PPGLI

PPGLI

Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade

Agenda dos Grupos de Pesquisa

Interações Narrativas e Socialização

Líder: Prof. Dr. Luciano Barbosa Justino / Prof. Dr. Sebastien Joachim

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO GRUPO DE PESQUISA INTERAÇÕES NARRATIVAS E SOCIALIZAÇÃO – (PPGLI/UEPB)

Aos vinte e cinco dias do mês de abril do ano de dois mil e quatorze, às 09h00, reuniram-se Núcleo de Estudos Literários Cultura e Inclusão Social, sala 323 da Central de Integração Acadêmica, os líderes do Grupo de Pesquisa, professores Luciano Barbosa Justino e Sebastien Joachim; os mestrandos Waldívia de Macedo Oliveira, Sidney Andrade, Abdias Cantalice Neto e Auricélio Ferreira de Sousa; os doutorandos Nivaldo Rodrigues, Fabrícia Silva Dantas, Luiz Adriano Mendes Costa, Dayseane P. dos Santos Araújo; além de Johniere Alves Ribeiro, Mariene Queiroga e Vanessa Bastos. A reunião foi conduzida pelo professor Luciano B. Justino e os pontos da pauta anteriormente encaminhados foram assim deliberados:

1.Infomes: Luciano B. Justino iniciou o encontro com informes sobre a avaliação do PPGLI na Avaliação Trienal 2010-2012 da CAPES e as políticas para a área Letras e Linguística da atual Coordenação de Área, convocando os presentes para pensar sobre a necessidade estratégica da organicidade política das pesquisas no âmbito do PPGLI para o triênio em curso – 2013-2015 – bem como do papel definidor dos Grupos de Pesquisa do Programa para tal fim. Na ocasião, o líder do Grupo informou sobre as ações da Coordenação do Programa no fomento à visibilização e publicação dos resultados parciais e finais das pesquisas desenvolvidas no PPGLI;

2. Atividades do grupo para o próximo semestre: organização e publicação de dois livros, cujos serão Oralização da literatura: voz, autoficção e políticas da diferença”, e “Ética e literatura”, cujas ementas seguem abaixo, também  disponibilizadas no site do Grupo. O edital será aberto para todos os docentes e discentes do PPGLI e demais pesquisadores doutores de outras instituições com reconhecida pesquisa nestes temas.

Oralização da literatura: voz, autoficção e políticas da diferença: Foi Edouard Glissant que sugeriu que estamos vivendo numa época de oralização da literatura. Ela tem dupla face ou dois caminhos que se bifurcam, uma por ser coletiva e ter um pé nas memórias comunitárias, outra por ter com a escrita, sobretudo a escrita literária, uma relação de hibridização e ruptura, que pressupõe singularização e diferença. Ela tem um aspecto imaginário, cultural, semiótico em toda amplitude; e um aspecto, diria, maquínico, tecnológico. Ela difere da oralidade porque possui uma relação indissociável com o letramento e com as muitas formas institucionais de uso da escrita e de seus condicionantes, cada dia mais associados a máquinas de produção simbólica multimodais e intergenéricas. Por outro lado, pensando na longa tradição oral das literaturas africanas, Jean Derive nos dá boas pistas para pensar a oralização como espaço político estratégico para as comunidades não hegemônicas preservar sua memória e dos seus, expandir suas formas de produção simbólica  e de reconhecimento da alteridade, num processo que pressupõe uma reflexão constante sobre o próprio escrever e, por extensão, sobre a literatura, sobre seus modos de institucionalização, circulação e consumo.

Ética e literatura: Um empenho de caráter ético pode ser observado no comportamento e pensamento do individuo (personagem narrativo ou dramático, eu poético) surpreendido por um trauma ou por um evento arrebatador, não importa que advenha na infância ou em qualquer outro período da vida. No caso do trauma, chama-se resiliência o trabalho de recuperação e superação do sujeito, habitualmente apoiado por um mentor (amigo, parentes, terapeuta, fé, um livro, um eu ideal etc). No caso do evento arrebatador, quer positivo quer negativo, é todo o universo externo e interno do individuo que padece ou se beneficia de um total remanejamento; a este indivíduo, chamado adveniente se impõe a constituição de uma ipseidade (diferente radicalmente do sujeito cartesiano ainda remanescente no sujeito da resiliência), assim como de um mundo novo. Entramos no campo de uma hermenêutica do evento. Seu objetivo é analisar a compreensão da aventura humana, pela mediação das reações compreensivas do adveniente. O adveniente é  ainda uma espécie de “não–ser” trabalhando na constituição paulatina da referida ipseidade e ao mesmo tempo do referido mundo. Os clássicos eventos fenomenológicos a ser investigados são: o nascimento, a morte, o encontro, a decisão, o amor, a viagem, o sofrimento, o desespero e as ações que deles resultam.

 

A data limite para envio dos artigos é 1 de setembro de 2014. Os artigos devem conter um mínimo de 15 e um máximo de 25 páginas, em fonte Arial 12, espaço 1/5, margens 2,5.

Os artigos devem ser enviados necessariamente para o email: nelcis@gmail.com;

3. Agenda de reuniões do Grupo: o grupo se reunirá quinzenalmente, sendo a próxima reunião marcada para o dia 16/05 (sexta-feira), 9h, cuja pauta será a discussão dos textos “Ética e leitura: Ricoeur e Dostoievski” e “O romance como aprendizado do grito”, ambos de Abrahão Costa Andrade; e “Identidade nômade: heterotopias de mim” de Tania Navarro Swin.

Campina Grande – PB, 25 de abril de 2014.

Estudos de Representações de Gênero e de Sexualidades


Líder:

Prof. Dr. Antônio de Pádua Dias da Silva / Profª. Drª. Maria Goretti Ribeiro

AGENDA …..   Em construção

Estudos Comparativos Interculturais

Líder: Profª. Drª. Sudha Swarnakar   / Profª. Drª. Sueli Meira Liebig

AGENDA …..   Em construção

Litterasofia. Hermenêutica Literária em diálogo com a Filosofia e a Teologia


Líder: Prof. Dr. Eli Brandão da Silva/ Prof. Dr. Antonio Carlos de Melo Magalhães

Agenda de reuniões e tarefas (reuniões às segundas-feiras, 16 horas, com duas horas reservadas para a reunião). As reuniões do grupo serão destinadas às apresentações dos estágios de pesquisa dos discentes e docentes:

28.04. Antonio e Zuila

12.05. Rodrigo e Anna

26.05. Gilmar e Jair

09.05. Rossano e Aldo

A apresentação será acompanhada por um texto/esboço comentado enviado previamente ou socializado durante a reuniãoAlém disso, decidimos planejar a publicação de 2014. A ideia é publicarmos um livro em 2014, outro em 2015. Para 2014 escolhemos o tema Deus na literatura e na filosofia. Cada pesquisador/a é livre para desenvolver o capítulo a partir de seu próprio âmbito de pesquisa. Regras básicas para a publicação são fonte Arial (12 texto central, 11 citação longa, 10 rodapé) e de 15 a 20 páginas, sendo a forma de citação (PPGLI: 0000, 00). O artigo deverá ser encaminhado até 29 de agosto.

Grupo de Pesquisa em Dramaturgia/Teatro


Líder: Prof. Dr. Diógenes André Vieira Maciel

AGENDA …..   Em construção

História Cultural


Líder: Joedna Reis de Meneses / Profª. Drª. Elisa Mariana de Medeiros Nóbrega

AGENDA …..   Em construção

Linguagem, Interação, Gêneros Textuais e ou Discursivos – LITERGE


Líder: Profª. Drª. Simone Dália de Gusmão Aranha / Maria de Lourdes da Silva Leandro

AGENDA …..   Em construção

Imaginário Mítico nas Artes e na Cultura


Líder: Profª. Drª. Maria Goretti Ribeiro / Christina Bielinski Ramalho

AGENDA …..   Em construção