PPGPS

PPGPS

Programa de Pós Graduação em Psicologia da Saúde

Histórico

A criação de um programa de pós-graduação em Psicologia na UEPB pretende atender à demanda crescente de profissionais no Estado da Paraíba. Ressalta-se, como já explicitado, que existe, atualmente, apenas um único mestrado em Psicologia na região para acolher sete cursos de graduação em Psicologia, sendo três desses localizados em Campina Grande. Frente a tal demanda e considerando também a participação de egressos de outros cursos de graduação no intuito de promover uma formação interdisciplinar, diretriz especificada no Plano Nacional de Pós-Graduação da CAPES, para o período de 2011 a 2020 (BRASIL, 2010), reforçamos a importância da criação de um Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Psicologia da Saúde. A proposta de uma pós-graduação nessa área pretende contribuir para o desenvolvimento do Estado e da Região Nordeste por meio do fortalecimento das bases científica, tecnológica e de inovação, bem como por meio da formação de docentes e de profissionais voltados ao setor público e privado, objetivos já recomendados no V Plano Nacional de Pós-Graduação (RBPG, 2005). Pretende também reforçar a política de ampliação dos credenciamentos de cursos de pós-graduação por parte do MEC na Região Nordeste.
O curso de Psicologia da UEPB foi criado há 30 anos na área da saúde. O referido curso conta em maio de 2013, com 35 professores, sendo 29 efetivos e 5 substitutos. Dos efetivos 21 são doutores, 05 doutorandos, 03 mestres e 01 especialista, distribuídos em diversas áreas do conhecimento da psicologia e áreas afins.Grande parte dos doutores que fazem parte desta proposta cursou o doutorado em Programas de Pós-graduação em Psicologia Social (João Pessoa/UFPB, Natal/UFRN e Rio de Janeiro/UERJ); Um dos doutores concluiu seu doutoramento na Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz, mas especificamente no Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH); outra professora concluiu seu doutorado no Programa de Sociologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP – Campus de Araraquara) e duas das nossas doutoras concluíram sua pós-graduação no exterior, sendo uma na Universidade de Granada, Espanha e a outra na Université Paul Valéry, França.
O corpo docente do Departamento de Psicologia vem desde 2004, numa gestão coletiva, buscando se preparar para apresentar uma proposta de pós-graduação estricto sensu, em nível de mestrado acadêmico. Para isto, investiu e alcançou algumas metas, a saber: a capacitação em nível de doutoramento de seus professores que passou de 04 doutores em 2003 para 21 em 2013; a criação de grupos de pesquisa, articulados interna e externamente com outros pesquisadores; a produção de pesquisas focadas na resolução dos problemas locais e regionais; e o incentivo e inclusão dos estudantes nos diversos programas de fomento à pesquisa (IC, PROPESq). Além do que, o curso acabara de passar por uma reforma geral em seu Projeto Político Pedagógico.
Na atualidade o curso integra atividades de ensino, pesquisa e extensão mediante uma grade curricular pensada e organizada por áreas de aprofundamento, que dialogam entre si. As atividades de ensino, viabilizadas pelos cursos de Licenciatura e Formação de Psicólogo, buscam preparar o estudante para a atuação no campo profissional nas áreas social, de saúde, educação e do trabalho, além do ensino.
As atividades de pesquisa almejam contribuir com o melhoramento da saúde da população paraibana, através da investigação de temas e problemas vinculados à realidade social local e regional. Os estudos em andamento enfocam: estilo de vida e seus contributos para o envelhecimento saudável; qualidade de vida; cuidados paliativos; saúde do homem; Saúde mental de idosos; atenção à saúde mental da mulher e seus dispositivos de cuidados na depressão pós-parto; os problemas da formação para a intervenção profissional na Rede pública de saúde; promoção da saúde do trabalhador; aspectos do envelhecimento populacional; instrumentos de enfrentamento ao abuso das drogas;
construções discursivas da população paraibana sobre a reforma psiquiátrica; a relação trabalho-saúde de profissionais de saúde mental; a atividade de trabalho dos médicos na saúde mental; processo e organização do trabalho dos psicólogos dos Centros de Atenção Psicossocial; normas, saberes e valores na gestão do trabalho de socorristas do Corpo de Bombeiros; estudo dos problemas ocupacionais; saúde mental e trabalho; implicações psíquicas e sociais do adoecimento para trabalhadores; dentre outros. Os projetos de pesquisas dos nossos docentes são em sua maioria financiados, por editais internos da UEPB, como o Programa de Incentivo à Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESQ) e o Programa de Iniciação Científica; e, externos, principalmente do CNPQ. No último edital do PROPESQ (2011) foram aprovados 08 projetos de pesquisa de professores do Departamento, cada um na faixa de financiamento de 8 mil reais.
Na mesma medida, as atividades de extensão direcionam-se às ações mediadas pela reflexão crítica e comprometida com a transformação social e os temas privilegiados e em andamento são: recursos psicossociais e promoção da saúde em idosos; oficinas de promoção à saúde para idosos portadores de doenças crônicas; Implantação do Programa Consultório de Rua Escola na Lógica da Atenção Integral à Saúde e da Redução de Danos na Cidade de Campina Grande-PB; Saúde e segurança do trabalho dos mototaxistas, Psicologia e educação popular no meio rural, Uma proposta de extensão popular na Comunidade de Barra de Mamanguape, dentre outros. Três das professoras que compõem esta proposta obtiveram financiamento do Ministério da Educação, através do Programa de Extensão Universitária (PROEXT), sendo o maior financiamento no valor 141.585,38 reais.
O perfil de capacitação profissional do corpo docente, mediante seu atributo de amplitude e em sintonia com a característica multifacetada da Psicologia, permite um olhar competente sobre a diversidade dos problemas e das respectivas possibilidades de solução que o campo da saúde precisa. O corpo docente do Departamento de Psicologia tem buscado realizar projetos em parceria interna, sem deixar de valorizar os parceiros em outros Departamentos da mesma Instituição, bem como de Instituições parceiras como a UFCG, a UFPB e a UFRN. Além desses, também
tem se articulado com professores de instituições internacionais. Tais parcerias incluem produção de livros, de pesquisas, participação em seminários internacionais, realização de eventos, minicursos, produção de artigos, dentre outras muitas atividades igualmente importantes.
A produção dos docentes, principalmente, os artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais cresceu nos últimos anos, o que mostra o empenho de todos e a riqueza das pesquisas realizadas pela instituição. Os artigos científicos da maioria dos que compõem o corpo docente do curso se direcionam para as temáticas da Psicologia da saúde evidenciando a estreita relação com a área de concentração do mestrado. Os artigos foram publicados nas principais revistas da Psicologia e áreas afins e a produção de grande parte dos docentes do mestrado receberam fator de impacto revelando a qualidade das publicações. São 13 referencias de fatores de impactos dos artigos de nossos professores, o que qualifica a nossa produção e mostra que estamos preparados para assumir a gestão desta pós-graduação.
A pós-graduação em Psicologia da Saúde aqui proposta decorre, principalmente, da articulação entre dois grupos de pesquisa do Departamento de Psicologia da UEPB, a saber: o Grupo de Pesquisa denominado Psicologia da Saúde; e o grupo intitulado Trabalho, Saúde e Subjetividade, ambos fundados em 2004 e certificados pelo CNPq. Neles, atuam 10 pesquisadores da UEPB e das outras Instituições parceiras, e mais de 45 estudantes dos vários períodos do Curso de Psicologia, estudantes de mestrados (UFPB, UFRN) e alguns profissionais psicólogos atuantes na Rede de Serviços de Saúde do Município de Campina Grande.
O grupo de pesquisa Trabalho, Saúde e Subjetividade tem realizado nos últimos anos diversas pesquisas que abordam questões relativas à Saúde do Trabalhador, buscando contribuir para a compreensão do quadro epidemiológico da saúde física e mental dos trabalhadores da região e transformação da realidade. Com o intuito de divulgar os resultados de suas pesquisas e contribuir com a produção de conhecimento em saúde e trabalho, bem como com a Psicologia do Trabalho, o grupo vem realizando diversos eventos. Destacamos a realização de eventos em nível internacional, como a palestra realizada pelo professor José Luis Álvaro Estramiana (Titular do Departamento de Psicología Social da Universidade Complutense de Madrid), intitulada “Desemprego e saúde mental: um estudo comparado Espanha-Brasil”. Palestras com o sociólogo e ergólogo Pierre Trinquet (Professor da Universidade do Mediterrâneo e da Universidade Aix-en-Provence), sobre Ergoformação e a Ergogestão; bem como com o Professor Bernard Gangloff (Professor da Universidade Paris 10 e Universidade de Rouen), sobre justiça
organizacional.
Outra iniciativa do grupo de pesquisa Trabalho, Saúde e Subjetividade, no ano de 2012, foi a organização de uma coletânea intitulada “O que o trabalho provoca? Estudos sobre as repercussões do trabalho na saúde dos trabalhadores” que reúne vários artigos sobre saúde mental e trabalho de pesquisadores da UEPB e de outras universidades. O livro encontra-se em processo de publicação pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba.
O Grupo de pesquisa Psicologia da Saúde dedicou-se à realização de vários eventos como dois seminários sobre a Universidade e o SUS, para estudantes e professores de vários cursos de saúde, cujo objetivo foi discutir as Políticas e Programas do SUS; mesas redondas e oficinas de capacitação para a atuação na saúde pública, e sobre a humanização dos Serviços. Realizou ainda minicursos sobre Cuidados Paliativos e a Psicologia nas Emergências e Desastres. Estes eventos reuniram profissionais tanto da Universidade como visitantes de outras IES, inclusive de Universidades européias e, também profissionais atuantes na Rede de Serviços de Saúde do Município de Campina Grande.
A produção acadêmica deste Grupo também focou os assuntos da Psicologia da Saúde em seus aspectos teóricos, práticos e da pesquisa. Tais pesquisas geraram a publicação de vários artigos científicos e coletâneas em formato de livros. O último, intitulado Psicologia da Saúde: teoria, intervenção e pesquisa, editado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba – EDUEPB, reuniu importantes nomes nacionais e internacionais, da Psicologia da Saúde. Publicado em 2011, foi lançado na Bienal do Livro no ano de 2012, na cidade de São Paulo. Tendo sido, naquela oportunidade, indicado pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) a ser lançado na Feira Internacional do Livro de Frankfurt, na Alemanha, nesse mesmo ano. Concorre ao prêmio Jabuti na categoria Psicologia e Psicanálise. Um segundo livro encontra-se no prelo da EDUEPB. Este livro reúne parte da produção acadêmica dos pesquisadores e estudantes vinculados a este Grupo, bem como apresenta artigos inéditos de importantes pesquisadores do cenário internacional, como Florianita Coelho Braga Campos, Magda Dimenstein, Ana Maria Pitta e Ernesto Venturini.
O Curso de Psicologia, integrado neste esforço, realizou em 2009, um Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Esse curso teve como objetivo geral capacitar profissionais que trabalham nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e em Unidades de Emergência na Região da Borborema e do Sertão, a fim de melhorar a qualidade do acompanhamento de pessoas com transtornos mentais severos, em serviços abertos de atenção diária. Ressaltamos ainda a realização de atividades em parceria com a coordenação de Saúde Mental de Campina Grande, como os eventos com o Psiquiatra Italiano Ernesto Venturini, que proferiu palestras e minicurso sobre a Reforma Psiquiátrica em Movimento.
O Curso de Psicologia possui 280 alunos matriculados no primeiro período letivo 2013. São majoritariamente do sexo feminino e oriundos do interior do Estado, com predominância do município de Campina Grande. Há também estudantes oriundos dos Estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, São Paulo e Minas Gerais. Números que colocam a UEPB como uma importante referência na formação profissional, desenvolvimento tecnológico e pesquisa na Região Nordeste. Fruto de convênios internacionais o curso vem recebendo alunos de outros países, como Perú, Cabo Verde e Espanha. Temos, portanto, uma demanda potencial de alunos para a Pós-graduação em Psicologia da Saúde. Ressaltamos que muitos dos nossos alunos egressos do Curso de Psicologia da UEPB têm conseguido aprovação em Programas de Pós-graduação de Psicologia, principalmente em João Pessoa. Entretanto, é evidente a demanda reprimida para qualificação e aperfeiçoamento na nossa região, já que se somam, aos alunos que deixam a universidade a cada ano, os profissionais em atuação nos serviços de saúde e outros.
Tal cenário é considerado não apenas favorável à oferta de um mestrado em Psicologia da Saúde, mas mostra com dados concretos que o Departamento de Psicologia e a Universidade Estadual da Paraíba, estão potencialmente preparados para abrigar uma proposta de pós-graduação que venha a interferir positivamente na formação de novos pesquisadores e docentes e no perfil de saúde do Estado da Paraíba e da Região Nordeste.
Referências
Brasil. Ministério da Educação. (2010). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Plano Nacional de Pós-Graduação –
PNPG 2011-2020 / Coordenação de Pessoal de Nível Superior. – Brasília, DF: CAPES.
RBPG. (2005). Plano Nacional de Pós-graduação (PNPG) – 2005-2010 – Revista Brasileira de PósGraduação-RBPG, v. 2, n 3, p. 185-198, mar.