PPGLI

PPGLI

Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade

Disciplinas

MESTRADO

As disciplinas que compõem a grade curricular do Mestrado em Literatura e Interculturalidade têm carga horária de trinta (30), (45) e (60) horas de aula teórica ou atividades equivalentes. Área de Concentração: Literatura e Estudos Interculturais.

Disciplinas Obrigatórias:

Dialogismo e Filosofia do Intercultural


(04 Créditos – 60 horas/aula)
Ementa: Mostrar que a noção de interculturalidade se encontra concretizada na literatura mediante as formas de diálogo entre culturas e tradições diversas, implicando um pensamento e uma utopia da alteridade como fundamento do mesmo.

Literatura e Tradução Intersemiótica


(04 Créditos – 60 horas/aula)
Ementa: Depois de uma definição da Semiótica e de suas aplicações, confrontaremos o texto literário enquanto forma cultural com outros sistemas de signos, tais como o cinema, a televisão, a música, a dança etc., em diversos níveis de produção e de recepção (erudita, massiva e popular).

Teoria e prática do ensaio acadêmico


(03 Créditos – 45 horas/aula)
Ementa: Estudo dos princípios metodológicos e formais do ensaio acadêmico que reflete acerca da obra artística.

Literatura Brasileira do Nordeste


(04 Créditos – 60 horas/aula)
Ementa: Estudo da literatura nordestina que fundamenta processos de identidade e de cidadania em níveis regional e nacional.

Tópicos Especiais em Teoria da Literatura


(02 Créditos – 30 horas/aula)
Ementa: Estudo de temas e debates teórico-metodológicos avançados no cenário da crítica e da teoria literáriae.

 

Disciplinas Eletivas:

Literatura Interregional do Brasil


(Carga horária: 45 horas)
Ementa: Apresentação crítica de representativos escritores e ensaístas do Nordeste, postos em diálogo com seus pares de outras regiões do Brasil.

Poéticas da africanidade


(Carga horária: 45 horas)
Ementa: Estudo da produção literária africana e afro-descendente, à luz de tópicos inerentes à configuração dessas literaturas, emergentes de sociedades pós-coloniais.

Tradição e Modernidade


(Carga horária: 45 horas)
Ementa: Diálogo entre o cânone artístico-literário e as rupturas introduzidas pela modernidade em suas diversas fases.

Literatura, Memória e Testemunho


(Carga horária: 45 horas)
Ementa: Estudo das relações entre literatura, memória e testemunho, abordando obras que se propõem relatos históricos de grupos e escritas autobiográficas.

Literatura e Estudos de Gênero


(Carga horária: 45 horas)
Ementa: Estudo de literatura de autoria feminina e gay. A teoria e a crítica literárias feministas. A teoria queer. Literatura, homoeroticidade e representação da subjetividade feminina e gay no texto literário.

Literatura e Ética


(Carga horária: 45 horas)
Ementa: Estudo da inseparabilidade da arte literária e do questionamento ético, tanto nas fases de concepção e execução quanto na de sua recepção.

Mitopoética


(Carga horária: 45 horas)
Ementa: Mostrar que, nas malhas da literatura e da arte, se elabora junto ao ato de (re)criação um processo de simbolização e de mitização que envolve imanência e transcendência.

Literatura e Filosofia


(Carga horária: 45 horas)
Ementa: Estudo das relações entre literatura e filosofia, do literário na obra filosófica ao filosófico no texto literário; de obras literárias com decisiva influência para o pensamento filosófico ao fazer do discurso filosófico forma literária.

Literatura e sagrado


(Carga horária: 45 horas)
Ementa: Estudo das relações entre textos literários e textos sagrados das religiões. Estudo da religião como origem do teatro e da literatura e das relações entre símbolo religioso e metáfora na constituição do texto literário.

Literatura e psicanálise


(Carga horária: 45 horas)
Ementa: Estudo de conceitos psicanalíticos suscetíveis de serem retomados criticamente na leitura literária, tendo como ponto de partida os processos de criação e motivação inconscientes na poesia e na ficção.

Literatura dramática e diálogos interculturais


(Carga horária: 45 horas)
Ementa: Estudo dos conceitos e formas do drama e das relações entre dramaturgia, teatro e encenação e teatro e tradução intercultural.


Literatura comparada e pós-colonialidade


(Carga horária: 45 horas)
Ementa: Estudo das relações interliterárias numa perspectiva sócio-política, analisando obras que atentem diretamente para fatores culturais diversos no espaço e no tempo.


Narrativas midiáticas contemporâneas


(Carga horária: 45 horas)
Ementa: Abordagem teórico-crítica da expansão da narratividade para as mídias contemporâneas, com especial interesse pela narrativa no cinema, na televisão e na história em quadrinhos.


 

DOUTORADO

Literatura, Ética e Política


(Créditos: 06 Carga Horária:  90)

Ementa:  Estudos comparados das literaturas do Brasil e de outros países, a partir das revisões teóricas empreendidas e do aspecto ético-político,  com destaque para as questões de gênero, etnia e as relações entre literatura e religião e literatura e sagrado, bem como questões relacionadas à memória.


Mediação Intercultural: Mídia, Região e Continente


(Créditos: 06   Carga Horária:  90)

Ementa:  Estudo da obra artístico-literária como mediação intercultural, contemplando as relações entre mídia e literatura e o papel da literatura na discussão sobre interregionalidade e intercontinentalidade.