PPGQ

Programa de Pós-graduação em Química

Programa de Pós-Graduação em Química da UEPB promove seminário sobre acidente radiológico

22 de outubro de 2015

O Programa da Pós-Graduação em Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza na próxima quarta-feira (28), às 10h, na Sala B-105 do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), no Câmpus de Bodocongó, um seminário com foco nas discussões sobre acidentes radiológicos. A atividade será aberta para toda a comunidade acadêmica e apresentará um dos casos de maior repercussão acerca de desastres radioativos registrados no Brasil, como o ocorrido na cidade de Goiânia (GO), em 1987. O palestrante será o professor doutor Alexandre Bakker, do Instituto Nacional do Semiárido (INSA).

Após o furto de um aparelho para irradiação de raios gama, usado para tratamento de câncer de uma clinica radiológica no centro de Goiânia, várias pessoas foram expostas a cloreto de césio, substância altamente radioativa que se espalhou por diversas locais da cidade contaminando muitas pessoas. Após a interferência de autoridades, mais de 100 mil habitantes foram monitorados, contudo, seis pessoas perderam suas vidas devido a este acidente. Uma das vítimas foi uma criança que ingeriu, junto com um alimento, o pó contendo Cs 137, tornando-se fonte irradiadora.

Para relembrar o caso e ampliar as discussões acerca da necessidade de segurança sobre aparelhos radioativos, o seminário irá abordar o tema abordando os avanços da tecnologia e eficácia da utilização de aparelhos desse gênero.