PPGPS

Programa de Pós Graduação em Psicologia da Saúde

Aula Magna marca início das atividades da Turma 2019 do Mestrado em Psicologia da Saúde da UEPB

15 de março de 2019

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde (PPGPS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) iniciou suas atividades de 2019 nesta quarta-feira (13) com a realização da Aula Magna do Mestrado em Psicologia da Saúde. O evento foi realizado no Auditório do Departamento de Psicologia. Vinte e cinco estudantes, a partir de então, começam suas tarefas acadêmicas nas linhas de pesquisa “Processos Psicossociais em Saúde” e “Trabalho, Saúde e Subjetividade”. O tempo de duração do mestrado é de 24 meses.

Para esta primeira aula foi convidado o professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Jaims Ribeiro, que trabalha com Psicologia da Saúde em diferentes áreas. Ao longo de sua explanação, ele apresentou a parte teórica da área de atuação, além de focar a Psicologia da Saúde dentro das frentes de ensino, pesquisa e extensão. Jaims tem vasta experiência na área e demonstrou exemplos ao abordar situações vivenciadas em sua pesquisa junto a uma usina de álcool e cana-de-açúcar, na divisa entre Pernambuco e Paraíba, com cinco mil trabalhadores rurais, como também o trabalho com pessoas portadoras de HIV/AIDS, no Complexo Hospitalar Clementino Fraga, em João Pessoa.

“A Psicologia da Saúde é uma área fronteiriça com a Psicologia Clínica e a Psicologia Hospitalar, porque é muito difícil isolá-la. Essa pós-graduação na UEPB tem sido de importância fundamental para o desenvolvimento da pesquisa na área na Paraíba. Acredito que, no Estado, o centro mais importante de pesquisa que nós temos em Psicologia da Saúde está aqui na Universidade Estadual”, explicou o professor, que também desenvolve suas atividades docentes no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB.

A coordenadora do programa, professora Sibelle Barros, ressaltou a participação do professor Jaims Ribeiro no início das aulas do PPGPS, além de destacar o crescimento que o Mestrado teve. “A nossa média era de 20 alunos por turma. Mas esse ano selecionamos 25, algo que foi inédito. Esse ano outra novidade é o acolhimento aos alunos de pós-graduação juntamente ao programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação, planejando rodas de conversas para a interação entre os estudantes sobre as possíveis dificuldades que possam ter, inclusive no âmbito de ordem emocional, ao longo do período de realização do mestrado”, explicou Sibelle Barros.