da “Revolução de Maio”, o primeiro evento da independência, até 1890, ano em que se pode considerar concluído o processo de criação daquele Estado (sem excluir algumas referências relevantes do início do século XX). A distinção proposta por Benjamin Constant, entre a liberdade dos antigos e a liberdade dos modernos, é tensionada e ressignificada pela análise da história argentina do século XIX.

Local: auditório do Câmpus V/CCBSA

Cidade: João Pessoa – PB

Formulário de inscrição: https://forms.gle/cQ8vcMu1EN7LydwM6

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba convida para a palestra “Saída Pressionada”, ministrada pelo Prof. Dr. Jayesh Rathod, da American University (AU), localizada em Washington, D.C.

Na palestra, o Prof. Jayesh Rathod propõe a discussão de uma categoria migratória que recebe pouca atenção: os cidadãos dos Estados Unidos que são obrigados a partir permanentemente do seu pais devido a condições de vulnerabilidade. Evitando o uso do termo genérico “expatriado”, o Professor Rathod argumentará que estes cidadãos dos EUA são descritos com mais precisão como “migrantes pressionados” que saem devido a maus-tratos com base na sua identidade, lacunas na rede de segurança social ou preocupações com a deterioração de condições socias e políticas nos Estados Unidos. Ao concentrar-se nestes migrantes, o Professor Rathod espera teorizar e fornecer um léxico para um subtipo de mobilidade humana que se situa entre a migração involuntária e a voluntária.

 

O Prof. Jayesh dirige a Clinica de Justiça do Imigrante, no Washington College of Law da AU, onde também ensina. Já esteve na UEPB em 2016, como Fulbright Scholar, quando ensinou cursos de Direito Migratório e Política Migratória Comparada. Tem artigos publicados em periódicos como Columbia Law Review, Yale Law Journal Forum e U.C. Irvine Law Review. Por ser fluente em Espanhol e Proficiente em Portugues, sua palestra não precisa de tradução.

Local: auditório do câmpus V

Cidade: João Pessoa – PB

Data: 12/03

horário: 14h

Inscrição até 11/03

Formulário de inscrição: https://forms.gle/td1fE4nCbMmvGAwQ6

Observação: serão emitidos certificados de 02 horas aula.

Divulgação de PALESTRA ONLINE sobre Conflito entre Israel e Palestina – CEPRIR

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais divulga palestra online “Entendendo o Conflito entre Israel e Palestina”, no canal do CEPRIR no YouTube, dia 14.10, às 15h.

Breve resumo:
“No último sábado, o grupo Hamas realizou um ataque multifrontal sem precedentes contra Israel, disparando milhares de foguetes enquanto dezenas de combatentes do Hamas se infiltravam na fronteira fortemente fortificada em vários locais e apanhando o país desprevenido num feriado importante.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou que Israel estava “em guerra” e apelou a uma mobilização em massa das reservas do exército. A contraofensiva israelense está em plena atividade, contando com alta capacidade tecnológica e militar.
O conflito israelo-palestino é um dos mais antigos e controversos do mundo. No fundo, é um conflito entre dois movimentos de autodeterminação – o projeto sionista judeu e o projeto nacionalista palestino – que reivindicam o mesmo território. Mas é muito mais complicado do que isso, com aparentemente todos os fatos e detalhes históricos, pequenos e grandes, litigados pelas duas partes e pelos seus defensores.
Mas como chegamos aqui e o que é preciso saber sobre este conflito? Qual é o verdadeiro papel jogado pela religião?
O CEPRIR convida todos para a live “Entendendo o Conflito entre Israel e Palestina: Religião, Território e Violência”, com Fernanda de Melo (USP/CEPRIR) e Felipe Vidal (UERJ/CEPRIR).
O evento ocorre no próximo sábado (14.10), às 15h, ao vivo no canal do CEPRIR no YouTube. Não perca!”
O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba convida para a palestra “Usurpação dos Futuros Como Práticas Securitárias”, ministrada pelo Prof. Dr. Samuel Alves Soares.

A indagação inicial, e de caráter existencial, é assim proposta: como um país com o Brasil, em conjunto com países latino-americanos, africanos e outros do Sul Global podem estabelecer parâmetros minimamente democráticos para configurarem suas formas de emprego de meios de força no campo da Segurança Internacional e da Defesa? Com qual finalidade? Com qual grau de autonomia? O campo de estudos sobre a Segurança Internacional diz respeito a uma ética da morte. Tal ética define quem morre, quem vive, como vive, como morre. E, mais ainda, trata de quem toma estas decisões. O argumento central é que as matrizes decisórias sobre a ética da morte estão localizadas em outros lugares, impostas de variadas formas, tornando-nos excessivamente dependentes dos interesses, valores, formas de concepção de mundo que não apenas nos são estranhas, como nos sequestram possibilidade de sermos sujeitos em sua plenitude. Sendo esta conclusão dura, dolorida, não quer significar a sucumbência, mas antes de tudo a busca por uma transformação radical de nossa condição de existência. Das matrizes, escolas, escolhas da Segurança Internacional decorrem políticas, decorrem práticas. Dentre as práticas impostas está a restrição do futuro, a extração do pensar e do sentir alternativos, em que as formas de violência e o uso da força devem ser enquadrar em modelos do Norte Global. A proposição de um único futuro, ou de poucos futuros, é uma prática securitária extremamente violenta. É uma prática de desfuturização. Para definirmos as ações que apontam para o futuro com base em nossa historicidade, com base em outras formas de viver, é preciso decolonizar a Segurança!

O professor Samuel Soares possui Pós-doutorado em Relações Internacionais pela Georgetown University, Washington, EUA e no Instituto Gutierrez Mellado, Madrid, Espanha. Doutorado e mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela mesma universidade. Professor Associado (Livre-Docente) da Universidade Estadual Paulista – UNESP -, professor do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP,UNICAMP, PUC-SP) do qual foi coordenador (2013-2021) e do curso de Relações Internacionais da mesma instituição. Pesquisador do Grupo de Estudos em Defesa e Segurança Internacional (GEDES/UNESP). Coordenador do Grupo de Elaboração de Cenários e Estudos de Futuro da UNESP.

Foi presidente da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) no biênio 2010-2012. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Relações Internacionais – ABRI – (2021-2022).

Coordenador Adjunto Acadêmico da Área de Ciência Política e Relações Internacionais da CAPES (2022-2026). Atua na área de Relações Internacionais, com ênfase em Defesa e Segurança Internacional, Integração Internacional, Conflito, Guerra e Paz. Coordenador da Rede Development, International Politics and Peace (CAPES-Print) da Unesp. Coordenador da Rede de Pesquisa em Autonomia Estratégica, Tecnologia e Defesa (PROCAD-DEFESA), É autor de ‘Forças Armadas e Sistema Político na Democracia’ e organizador de ‘Novas Ameaças: dimensões e perspectivas’ e ‘Forças Armadas, Defesa e Segurança Internacional’. Bolsista de Produtividade 2 pelo CNPq. Foi assessor da Comissão Nacional da Verdade.

Formulário de inscrições: https://forms.gle/7uq9Etbx7P29nzyb9

 

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais divulga a palestra: TERRORISMO NOS DIAS ATUAIS. Para maiores informações, acessar o link:https://www.sympla.com.br/evento/terrorismo-nos-dias-atuais/1743799

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais divulga a palestra O lado obscuro das relações internacionais: sexo, gênero e colonialidade.

A professora Xaman Korai,  da UFPB, ministrará a palestra intitulada: O lado obscuro das relações internacionais: sexo, gênero e colonialidade.
Minibiografia: Xaman Minillo é professora do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba. Possui doutorado em Política pela Universidade de Bristol (2022), onde pesquisou ativismos LGBTQ+ no Zimbábue como forma de construção de cidadania. Possui mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2011) e graduação em Relações Internacionais pela mesma (2008). Trabalhou como consultora em avaliação de projetos de Cooperação para o Desenvolvimento na Japan International Cooperation Agency (JICA). Atua principalmente nos temas ativismos LGBTQ, cidadania sexual, gênero e orientação sexual, feminismos, colonialidade, cooperação internacional para o desenvolvimento, relações internacionais africanas e Zimbábue. Busca contribuir para a promoção da igualdade de gênero na comunidade acadêmica como membro do grupo MulheRIs.
Data: 22/11/22
Horário: 14h às 17h
Link da palestra:  meet.google.com/rch-xdcg-wjq
O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais divulga a palestra
“EM DEFESA DO ELDORADO: competição internacional pela Amazônia Brasileira e Sul-Americana”,
ministrada pelo Prof. Dr. Bernardo Salgado Rodrigues.
Ela acontecerá no Auditório Pioneiros, Campus V, dia 16.11, às 17:30. Será fornecida declaração de participação de 03 h/a.
Para tanto, é necessário pré-inscrição até às 12h do dia 16.11 pelo email ppgri.ccbsa@setor.uepb.edu.br.
Breve resumo do tema da palestra:
“A Amazônia se apresenta como uma das últimas fronteiras de expansão do capitalismo mundial. Como uma área geopoliticamente estratégica para o crescimento da economia mundial, constitui um espaço vital do século XXI. Assim sendo, inúmeros são os desafios dos países amazônicos: no plano doméstico, se apresenta a questão da sua “ocupação e integração” com a efetiva presença do Estado; no regional, a integração com os países vizinhos sob a máxima de “integrar para não entregar”; no internacional, a problemática da histórica disputa pelos seus territórios com o binômio “soberania ou internacionalização”.
Os fatos citados denotam a importância de uma estratégia para a Amazônia Brasileira, haja vista que novas modalidades de guerra e disputa se encontram cada vez mais presentes. Esta preocupação, tão recorrente nos países centrais do sistema internacional, carece de uma fundamentação teórica e científica mais assertiva no contexto específico e estritamente particular das condições amazônicas.
O presente livro busca delinear uma narrativa das disputas internacionais na Amazônia desde a colonização até os dias atuais. Desta forma, verifica-se a presença crescente das potências estrangeiras, e como essa expansão é diretamente proporcional à carência de um projeto autônomo de defesa. Logo, uma pauta propositiva é necessária a fim de qualificar o debate contemporâneo acerca de um projeto estratégico baseado na ciência, tecnologia e inovação para a Amazônia Brasileira e Sul-Americana.”

 

Palestra “Quem ganhará as eleições presidenciais? – Segunda Parte: Atualizações e Considerações sobre o Cenário Eleitoral”

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba convida a comunidade acadêmica e interessados para a palestra “Quem ganhará as eleições presidenciais? – Segunda Parte: Atualizações e Considerações sobre o Cenário Eleitoral”, com o Prof. Dr. Adriano Oliveira (UFPE).

O professor Adriano Oliveira, do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco, retorna para atualizar os possíveis cenários para os resultados das eleições para o executivo federal, de outubro.

“Procurarei mostrar, através de pesquisas qualitativas e quantitativas, quem deve ser o vencedor da vindoura eleição presidencial. Mostrarei as estratégias dos candidatos. E os cenários que estarão presentes. Por fim, evidenciarei cisnes negros que podem surgir.”

Adriano Oliveira dos Santos é Graduado em Ciências Sociais pela UFPE. Mestre e Doutor em Ciência Política pela UFPE. Professor Associado do Departamento de Ciência Política da UFPE; Coordenador do Núcleo de Estratégia e Comunicação Eleitoral – NECE/UFPE. Ex-Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, INCT, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicación Política e Comportamento Electoral en América Latina. Atualmente desenvolve pesquisas qualitativas e quantitativas de Opinião Pública – Cenários e previsões eleitorais, Comportamento eleitoral, Emoções, Sentimentos e crenças. Áreas de pesquisas: 1) Comportamento político; 2) Eleições e opinião pública – Emoções, Crenças, Sentimentos, Cenários e Previsões Eleitorais; 3) Opinião Pública – Valores e Crenças.

A palestra acontece no próximo dia 26.09, às 13h30, de forma remota, no canal do PPGRI UEPB no YouTube.
Haverá emissão de certificados para os inscritos, que devem preencher o formulário disponível no site do Programa.

Inscrições: https://forms.gle/Nn3NeFBGRzccPpAk8
Imagem de divulgação

 

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba convida a comunidade acadêmica e interessados para a palestra “Memória do Processo Migratório Itália – Brasil”, com a profa. Mariagrazia Russo – UNINT, dia 27/07, às 14h, no auditório do campus v, João Pessoa – PB.

Imagem de divulgação

 

Quem vencerá a eleição presidencial?”

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba convida a comunidade acadêmica e interessados para a palestra “Quem vencerá a eleição presidencial?”, com o Prof. Dr. Adriano Oliveira (UFPE).

Na ocasião, o  professor Adriano, do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco, discutirá os possíveis cenários para os resultados das eleições para o executivo federal, de outubro.

“Procurarei mostrar, através de pesquisas qualitativas e quantitativas, quem deve ser o vencedor da vindoura eleição presidencial. Mostrarei as estratégias dos candidatos. E os cenários que estarão presentes. Por fim, evidenciarei cisnes negros que podem surgir.”

Adriano Oliveira dos Santos é Graduado em Ciências Sociais pela UFPE. Mestre e Doutor em Ciência Política pela UFPE. Professor Associado do Departamento de Ciência Política da UFPE; Coordenador do Núcleo de Estratégia e Comunicação Eleitoral – NECE/UFPE. Ex-Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, INCT, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicación Política e Comportamento Electoral en América Latina. Atualmente desenvolve pesquisas qualitativas e quantitativas de Opinião Pública – Cenários e previsões eleitorais, Comportamento eleitoral, Emoções, Sentimentos e crenças. Áreas de pesquisas: 1) Comportamento político; 2) Eleições e opinião pública – Emoções, Crenças, Sentimentos, Cenários e Previsões Eleitorais; 3) Opinião Pública – Valores e Crenças.

A palestra acontece no próximo dia 04.07, às 15h, de forma remota, no canal do PPGRI UPB no YouTube.
Haverá emissão de certificados para os inscritos, que devem preencher o formulário disponível no seguinte endereço:  https://forms.gle/FwNdfTUAbLcxaTez8

Imagem

 

 

 

The Graduate Programme in International Relations (PPGRI) of Paraiba State University (UEPB) invites the academic community to the opening lecture of 2022.1 class, on “Foreign Policy of Ukraine and Russian-Ukraine Relations (1991-2021), by Prof. Dr. Konstantin P. Kurylev, from the Peoples’ Friendship University of Russia. This virtual event, in English, will be free and broadcasted live on the PPGRI YouTube channel. Lecturer: Prof. Dr. Konstantin P. Kurylev – Doctor of Historical Sciences, Professor of the Department of Theory and History of International Relations of the Peoples’ Friendship University of Russia, Deputy Head for Scientific Activities. Member of The University Association for Contemporary European Studies (UACES) (UK) (since 2011); member of the International Studies Association (since 2017); member of the Association for Slavic, East European, and Eurasian Studies (ASEEES), USA (since 2018); member of the Russian Military Historical Society (RVIO) (since 2020); member of the Russian Society of Intellectual History (ROII) (since 2020). Discussant: Professor Doctor Alla Borzova – Doctor of Historical Sciences, Professor of the Department of Theory and History of International Relations of the Peoples’ Friendship University of Russia. Currently Associate Professor at the Department of Theory and History of International Relations. He gives lectures and conducts seminars in the following disciplines: “History and culture of Latin America”, “Ethno-confessional and political situation in Latin America”, “Foreign policy of Latin American countries”, “Foreign policy of Spain”, “Diplomacy of Latin American countries”, “Foreign Policy Research Centers of the United States and Europe”. Chair: PhD Johnatan Santos – Currently works at the Department of Theory and History of International Relations, Peoples’ Friendship University of Russia. Johnatan is a member of the Nucleus of Research of Environmental Displaced People (NEPDA/UEPB), and the Peace Research, Conflict and Critical Security Studies (PCECS) Research Group. His interests tackle International Security, Peace & Conflict, Peacekeeping Operations, Sustainable Development, International Institutions, and Latin American Studies. Link: https://www.youtube.com/watch?v=uVCO2ldxQ8o

 

Palestra de lançamento do livro ‘Love and Trade War: China and the U.S. in Historical Context’, de autoria dos professores Dmitri Félix do Nascimento e Edmund Sheng, da Universidade de Macau. Este livro coloca a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China em um contexto histórico. Explorando a dinâmica do isolamento e da reforma interna de uma perspectiva chinesa, os autores baseiam-se nos valiosos insights da China de anos de isolamento antes da famosa cúpula Nixon-Mao. Defendendo a reforma interna como uma estratégia mais produtiva do que o conflito com outras potências, este poderoso argumento para a globalização com características chinesas será do interesse de estudiosos da China, economistas e cientistas políticos. O evento contou com a participação do Prof. Dr. Dmitri Félix do Nascimento, pesquisador em Pós-Doutorado na Universidade de Macau, China. Doutor em Ciência Política / Relações Internacionais no ICS-Universidade de Lisboa / Portugal. Ele estudou a língua russa na Universidade da Amizade dos Povos da Rússia. Ao lado dele, estará o Prof. Dr. Alexandre César C. Leite, professor do curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UEPB. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional (UFPB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGRI/PUCMINAS) (2018-2020). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ásia-Pacífico (GEPAP/UEPB/CNPq), Pesquisador do Grupo de Pesquisa sobre Potências Médias (GPPM/PUCMINAS/CNPq). Membro do Instituto de Estudos Ásia (IEA/UFPE). Link: https://www.youtube.com/watch?v=PnVabWd5rR8