PPGPS

Programa de Pós Graduação em Psicologia da Saúde

Palestras iniciam atividades da turma 2017

31 de março de 2017

O Mestrado em Psicologia da Saúde, da UEPB, estará iniciando as atividades da turma 2017 com aulas magnas, no auditório do Curso de Psicologia, no dia 04 de abril, terça-feira, a partir das 10 horas. A primeira aula magna, com a palestra: Consequências do desemprego na saúde mental, será proferida pelo Professor José Luis Álvaro Estramiana, que é Psicólogo Social, com Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Complutense de Madrid (1988). Desde 2005 é catedrático em Psicologia Social na mesma universidade. Tem sido convidado para dar conferências e cursos sobre Psicologia Social em diversas universidades européias, como, por exemplo, na Universidade Autônoma de Barcelona, University of Sussex (Reino Unido), University of Sheffield (Reino Unido) etc., e latino-americanas (Universidade Autônoma de Guadalajara (México), Universidade Autônoma de Santo Domingo (República Dominicana), Universidade de La Habana (Cuba), UNB, UFPB, UFBA, UFRN, etc.). É autor e co-autor de capítulos de livros e artigos científicos publicados em revistas européias e latino-americanas. Dentre seus livros publicados, cabe destacar os seguintes: Desempleo y Bienestar Psicológico (Ed. Siglo XXI); Influencias Sociales y Psicológicas en la Salud Mental (Ed. Siglo XXI); Técnicas de Análisis Estadístico en Ciencias Sociales (Ed. Complutense) Análisis de Datos con SPSS (Ed. CIS); Psicología Social Aplicada (Ed. McGraw-Hill); Psicología Social: Perspectivas Teóricas y Metodológicas (Siglo XXI); Fundamentos Sociales del Comportamiento Humano (Ed UOC); Psicología Social. Perspectivas Psicológicas y Sociológicas (Madrid e São Paulo: Ed. McGraw-Hill-); Consumo, Narcisismo e Identidades Contemporâneas: Uma análise Psicossocial (Ed UERJ) e Introducción a la Psicología Social Sociológica (Ed. UOC).

A segunda aula magna, com a palestra: Atualidades sobre a Psicologia da Saúde e a realidade brasileira, será ministrada pela professora Railda Sabino Fernandes Vieira que possui graduação em Formação de Psicólogo pela Fundação Universidade Regional do Nordeste (1982), graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Fundação Universidade Regional do Nordeste (1981), mestrado em Evolución Humana. Bases de la Antropología Física – Facultad de Medicina- Universidad de Granada (2006), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual da Paraíba (2001) e doutorado em Evolución Humana. Bases de la Antropología Física – Universidad de Granada (2008). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde, da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia da Saúde, promoção da saúde e prevenção de enfermidades, saúde do homem, cuidados paliativos, psicologia clínica, representação social, dentre outros. Possui vários artigos científicos publicados relacionados a tais temáticas. Organizou e publicou pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba o livro: Psicologia da saúde: teoria, intervenção e pesquisa.

A atividade é aberta a toda comunidade acadêmica e a população em geral, não sendo necessária inscrição prévia, nem pagamento.