PPGLI

PPGLI

Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade

Núcleos de pesquisa

Núcleo de Estudos Literários Cultura e Inclusão Social – NELCIS


Coordenador: Sébastien Joachim

Este Núcleo nasceu virtualmente na solicitação on-line do Mestrado Acadêmico Liteteratura e Interculturalidade em 10 de Junho de 2005, será de fato oficialmente inaugurado no Primeiro de Novembro de 2005, na sala de Reunião do Colegiado de Pós Graduação da UEPB em Bodocongó. Na sua origem ele constituía uma forma de concretização do projeto DCR concedida pela Fapesq e pelo CNPq ao professor Sébastien Joachim, e um meio indireto de transferir para a UEPB a substância do grupo CNPQ/UFPE, cód. 0034, Percepção e Representação Intercultural que o mesmo professor Sébastien Joachim criou em 1997 na PPGLL da UFPE. Os primeiros membros fundadores recrutados foram os seguintes docentes permanentes: Roland Gehrard Mike Walter e Alfredo Adolfo Cordiviola, da UFPE, Eli Brandão da Silva e Geralda Medeiros Nóbrega da UEPB, sob a iniciativa do primeiro coordenador e idealizador professor Sébastien Joachim em instância de migração da UFPE para a UEPB.na qualidade de Docente permanente e de Bolsista DCR.

Núcelo de Estudos Filosóficos e Teológicos pela Literatura – NEFITEL


Líderes: Prof. Dr. Eli Brandão e Prof. Dr. Antonio Magalhães

O NEFITEL está ligado ao Grupo de Pesquisa/CNPq LITTERASOFIA e acolhe pesquisas que tenham como objeto as relações estabelecidas entre literatura e filosofia e literatura e teologia, sobre o que estimula e realiza debates bem como divulga resultados de pesquisas.

Participam do NEFITEL alunos do Ensino Médio (PIBIC Jr), alunos de graduação (projetos de TAO e de Iniciação Científica– PIBIC/PIVIC) de Letras e Filosofia e alunos do Mestrado em Literatura e Interculturalidade.

Objetivos do Núcleo:

  • Realizar pesquisas sobre as interfaces da literatura com a filosofia e a teologia;
  • Estimular a discussão sobre as relações entre filosofia e teologia a partir da Literatura, promovendo cursos, seminários e outras atividades de interlocução relacionadas com a comunicação e divulgação de pesquisas;
  • Criar Grupos de estudo para abrir espaço de debate sobre teorias e métodos, bibliografia sobre o tema e pesquisas em desenvolvimento;
  • Divulgar os resultados das pesquisas publicando literatura em eventos científicos e revistas especializadas.
  • Estimular o intercâmbio acadêmico com centros de pesquisas afins no Brasil e no mundo.

Pesquisadores/ Professores:

  •  Antonio Carlos de Melo Magalhães
  • Eli Brandão da Silva