PPGLI

PPGLI

Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade

Corpo Docente

O Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade conta com os seguintes professores permanentes e colaboradores em seu corpo docente:

Antonio de Pádua Dias da Silva


Doutor em Literatura Brasileira – Universidade Federal de Alagoas, Pós-Doutor em Ciência da Literatura – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O Prof. Antonio de Pádua se interessa em orientar propostas (mestrado e doutorado) cujos temas estejam bem orientados para as investigações literárias relacionadas ao campo das espacialidades (físicas, geográficas, de subjetividades como as homoeróticas e/ou queers), das formas de abordagens de conteúdos relacionados aos gêneros e sexualidades, das configurações linguísticas que plasmam no texto questões relacionadas à diversidade cultural e sexual, principalmente às novas formas ou configurações de relacionamentos afetivos e sexuais, famílias, parentalidades, todas vistas por imagens, inventários linguísticos que dinamizam o texto em sua formatação, diagramação, apresentação, propósito ou intencionalidades.

 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0126320966063169

E-mail: magister.padua@hotmail.com

1 – Literatura, Memória e Estudos Culturais

2 – Literatura e Hermenêutica

 

Antonio Carlos de Melo Magalhães


 

Doutor em Teologia/Ciências da Religião – Universidade de Hamburgo. Alemanha.

O professor orientará projetos inscritos no processo de seleção 2011 do MLI cujos conteúdos contemplem temas e metodologias das relações entre literatura e ética, literatura e religião, literatura e interpretações da cultura, levando em consideração a pluralidade dos sujeitos, a diversidade cultural e os aspectos simbólicos-religiosos assim como interpretados na narrativa literária. Os enfoques da teoria literária, da filosofia e da teologia serão privilegiados no desenvolvimento dos projetos.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8537138427085678

E-mail: magalhaes.uepb@gmail.com

Linhas de Pesquisa no PPGLI/UEPB

1 – Literatura e Hermenêutica

 

 

Diógenes André Vieira Maciel


Diógenes André Vieira Maciel

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras, pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e Doutorado em Letras/Literatura Brasileira pela Universidade Federal da Paraíba (2003). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Comparada e Dramaturgia/Teatro. Atua principalmente nos seguintes temas: dramaturgia brasileira, dramaturgia comparada, teatro nordestino, nacional-popular, teatro/drama brasileiro moderno/contemporâneo, adaptação e cultura popular.

O professor orientará trabalhos que se disponham a discutir questões relacionadas às relações e tensões localismo/cosmopolitismo na literatura brasileira, problematizando, inclusive, suas condições de produção em meio à importação cultural e à comparação com outras literaturas. A prioridade é para trabalhos que se debrucem sobre obras do gênero dramático, tanto de língua portuguesa quanto estadunidenses, mas, também, se aceita propostas com obras do gênero narrativo, com ênfase para o romance e para a narrativa curta, estes em língua portuguesa. Seu interesse está centrado, atualmente, nas relações entre adaptação/teatralização [narrativas brasileiras transpostas para o teatro/televisão] como também a adaptação de peças para o cinema/TV, conforme define Linda Hutcheon.

As atividades do Grupo de Pesquisa em Dramaturgia/Teatro se voltam à discussão da história do teatro na Paraíba, além dos pressupostos teóricos e críticos de Peter Szondi, Hans-Thies Lehmann e Jean-Pierre Sarrazac.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0181025251506730
E-mail: dio_maciel@hotmail.com
 

Linhas de Pesquisa
1 – Literatura, Memória e Estudos Culturais
3 – Literatura Comparada e Intermidialidade

 

GRUPOS DE PESQUISA
– Grupo de Pesquisa em Dramaturgia/Teatro – UEPB   (líder)
– Interações Narrativas e Socialização – UEPB   (pesquisador)

 

 

 

Eli Brandão da Silva


Doutor em Ciências da Religião (área Literatura e Teologia) – Universidade Metodista de São Paulo.

O professor só orientará projetos inscritos no processo de Seleção 2011 do MLI cujos conteúdos estejam direcionados para questões relacionadas a relações intertextuais e interdiscursivas entre Literatura e Religião, Literatura e Filosofia e Literatura e Ética, tendo em vista fomentar discussões teóricas sobre literatura e cultura e cidadania cultural a partir da literatura.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/893445631997703

E-mail: elbrandy@uepb.edu.br

Linhas de Pesquisa

1 – Literatura, Memória e Estudos Culturais

2 – Literatura e Hermenêutica

 

 

Elisa Mariana de Medeiros Nóbrega


Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE. Atualmente é Coordenadora e Professora do Curso de História da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB/CAMPUS III e Pesquisadora CNPq. Tem experiência na área de Teoria da História, com ênfase em História Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: subjetividade, sexualidade, sensibilidade, homoerotismo, mídia, entre outros.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1664983312402832

E-mail: elisammn@hotmail.com

Linhas de Pesquisa

1 – Literatura, Memória e Estudos Culturais

3 – Literatura Comparada e Intermidialidade

 

 

Ermelinda Maria Araújo Ferreira


Graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia do Recife e em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1986. Mestrado em Letras pela UFPE em 1990, Doutorado em Letras pela PUC-Rio/Universidade de Lisboa em 1998 e Pós-doutorado em Letras pela Universidade Nova de Lisboa em 2011, como bolsista da CAPES (Estágio Sênior). Professora do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE. Colaboradora do Instituto de Estudos sobre o Modernismo da Universidade Nova de Lisboa (IEMo). Líder do Núcleo de Estudos em Literatura e Intersemiose e vice-líder do Núcleo de Estudos em Hipertexto e Tecnologias Educacionais da UFPE. Editora da Intersemiose – revista digital. Pesquisadora do CNPq.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3975152604166388

E-mail: ermelindaferreir@uol.com.br

Linhas de Pesquisa

3 – Literatura Comparada e Intermidialidade

 

 

Francisca Zuleide Duarte de Souza


Doutora em letras pela Universidade Federal da Paraíba. Foi professora da Universidade Federal de Pernambuco, atuando na pós-graduação (mestrado e doutorado) na qualidade docente e de orientadora. Coordena um minter em convênio com a UFPB (PROLING) e a FUNESO (Fundação de Ensino Superior de Olinda). Tem trabalhos publicados em livros e revistas nacionais e internacionais. Possui quatro livros publicados e organizou três. Recebeu cinco prêmios e/ou homenagens. Coordenou vários projetos de pesquisa. Atua na área de letras, com ênfase em outras literaturas vernáculas e hispano-americanas sobre as quais orienta teses, dissertações e trabalhos de iniciação científica. Está identificada com as linhas de pesquisa: Estudos culturais e Literatura comparada. Em seu currículo lattes os termos mais freqüentes na contextualizacao da produção cientifica, tecnológica e artístico-cultural são: catarse, identidade, angustia, censura, exílio, melancolia, memória, nostalgia, saudade, autobiografia, áfrica e diáspora.

Curiculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6581771727878518

E-mail: zuleideduarte8@gmail.com

Linhas de Pesquisa

1 – Literatura, Memória e Estudos Culturais

 

Grupos de Pesquisa

– LITERATURA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA DE LÍNGUA PORTUGUESA – UEPB   (líder)

 

Geralda Medeiros Nóbrega


Doutora em Literatura Brasileira – Universidade Federal da Paraíba – Pós-Doutora pela Universidade Federal de Pernambuco.

A professora orientará projetos inscritos no processo de Seleção 2011 do MLI cujos conteúdos estejam direcionados para as questões de Cultura, de preferência Cultura Popular, a partir da realidade nordestina, cujas temáticas estejam em consonância com as relações de identidade, diferença, alteridade, cidadania, resistência, exclusão e outros aspectos similares. Será priorizada ainda a questão da ética no plano intercultural, veiculando aqueles aspectos literários que apontam para novas maneiras de questionar realidade, numa literatura que específica “a visão de mundo” comprometida com tudo que aponta para a dignidade e a liberdade dos seres humanos. Sugere-se que o/a candidato/a tome conhecimento dos textos, vinculados a esta proposta de pesquisa, produzidos por esta orientadora (veja-se currículo lattes).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2053432415613562

E-mail: gmnobrega@uol.com.br

Linhas de Pesquisa

1 – Literatura, Memória e Estudos Culturais

2 – Literatura e Hermenêutica

 

Grupos de Pesquisa

– Estudos de Representações de Gênero e de Sexualidades – UEPB   (pesquisador)

– Interações Narrativas e Socialização – UEPB   (pesquisador)

 

Gilvan de Melo Santos


Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1994), graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1995), bacharelado em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande (2005), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2009), com estágio na Université Paris Ouest Nanterre La Défense. Participa do Grupo de pesquisa Memória e Imaginário das vozes e Escrituras (UFPB) e do Grupo Comunicação, Cultura e Desenvolvimento (UEPB), na condição de pesquisador. Atualmente é líder do grupo de pesquisa em saúde mental Déjà Vu: Artes, Sonhos e Imagens, coordenador do Núcleo Viktor Frankl de Logoterapia da UEPB e Vice-Presidente do CEPESI (Centro Paraibano de Estudos do Imaginário), como também é professor efetivo da Universidade Estadual da Paraíba, na condição de supervisor em Logoterapia e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade. Tem experiência em Psicologia Humanista Existencial – Logoterapia, Análise dos sonhos, Novas Metodologias, Estudos sobre a Memória e o Imaginário do Cangaço, Escrituras de Folhetos de cordel e Filmes, e o Dialogismo Voz – Texto – Imagem.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6804856806310214

E-mail: gilvanmusic@gmail.com

Linhas de Pesquisa

1 – Literatura e Hermenêutica

 

Luciano Barbosa Justino


Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Pernambuco (2005), com tese intitulada “Poiesis de campos: poesia e poética em Augusto de Campos”. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia e prosa contemporâneas, com ênfase na interface literatura/intermidialidade e literaturas de multidão. Atualmente coordena o Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade da UEPB os projetos de pesquisa “Os novos desafios contemporâneos da narrativa na literatura, no cinema e no vídeo” (PROPESQ/FAPESQ/UEPB) e “Literatura de multidão: a potência dos pobres na literatura brasileira contemporânea.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7867334606136778

E-mail: lucianobjustino@pq.cnpq.br e lucianobjustino@hotmail.com

Blog: http://lucianobjustino.blogspot.com

Linhas de Pesquisa

1 – Literatura, Memória e Estudos Culturais

3 – Literatura Comparada e Intermidialidade

 

Grupos de Pesquisa

– Interações Narrativas e Socialização – UEPB   (líder)

 

Maria Goretti Ribeiro


 

Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas

 Graduada em Letras pela Universidade Regional do Nordeste, cursou Mestrado em Ciências da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba e Doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência no Ensino de Graduação em Letras, preferencialmente em Teoria e Crítica Literárias, Literaturas de Língua Portuguesa e Literatura Infanto-Juvenil. Atua como professora e orientadora de dissertação e tese no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade,

A professora Maria Goretti Ribeiro orienta projetos inscritos em seleções do Programa de Pós-Graduação em Literatura em Interculturalidade cujos temas e metodologias contemplam a relação entre literatura e imaginário (mítico, simbólico, religioso); literatura e psicologia junguiana (manifestações do inconsciente coletivo e pessoal, dos arquétipos, das imagens arquetípicas na literatura); literatura e cultura; literatura e gênero, literatura e mitologia (clássica e contemporânea); imaginário na literatura de autoria feminina contemporânea (poesia e prosa); imaginário nos contos populares, na literatura de cordel, na literatura infanto-juvenil clássica e contemporânea.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0949322431567854

E-mail: magori@ibest.com.br

 

Linhas de Pesquisa

1 – Literatura, Memória e Estudos Culturais

2 – Literatura e Hermenêutica

Grupos de Pesquisa

 Imaginário mítico nas artes e na cultura

1º Líder: Profª. Drª. Maria Goretti Ribeiro

2º Líder: Profa. Drª. Francisca Zuleide Duarte de Souza

Déjà Vu Artes, Sonhos e Imagens: Grupo de pesquisa em saúde mental – UEPB   (pesquisador),

GELIC – Estudos de Literatura e de Cultura – UFS   (pesquisador)

 

Rosilda Alves Bezerra


 

Doutora em Literatura – Universidade Federal da Paraíba.

A professora orientará projetos inscritos no processo de Seleção 2011 do MLI cujos conteúdos estejam direcionados para os estudos que abordem as questões da representação do negro (etnia, raça, nacionalidade) na literatura e os estudos das produções da Literatura Africana de Língua Portuguesa (Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe). O objetivo é de aprofundar as discussões, que desenvolvam argumentos com relação às concepções de identidade e o diálogo contínuo com as produções culturais que esses mundos oferecem, utilizando as teorias de identidade e representação. A professora também orientará projetos voltados para a poética de Augusto dos Anjos e os estudos comparados em Literatura e Cinema. Sugere-se que o/a candidato/a tome conhecimento dos textos, vinculados a esta proposta de pesquisa, produzidos por esta orientadora.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6401249635890403

E-mail: rosildaalvesuepb@yahoo.com.br

Linhas de Pesquisa

1 – Literatura, Memória e Estudos Culturais

3 – Literatura Comparada e Intermidialidade

Grupos de Pesquisa

INTERAÇÕES NARRATIVAS E SOCIALIZAÇÃO – UEPB   (pesquisador)

– LITERATURA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA DE LÍNGUA PORTUGUESA – UEPB   (líder)

 

Rosângela Maria Soares de Queiroz


 

Doutora em Letras – Universidade Federal da Paraíba.

Possui graduação em Letras Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal da Paraíba (1995), graduação em Letras Habilitação em Língua Vernácula pela Universidade Federal da Paraíba (1996), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba, onde atua na Graduação e no Mestrado em Literatura e Interculturalidade (MLI). Desenvolve presentemente pesquisa voltada para o estudo psicanalítico da posição da mulher na família tradicional brasileira através da escrita de autoras contemporâneas (PIBIC). Membro do Centro Paraibano de Estudos do Imaginário (CEPESI) e do grupo de pesquisa Estudos de Imaginários e de Representações (CNPq), com ênfase em Literatura e Psicanálise, metalinguagem, cultura e crise representativa na literatura. Na área de Língua Portuguesa, dedica-se como docente a: semântica, gêneros textuais, linguagem e argumentação, argumentação jurídica, metodologia da pesquisa em língua e literatura, estilística e linguística. Sugere-se que o/a candidato/a tome conhecimento dos textos, vinculados a esta proposta de pesquisa, produzidos por esta orientadora (veja-se currículo lattes).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3270553416272397

E-mail: rosangelamsdequeiroz@gmail.com

Linhas de Pesquisa

2 – Literatura e Hermenêutica

3 – Literatura Comparada e Intermidialidade

Grupos de Pesquisa

1 – Estudos de Representações de Gênero e de Sexualidades – UEPB   (pesquisador)

2 – Interações Narrativas e Socialização – UEPB   (pesquisador)

 

 

 

Sueli Meira Liebig


Doutora em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais/Universidade da Georgia em Athens, EUA (2002), na área de Literatura Comparada; Mestrado em Literatura Anglo-americana pela UFPB (1992) e especialização em Língua Inglesa pela FURNe (1980). Professora aposentada da UFPB desde 2005. Atualmente é professora do quadro efetivo da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada , literatura norte-americana, literatura inglesa e literatura afro-brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: letras, literaturas de língua inglesa, alteridade, estudos interculturais, literatura afro- brasileira literatura afro-americana e estudos semióticos. Para conhecer melhor a sua linha de pesquisa veja-se currículo lattes.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1110267130576680

E-mail: suelibig@hotmail.com

Linhas de Pesquisa

1 – Literatura, Memória e Estudos Culturais

3 – Literatura Comparada e Intermidialidade

Grupos de Pesquisa

 

Susel Oliveira da Rosa


Possui Pós-doutorado (2011) e Doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2007), Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1998). Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em História do Brasil – período da ditadura civil-militar. Enfoque nos seguintes temas: histórias de vida, violência, tortura, biopolítica, estado de exceção, mulheres, gênero, feminização da cultura, “cuidado com o mundo”. Também se interessa por temas que envolvem sexopolítica e teoria queer. Atualmente é Professora da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Professora do Programa de Pós-Graduação em História da UFPB (Universidade Federal da Paraíba); Professora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI/UEPB);Pesquisadora do Grupo “Gênero, experiência e subjetividades” (IFCH/Unicamp). Na UEPB desenvolve projeto de pesquisa com alunos da graduação sobre a ditadura civil-militar na região do Brejo e Agreste paraibano, a partir de histórias de vida e pesquisa em arquivos públicos e pessoais de mulheres que lutaram contra a repressão e a violência do estado e do latifúndio na região. Na UFPB orienta pesquisas que envolvem temáticas de gênero e sexualidades; Publicou recentemente os livros: “A biopolítica e a vida que se pode deixar morrer” (SP: Paco Editorial, 2012), tema de sua tese de doutorado e “Mulheres, ditaduras e memórias: não imagine que precise ser triste para ser militante” (SP: Intermeios/FAPESP, 2013), tema de seu pós-doutoramento. Entrelaçando memória individual e coletiva, o livro “Memórias, ditaduras e mulheres” aborda as trajetórias de Nilce Cardoso, Danda Prado, Flávia Schilling – mulheres que investiram na “subjetividade revolucionária” e no “cuidado com o mundo” durante e após a ditadura civil-militar – e tantas outras presentes direta ou indiretamente ao longo de suas páginas.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4405235882606968

E-mail: susel.oliveira@gmail.com

Linhas de Pesquisa

1 – Literatura, Memória e Estudos Culturais

3 – Literatura Comparada e Intermidialidade

Grupos de Pesquisa

Paraíba: mulheres, memórias e ditadura militar (Líder)

 

Valéria Andrade


Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Professora do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande. Colaboradora no Laboratório Atelier de Computação e Cultura/Departamento de Sistemas e Computação/Centro de Engenharia Elétrica e Informática da Universidade Federal de Campina Grande. Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Brasileira e Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: autoria feminina, dramaturgia e estudos de gênero, estudos literários interculturais, dramaturgias brasileira e portuguesa, leituras do texto dramatúrgico, práticas de leitura e escrita.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5509137180497366

E-mail: val.andradepb@gmail.com

 Linha de Pesquisa
 2 – Literatura Comparada e Intermidialidade

Wanderlan da Silva Alves


É Doutor em Letras (2014) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de São José do Rio Preto (UNESP/SJRP), onde também cursou Mestrado em Letras (2011) e Graduação em Letras (2008). Atualmente, é professor de Literaturas Hispânicas da Universidade Estadual da Paraíba. É membro da Associação Brasileira de Hispanistas (ABH), da Latin American Studies Association (LASA) e do Grupo de Pesquisa “Experiência e experimentalismo na narrativa contemporânea” (UNESP/CNPq). Coordena o Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas (GELCCO), cadastrado no CNPq e certificado pela UEPB. É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI/UEPB), atuando nas linhas de pesquisa “Literatura, Memória e Estudos Culturais” e “Literatura Comparada e Intermidialidade”. Seus principais temas de interesse acadêmico são: Narrativa moderna e contemporânea na América Latina, Crítica literária contemporânea na América Latina, Literatura e Cultura de massa, Mixagem de gêneros escriturais e Literatura e Pensamento crítico.

E-mail: alveswanderlan@yahoo.com.br
Linhas de Pesquisa
1 – Literatura, Memória e Estudos culturais
2 – Literatura Comparada e Intermidialidade